Fundação

Autor: 
Marshall Brain

Lajes, porões e espaços subterrâneos são os três sistemas de fundação principais utilizados na construção de casas. Em áreas úmidas e em áreas costeiras, às vezes, também é comum construir as casas sobre colunas.

Laje
A laje é provavelmente a fundação mais fácil de construir. É uma base de concreto plana derramado diretamente sobre o chão. Há pouca preparação envolvida: pouca armação para o concreto e pouco trabalho. Ela funciona bem em locais elevados em climas quentes, mas apresenta problemas ao norte devido ao congelamento do solo no inverno. Além disso, esse congelamento pode deslocar a laje e deixar o chão muito frio no inverno. Vista transversal de uma laje típica:

Em volta das bordas da laje, o concreto forma uma viga de aproximadamente 0,60 m de profundidade. O restante da laje tem aproximadamente 10 a 15 cm de espessura. Uma camada de 10 a 15 cm de cascalho é colocada abaixo da laje. Uma folha plástica de 4 milímetros é colocada entre o concreto e o cascalho para evitar umidade. Um entrelaçamento de fios de 15 cm por 15 cm fica embutido no concreto (mostrado pela linha pontilhada na laje), bem como barras de aço para reforço (mostradas pelos círculos brancos no fundo das vigas). Você ouvirá freqüentemente as pessoas se referirem a esse tipo de fundação como uma "laje flutuante", porque ela "flutua" no solo e o concreto mais profundo em volta da borda é o que a mantém no lugar. No norte, o concreto em volta da borda deve se estender o suficiente para permanecer abaixo da linha de congelamento durante o inverno.

A tubulação de esgoto deve ser colocada no lugar antes de derramar o concreto; o mesmo muitas vezes acontece com os dutos elétricos . Na verdade, a tubulação do esgoto fica embutida na laje.