Como fazer manutenção e conserto de calhas

Autor: 
Fix-It Club

Uma boa drenagem é essencial para o bem estar estrutural de sua residência. As calhas e tubos de queda conectados ao telhado são os principais componentes de um sistema de drenagem interno e externo e devem ser mantidos limpos para evitar o extravasamento ou o retorno das águas de chuva. As calhas obstruídas podem causar erosão em torno da casa, danos nas paredes exteriores, vazamentos no porão e, algumas vezes, recalques diferenciais na fundação.

Para evitar esses transtornos, faça a manutenção regular de suas calhas e tubos de queda, reparando-os ao primeiro sinal de problema. Ao trabalhar com canaletas, siga os procedimentos de segurança em telhados expostos anteriormente neste artigo.

Limpe suas canaletas duas vezes por ano, no mínimo, no final da estação seca e no final da estação das chuvas. Em áreas onde existem muitas árvores a limpeza deve ser feita com maior freqüência.

Manutenção de calhas

A ferramenta ideal para limpeza de calhas é uma pá de plástico. Use luvas de trabalho para proteger as mãos. Limpe as calhas retirando folhas e outros resíduos com a pá. Trabalhe com uma escada suficientemente alta para que as calhas sejam alcançadas com facilidade. Mova a escada frequentemente durante a limpeza das calhas. Não apóie ou curve o corpo para os lados, para não correr o risco de perder o equilíbrio e cair.

Limpe as calhas pelo menos duas vezes por ano para prevenir entupimentos.  Limpe as calhas retirando folhas e outros resíduos com uma pá de plástico
Publications International, Ltd., 2006
Limpe as calhas pelo menos duas vezes por ano para prevenir entupimentos.
Limpe-as retirando folhas e outros resíduos com uma pá de plástico.

Depois de limpar todos os resíduos, lave as calhas com uma mangueira. Verifique os tubos de queda lavando-os com o jato da mangueira. Se ele estiver entupido, a obstrução poderá ser rompida descendo-se um peso de areia ensacada pela sua abertura. Limpe resíduos remanescentes com a mangueira.

Para manter os tubos de queda desimpedidos, use para cada tubo uma tela de arame de proteção contra folhas. Insira a tela em cada tubo de queda e empurre-a o suficiente para que ela fique firme. A tela evitará que gravetos e outros resíduos entrem no tubo de queda e o entupam.

Em muitas casas são empregadas telas protetoras de metal ou plástico para evitar o acúmulo de folhas nas calhas. A proteção contra folhas não é eficaz contra os fragmentos de folhas e outros resíduos pequenos que possam passar através da tela. As calhas com proteção contra folhas devem ser limpas regularmente.

Consertos de furos em calhas

Depois de limpar as calhas, deixe-as secar completamente e inspecione-as para verificar se estão danificadas. Pontos enferrujados e furos podem ser consertados com tela aramada e colocação de massa asfáltica.

O que é preciso
Reúna as seguintes ferramentas antes de realizar o conserto de uma calha:
  • cortador de arame
  • tela aramada
  • argamassa
  • colher de pedreiro
  • folha de metal
  • cortador de folha de metal
  • alicate

Primeiramente escove a área danificada com uma escova de aço para remover sujeira e ferrugem solta. Limpe bem a área com um pano embebido em solvente. Se o furo for pequeno ou se o metal não estiver totalmente enferrujado, um remendo com tela não será necessário, espalhe apenas a argamassa de cimento na área danificada. Para reparar um furo em uma calha, faça o seguinte:

1 - Corte um pedaço de tela de arame medindo de 1 a 3 cm maior do que o furo.

2 - Usando uma colher de pedreiro, espalhe o cimento em torno do furo e pressione o remendo de tela para dentro do furo. Espalhe uma camada fina de cimento sobre a tela e deixe secar.

3 - Se os furos na tela ainda estiverem abertos, espalhe mais uma camada de cimento para fechá-los completamente.

Se a calha estiver muito danificada ou se o furo for grande, faça um remendo com uma folha de metal ao invés de usar a tela de arame. Se a calha for de cobre, use cobre para o reparo. Use folhas de alumínio para outros tipos de calhas. Proceda da seguinte forma:

1 - Corte um pedaço de folha de metal suficientemente grande para cobrir completamente a calha, cobrindo também as bordas externas. O remendo deve se estender por pelo menos 3 cm além da área danificada, em cada sentido, ao longo da calha.

2 - Dobre/>/> para que coincida com o formato interno da calha.

3 - Use argamassa para cobrir a totalidade da área no interior da calha e pressione o remendo para cobrir o furo na calha argamassada.

4 - Dobre/>/> as bordas ao longo das beiradas com o alicate e cubra todo o remendo no interior da calha com argamassa. Assegure-se de que as bordas do remendo estejam bem cobertas.

Os furos grandes podem receber remendos com folhas de metal dobradas na forma da calha.
Publications International, Ltd., 2006
Os furos grandes podem receber remendos com folhas de metal dobradas na forma da calha.
Espalhe a argamassa na calha danificada antes de instalar o remendo.

Além da área óbvia do reparo do remendo, inspecione também as calhas para verificação da eventual existência de selamentos e de seções ou tirantes soltos. As calhas são unidas por suportes ponta e bolsa, braçadeiras pregadas na face das paredes ou tirantes com correias pregadas no teto.

Tirantes soltos podem ser ajustados ou pregados novamente com pregos de telhado galvanizados 6d. Cubra as cabeças dos pregos com argamassa para prevenir vazamentos. Se possível, pregue novamente os suportes da calha e, se ela ainda estiver apresentando barriga de selagem, adicione mais suportes. Deve existir um suporte a, aproximadamente, cada 80 cm ao longo da calha. Assegure-se de cobrir todas as cabeças de prego com argamassa.

O que é preciso
Reúna as seguintes ferramentas para instalar rebites cegos:
  • furadeira elétrica
  • rebites cegos
  • rebitadeira para rebites cegos

Se uma seção do tubo de queda ou um cotovelo for perdido, torne a prendê-lo com rebites cegos usando uma rebitadeira. Os rebites cegos podem ser instalados externamente, não havendo necessidade de desmontar o tubo de queda. Para instalar os rebites cegos, faça o seguinte:

1 - Conserve a seção solta na posição adequada. Use uma furadeira elétrica e uma broca do tamanho dos rebites cegos para furar através das seções superpostas. Faça um furo em cada lado exposto do tubo de queda.

2 - Para colocar um rebite cego em cada furo, coloque o rebite na rebitadeira, insira a ponta da rebitadeira no furo e pressione a manopla da ferramenta até que o rebite seja disparado. Os rebites cegos manterão os tubos de queda permanentemente presos.

Prenda novamente as seções soltas com rebites cegos. Fure através das seções superpostas e ponha um rebite em cada lado exposto.
Publications International, Ltd., 2006
Prenda novamente as seções soltas com rebites cegos. Fure através
das seções superpostas e coloque um rebite através de cada lado exposto.

São vários os tipos de problemas que causam vazamentos em telhados: canaletas entupidas, telhas soltas, água empoçada e folgas nos cobre-juntas. Não permita que um telhado com vazamento danifique sua casa. Use os instrumentos desse artigo como auxílio para rapidamente localizar e reparar o problema.

Publications International, Ltd.