Como remover a pintura dos móveis de madeira

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Existem muitas maneiras de remover um acabamento antigo, algumas delas mais difíceis do que outras. Acabamentos de resina shellac e goma-laca são os mais fáceis de remover, exigindo apenas álcool ou solvente de goma-laca e um pouco de força física. Os acabamentos mais resistentes, tinta e verniz, são mais comuns e geralmente são retirados com removedor de tinta e verniz. Acabamentos em óleo, cera e seladora penetrante são menos comuns e também são retirados com removedor de tinta ou verniz. Neste artigo, abordaremos como remover o acabamento antigo dos seus móveis de madeira assim como algumas técnicas de atalho.

Resina shellac e goma-laca: remoção de acabamento facilitada
Antes de usar o removedor de tinta e verniz em uma peça de móvel, gaste um minuto para testar o acabamento com álcool desnaturado e removedor de goma-laca. Geralmente, móveis mais antigos têm acabamento em resina shellac ou goma-laca, mas é difícil especificar o tipo de acabamento apenas olhando para ele. A resina shellac e a goma-laca são acabamentos claros, como o verniz, mas são muito mais fáceis de remover. O tempo gasto testando o acabamento pode poupar-lhe horas de trabalho.

Primeiro teste o acabamento com o álcool desnaturado. Se o acabamento se liquefizer, ele é resina shellac. Se amolecer, mas não se dissolver, é uma mistura de resina shellac e goma-laca. Teste a superfície novamente com o removedor de goma-laca. Se ela se liquefizer, é goma-laca. A resina shellac pode ser removida com álcool desnaturado e a goma-lama com removedor de goma-laca. Já uma combinação de resina shellac e goma-laca pode ser removida com uma mistura de 50-50 de álcool desnaturado e removedor de goma-laca. Para remover esses acabamentos não é necessário descascar a madeira com componentes químicos.

Com uma escova velha ou descartável, aplique o solvente apropriado em uma área do móvel. Deixe o álcool ou removedor agir por 5 a 10 segundos e depois limpe com um pano áspero ou com lã de aço. Se o acabamento sair facilmente, você pode removê-lo por inteiro com o álcool ou o removedor, sem precisar usar removedor de tinta ou verniz. Trabalhe rápido: o álcool e o remover de goma-laca evaporam rapidamente. Limpe pequenas áreas por vez e troque de pano freqüentemente para evitar que o acabamento antigo seja reaplicado ao móvel.

Depois de retirar o acabamento, passe um raspador pela peça inteira para remover quaisquer resíduos remanescentes do acabamento. Um raspador de móveis é melhor, ou use lã de aço imersa em removedor. Sempre raspe no sentido do veio da madeira e tome cuidado para não cava-la. Se preciso, lixe a madeira para alisá-la. Não é necessário nenhum neutralizante. Depois de lixada, a peça de madeira está pronta para ser selada, clareada, pintada ou retocada.

A única desvantagem do removedor de goma-laca e do álcool desnaturado é que eles funcionam somente com resina shellac e goma-laca. Se o acabamento antigo for tinta ou verniz, ou se houver uma mancha sob a resina shellac ou goma-laca, você terá de utilizar técnicas de remoção de tinta e verniz mais exigentes.

Aprenda como escolher um removedor de tinta e verniz para o seu projeto na próxima seção.

Teste seus conhecimentos sobre:

cuidados com os móveis