Como remover marcas de sabão

Autor: 
Editores do Consumer Guide


remoção de vários tipos de mancha

O sabão é considerado um agente de limpeza, mas se utilizado sobre uma superfície inadequada ele se torna um agente formador de manchas. Siga estas dicas para reter o aumento da mancha.

Como remover marcas em: acetato, tecido acrílico, burlap, carpete (sintético ou de lã), modacrílico, nylon, olefina, poliéster, raiom, seda, spandex, triacetato, lã.

  • Esfregar com uma bucha umedecida em água fria, de maneira suave, com movimentos do centro para fora da mancha.
  • Se a mancha persistir, aplique removedor de manchas para retirar os resíduos e lave com água fria.
  • Se a mancha não sair, neutralize o ponto com algumas gotas de ácido moderado, do tipo suco de limão, vinagre branco ou solução de ácido acético a 10%. Esfregue com água fria. Se o sabão tiver alto grau de alvejante, o tecido pode ser danificado. Seda e lã são danificadas e, às vezes, destruídas pelo uso de sabão forte. Seja rápido no tratamento destes tecidos.

Como remover marcas em: plástico acrílico, alabastro, alumínio, betume, bambu, latão, bronze, cana, copo/telha de cerâmica, cromo, cobre, coral, cortiça, fibra de vidro, vidro, ouro, pasta de cimento, ferro, marfim, jade, linóleo, mármore, opala, tinta (fosca ou brilho), pérola, peltre, platina, plexiglas, poliuretano, porcelana, corda, aço inoxidável, estanho, roupas em vinil, telha de vinil, papel de parede de vinil, zinco.

  • Enxágüe bem com uma esponja embebida em água fria. Seque com um pano macio. Além disso, bicarbonato de sódio aplicado com um pano úmido pode atenuar o resíduo de sabão. Trate imediatamente das pérolas manchadas pelo uso de sabão forte, uma vez que são danificadas devido ao alto conteúdo alcalino.

Como remover marcas em: dolerito, tijolo, concreto, laje, granito, calcário, alvenaria, arenito, ardósia, terrazzo.

  • Espuma de sabão pode ser muito difícil de ser removida dessas superfícies. Esfregue com uma solução de sabão em pó ou limpador não-alcalino e água. Enxágüe bem e seque.

Como remover marcas em: algodão, linho.

  • Lave a área com água fria corrente até que saia todo o resíduo de sabão. Lave o mais rápido possível. O tratamento com ácido recomendado para outros tecidos não pode ser usado com algodão ou linho, uma vez que eles podem ser danificados.

Como remover marcas em: feltro.

  • Escove o material manchado sobre um pedaço de papel e depois passe uma esponja umedecida com água fria. Se alguma marca permanecer, neutralize-a com algumas gotas de suco de limão, vinagre branco ou solução de ácido acético em 10%. Esfregue com água fria. Uma vez que o feltro é composto principalmente por fibras de lã, o uso de sabão forte pode estragá-lo.

Como remover marcas em: pêlo (natural ou sintético).

  • Mergulhe um pano ou esponja em água fria e remova o máximo de água possível. Friccione cuidadosamente com a parte felpuda e não encharque o couro ou o verso da peça. Enxágüe bem e seque.

Como remover marcas em: couro, camurça.

  • Mergulhe um pano na espuma de um detergente suave. Enxágüe qualquer resquício de sabão. Enxágüe com um pano limpo e seco. Seque longe do calor. O couro pode ser limpo com condicionador próprio para esse material.

Como remover marcas em: prata.

  • Lave a prata em espuma de sabão com o auxílio de um pano macio. Enxágüe com água quente e seque imediatamente com um pano macio.

Como remover marcas em: papel de parede.

  • Tome um cuidado especial, já que o uso de sabão com forte teor alcalino pode dissolver o adesivo do verso do papel. Mergulhe a esponja em água limpa e morna, depois torça até ficar enxuta. Limpe a mancha cuidadosamente, sobrepondo os movimentos. Seque com um pano limpo.

Como remover marcas em: madeira.

  • O uso de sabão forte pode acabar com o polimento da madeira. Com uma esponja mergulhada em água fria e depois torcida até ficar enxuta, limpe a área sem espalhar a mancha. Seque com um pano macio. Faça o polimento ou encere imediatamente para prevenir o dano da madeira.

Publications International, Ltd.