Como remover manchas de cera de vela

Autor: 
Editores do Consumer Guide
remoção de vários tipos de mancha

A luz da vela cria um clima romântico junto a um pouco de vinho e uma música suave. Até que a cera da vela pingue na sua roupa. Veja como se livrar de manchas de cera de vela.

Remova manchas em: acetato, aniagem, fibra de vidro, viscose, corda, seda, triacetato e lã não lavável.

Resfrie (colocando gelo na mancha para removê-la mais facilmente) o local para endurecer a cera. Raspe com cuidado (utilizando uma raspadeira para eliminar suavemente manchas antigas ou com excesso de sólidos) o excesso, coloque um chumaço absorvente embaixo da mancha e lave (aplicando um removedor de manchas para soltar os materiais e os resíduos dos removedores) com fluido de limpeza. Deixe secar. Repita o processo, se necessário.

Remova manchas em: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico, náilon, olefina, poliéster, spandex e lã lavável.

Esfregue para remover o excesso. Coloque a área manchada entre dois pedaços de papel mata-borrão e pressione com um ferro morno. Troque o papel à medida que ele absorve a mancha. A mancha pode se espalhar com facilidade, então tenha cuidado enquanto pressiona. Em tecidos que não desbotam, como algodão branco ou linho, tente derramar água fervente sobre a mancha. Depois de usar um dos métodos, deixe secar. Se qualquer vestígio permanecer, lave o lugar com fluido de limpeza. Se a mancha permanecer, esfregue com 1 parte de álcool isopropílico (não use em tecido acrílico ou modacrílico) misturado com 2 partes de água. Enxágüe bem com água limpa e deixe secar.

Remova manchas em: plástico acrílico, alabastro, alumínio, bambu, dolerita, latão, bronze, bengala, vidro/azulejo cerâmico, concreto, cobre, esmalte, ladrilho, vidro, ouro, granito, pasta de cimento, ferro, marfim, jade, calcário, mármore, tinta (fosca ou brilhante), peltre, plexiglas, poliuretano, porcelana, arenito, ardósia, aço inoxidável, piso de mosaico, estanho e roupa de vinil.

Resfrie a superfície para endurecer a cera e depois raspe o resíduo da superfície com cuidado. Tome cuidado para não arranhar a superfície. Esse procedimento deve ser o suficiente. Limpe com uma esponja umedecida em uma solução de carbonato de sódio ou detergente e água. Enxágüe bem e seque.

Remova manchas em: asfalto, cortiça, linóleo e ladrilho de vinil.

Resfrie a superfície para endurecer a cera. Raspe suavemente utilizando uma espátula de metal, cuidadosamente, para não arranhar a superfície manchada. Umedeça a ponta de um pano limpo com álcool isopropílico e retire a mancha. Lave e seque. Aplique polimento ou encere a madeira como de costume.

Remova manchas em: tapete sintético e tapete de lã.

Resfrie a superfície para endurecer a cera. Raspe suavemente para remover o excesso de cera da superfície. Para evitar estragos no verso da peça, aplique uma pequena quantidade de fluido de limpeza ou removedor de mancha. Seque com uma esponja absorvente. Continue até que a mancha não seja mais removida. Se a mancha permanecer, dilua 1 parte de álcool isopropílico com 2 partes de água e aplique sobre ela em pequenas quantidades, secando bem depois de cada aplicação. Deixe secar.

Remova manchas em: feltro.

Resfrie a superfície para endurecer a cera. Raspe o resíduo suavemente, tomando cuidado para não rasgar as fibras do feltro. Se algum resíduo permanecer, tente escovar delicadamente com um escova de cerdas duras. Em casos extremos, use um estilete para raspar o excesso com cuidado. Use esse método como o último recurso, pois ele danifica algumas fibras.

Remova manchas em: couro e camurça.

Resfrie com cubos de gelo em um saco plástico para endurecer a cera. Raspe a cera suavemente. Se qualquer mancha permanecer, prepare uma pasta espessa com argila e água e aplique sobre a mancha. Espere até que a pasta seque e, com cuidado, escove-a (utilizando uma escova com cerdas duras para remover com cuidado manchas e marcas secas) com uma escova de cerdas duras, ou com uma escova de dentes. Repita o processo, se necessário. Somente no caso do couro, aplique condicionador e limpador de couro ou sabão suave.

Remova manchas em: prata.

Resfrie a superfície para endurecer a cera. Raspe com cuidado usando uma espátula de plástico até que não seja mais possível remover a cera. Lave a prata em água quente com sabão. Enxagüe com água quente e seque imediatamente com um pano macio para evitar manchas.

Remova manchas em: madeira.

Resfrie a superfície para endurecer a cera. Raspe com cuidado para evitar riscos na madeira. Quando toda a cera for removida, lustre a madeira com um pano de camurça.

Publications International, Ltd.