Como remover manchas de corante e de tinta para cabelos

Autor: 
Editores do Consumer Guide

remover manchas de perfumaria

As manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos podem ser difíceis de limpar. Use as dicas e técnicas a seguir e você conseguirá removê-las de maneira segura e eficaz.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de:
acetato, carpete sintético, fibra de vidro, viscose e triacetato.

Esfregue com água. Bata levemente com um pano umedecido movendo-o do centro da mancha para fora. Borrife o removedor de manchas para tecidos. Depois, aplique um removedor líquido e algumas gotas de vinagre branco. Use uma esponja umedecida com removedor líquido para retirar o excesso de vez em quando. Mantenha a mancha umedecida com o removedor líquido e o vinagre. Em seguida, lave com água. Aplique um removedor de manchas para soltar as substâncias e os resíduos dos removedores. Se a mancha não sair, aplique um removedor líquido e algumas gotas de amônia. Desta vez, cubra a mancha com uma esponja absorvente e deixe descansar enquanto a mancha estiver sendo removida. Mantenha a mancha e a esponja umedecidas com o removedor líquido e a amônia. Lave com água e deixe secar.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de:
tecido acrílico, modacrílico, náilon, olefina, poliéster e spandex.

Como fazer removedores de manchas líquidos e a seco
Removedor a seco:
para fazer um removedor a seco, misture 1 (uma) parte de óleo de côco (encontrado em farmácias e lojas produtos naturais) e 8 (oito) partes de solvente líquido para lavagem a seco. Esta solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de côco pode ser substituído por óleo mineral, mas este não tem a mesma eficácia.
Cuidado: Solventes de lavagem a seco são venenosos e podem
ser inflamáveis.

Removedor líquido:
Para preparar um removedor líquido, misture 1 (uma) parte de glicerina, 1 (uma) de detergente lava-louças e 8 (oito) partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde-o em uma garrafa plástica.

Deixe de molho com antecedência em uma solução de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de detergente líquido para louças ou sabão para roupas e 1 colher de sopa de vinagre branco, por 15 min. Enxágüe bem e lave o mais rápido possível. Se a mancha não sair, prepare uma solução de 1 colher de sopa de amônia e 1 copo de água. Certifique-se de testá-la em um local discreto primeiro e depois use um conta-gotas e pingue com cuidado essa solução sobre a mancha. Seque com uma esponja absorvente. Lave com água limpa. Coloque uma esponja absorvente limpa sobre a área e pressione-a. Quando não for mais possível absorver o líquido, deixe secar por completo ao ar livre.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de: plástico acrílico, alumínio, bambu, bengalas, vidro/azulejo cerâmico,
vidro, tinta (fosca e brilhante),
plexiglas, poliuretano,
roupas de vinil e papel de parede de vinil.

Limpe imediatamente a mancha com um pano ou uma esponja umedecidos com água morna e sabão. Enxágüe bem e seque.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de:
alabastro e mármore.

Limpe imediatamente a mancha com um pano ou uma esponja umedecidos em água morna com sabão. Enxágüe bem e seque. Se a mancha persistir, umedeça uma esponja absorvente em álcool isopropílico, torça-a até que fique quase seca e aplique-a sobre a mancha. Espere 5 min e aplique uma esponja absorvente embebida em amônia e torcida até que fique úmida. Alterne as esponjas com álcool e amônia até que a mancha seja removida. Limpe a superfície com um pano umedecido com água fria e seque com um pano limpo.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de:
asfalto, cortiça, linóleo e ladrilho de vinil.

Limpe o excesso com um pano ou esponja umedecida em água morna com sabão. Enxágüe bem e seque. Se a mancha persistir, cubra com uma esponja absorvente embebida em álcool isopropílico. Deixe descansar por alguns minutos e depois limpe a área com um pano umedecido com amônia. Não use amônia sobre linóleo ou ladrilho de vinil. Enxágüe bem com um pano umedecido em água quente com sabão e limpe novamente com um pano embebido em água limpa. Deixe secar e faça o polimento ou encere a superfície.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de:
dolerita, tijolo, concreto, laje, granito, calcário,
tijolo de alvenaria, arenito, ardósia e pisos de mosaico

Limpe o excesso de tinta. Lave com uma solução de carbonato de sódio ou detergente (não use sabão) e água. Use um pano ou uma escova de cerdas macias para ajudar a esfregar. Enxágüe bem com água limpa e deixe secar.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de:
carpete de lã, seda e lã.

Esfregue com água e depois aplique um removedor de manchas líquido e algumas gotas de vinagre branco. Seque com freqüência à medida que a mancha é removida. Mantenha a mancha umedecida com o removedor líquido e o vinagre. Lave com água. Se a mancha persistir, aplique álcool isopropílico e cubra com uma esponja absorvente umedecida com álcool. Deixe descansar. Troque a esponja quando ela absorver a mancha. Mantenha a mancha e a esponja umedecidas com álcool. Deixe secar ao ar livre.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de:
algodão e linho.

Deixe a peça de molho em uma solução de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de sabão de lava-louças e 1 (uma) colher de chá de amônia, durante 30 min. Enxágüe com água. Aplique álcool isopropílico e acalque ou raspe (use uma raspadeira para eliminar suavemente manchas antigas ou com excesso de sólidos). Mantenha a mancha umedecida com álcool e retire o excesso de vez em quando. Continue até que a mancha tenha sido removida. Enxágüe bem com água e deixe secar. Lave o mais rápido possível.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de:
pasta de cimento.

Retire o excesso com um pano imerso em água morna com sabão. Se as manchas não desaparecerem, mergulhe uma escova de dentes molhada em bicarbonato de sódio ou removedor em pó. Escove o local levemente. Enxágüe bem e seque.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de:
couro e camurça.

A tinta modificará a cor desses materiais imediatamente. Portanto, é impossível remover a mancha.

Remova manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos de:
madeira.

Misture detergente de lavar louças em água quente e agite para fazer bastante espuma. Mergulhe um pano apenas na espuma e passe sobre o local. Lave com um pano limpo e umedecido com água. Faça o polimento ou encere o mais rápido possível.

Embora as manchas de corante alimentício e de tinta para cabelos possam ser sujeiras terríveis de limpar, elas podem desaparecer se você agir rápido e usar os métodos indicados acima.