Como remover manchas de tinta vermelha

Autor: 
Editores do Consumer Guide

A tinta vermelha tem um grande poder de fixação. Veja algumas dicas para remoção de manchas.

Remova manchas de tinta vermelha de:
acetato, carpete (sintético ou lã), fibra de vidro, viscose, seda, triacetato e lã.

Esfregue (levemente com um pano umedecido movendo do centro da mancha para fora) a área imediatamente com água para diliur a mancha. Use um removedor de manchas com cuidado. Aplique um removedor de manchas líquido e algumas gotas de amônia (não use muita amônia sobre a seda e a lã). Cubra com uma esponja absorvente umedecida com o removedor de manchas. Deixe a esponja sobre a mancha até que atinja seu ponto máximo de absorção. Troque a esponja quando ela absorver a mancha. Mantenha a mancha e a esponja umedecidas com removedor e amônia. Lave (aplique o removedor para soltar as manchas e os resíduos dos removedores de manchas) com bastante água e repita o processo, se necessário. Se depois de secar a mancha não desaparecer, misture o removedor Rit Color, seguindo as instruções da embalagem. Depois de testar em uma área escondida do tecido, lave a mancha com o removedor usando uma esponja absorvente. No caso do carpete, esfregue o removedor sobre a mancha e seque com uma esponja absorvente. Enxagüe bem com água e deixe secar por completo.

Remova manchas de tinta vermelha de:
tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico,
náilon, olefina, poliéster e spandex.

Como fabricar removedores de manchas líquidos e a seco

Removedor a seco:
Para fabricar um removedor a seco, misture 1 (uma) parte de óleo de côco (disponível nas farmácias e lojas de produtos naturais) e 8 (oito) partes de solvente líquido para lavagem a seco. Esta solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de côco pode ser substituído por óleo mineral, mas este não tem a mesma eficácia.
Cuidado: Solventes de lavagem a seco são venenosos e podem
ser inflamáveis.

Removedor líquido:
Para preparar um removedor líquido, misture 1(uma) parte de glicerina, 1(uma) de detergente para lava-louças e 8(oito) partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa plástica.

Deixe a peça manchada de molho em uma solução de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de detergente de lava-louças ou sabão de roupas e uma colher de sopa de amônia, durante 30 minutos. Enxagüe bem. Se a mancha não desaparecer, deixe de molho em 1/4 de água morna e uma colher de sopa de vinagre branco durante uma hora. Use o vinagre branco com cuidado em algodão e linho. Enxagüe bem com água e deixe secar. Se a mancha estiver impregnada, tente aplicar álcool isopropílico sobre a área e acalcar (bata de leve com uma escova em tecidos e materiais duráveis manchados). À medida que a mancha for se soltando, seque o líquido e a mancha com uma esponja absorvente. Mantenha a mancha e a esponja úmidas com álcool, e troque a esponja quando a mancha for absorvida. Deixe secar. Como último recurso, se restar qualquer vestígio da mancha, misture o removedor Rit Color de acordo com as instruções da embalagem e aplique sobre a mancha. Antes de aplicar a solução, teste em uma área discreta do tecido. Enxagüe bem com água limpa e deixe secar por completo.

Remova manchas de tinta vermelha de:
plástico acrílico, alumínio, bambu, bengala,
vidro/azulejo cerâmico, vidro, tinta fosca,
tinta brilhante, plexiglas, poliuretano,
roupas de vinil e papel de parede de vinil.

Limpe imediatamente a mancha com um pano ou uma esponja umedecidos com água morna e sabão. Enxagüe bem e seque.

Remova manchas de tinta vermelha de:
alabastro e mármore.

Limpe imediatamente a mancha com um pano ou uma esponja umedecidos em água morna com sabão. Enxagüe bem e seque. Se a mancha persistir, umedeça uma esponja absorvente em álcool isopropílico, torça-a até que fique seca e aplique sobre a mancha. Espere cinco minutos e aplique uma esponja absorvente embebida em amônia e torcida. Alterne as esponjas com álcool e amônia até que a mancha seja removida. Limpe a superfície com um pano umedecido com água limpa e depois seque com um pano limpo.

Remova manchas de tinta vermelha de:
asfalto, cortiça, linóleo e ladrilho de vinil.

Limpe o excesso com um pano ou uma esponja umedecidos em água morna com sabão. Enxagüe bem e seque. Se a mancha persistir, cubra com uma esponja absorvente embebida em álcool isopropílico. Deixe a esponja sobre a mancha por vários minutos e depois limpe a área com um pano umedecido com amônia. Não use amônia sobre linóleo ou ladrilho de vinil. Lave bem com um pano umedecido em água morna com sabão e depois passe um pano mergulhado em água limpa e torcido até ficar quase seco. Deixe secar.

Remova manchas de tinta vermelha de:
dolerita, tijolo, concreto, laje, granito, calcário, tijolo de alvenaria, arenito,
ardósia e pisos de mosaico.

Limpe o excesso de tinta. Lave com uma solução de carbonato de sódio ou detergente (não use sabão) e água. Use um pano ou uma escova de cerdas macias para ajudar a esfregar. Enxagüe bem com água limpa e deixe secar.

Remova manchas de tinta vermelha de:
pasta de cimento.

Limpe o excesso com um pano imerso em água morna com sabão. Se qualquer mancha persistir, mergulhe uma escova de dentes molhada em um pouco de carbonato de sódio ou removedor em pó e esfregue levemente a mancha. Enxagüe bem com água e seque.

Remova manchas de tinta vermelha de:
couro e camurça.

A tinta agirá imediatamente sobre a cor da pele. Uma vez que sejam manchados, é impossível remover a cor.

Remova manchas de tinta vermelha de:
madeira.

Misture detergente de lava-louças com água quente e agite para fazer bastante espuma. Mergulhe um pano apenas na espuma e passe-o sobre o local. Limpe com um pano mergulhado em água limpa e torcido. Faça o polimento ou encere o mais rápido possível.

As manchas de tinta vermelha podem ser difíceis de limpar. Use as dicas acima para não ficar vermelho de raiva depois de um descuido em casa.

Teste seus conhecimentos sobre:

remoção de vários tipos de mancha