Como remover manchas de queijo

Autor: 
Editores do Consumer Guide
Veja a seguir algumas maneiras de evitar manchas permanentes causadas por queijo.

Remova manchas de: acetato, aniagem, carpete (sintético ou lã), fibra de vidro, viscose, seda, triacetato e lã.

Raspe  para remover o excesso. Esfregue a mancha com fluido de limpeza. Aplique um removedor de mancha a seco sobre a mancha e cubra com um chumaço absorvente umedecido com removedor. Deixe descansar enquanto a mancha vai sendo removida. Vá trocando o chumaço à medida que ele for absorvendo a mancha. Mantenha a mancha e a esponja umedecidas com o removedor a seco. Lave com um solvente de limpeza a seco. Se a mancha permanecer, umedeça-a com um detergente enzimático (siga as instruções no rótulo). Cubra com uma esponja limpa umedecida na solução e torça a peça até que fique quase seca. Deixe por 30 minutos. Se necessário, adicione mais solução para manter a área quente e úmida, mas não deixe que a área úmida se espalhe. Quando toda a mancha tiver sido removida, enxágüe bem com água e deixe secar.

Remova manchas de: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico, náilon, olefina, poliéster e spandex.

Raspe para remover o excesso. Esfregue a área com um solvente de limpeza a seco, como o fluido de limpeza ou o removedor de mancha. Aplique um removedor de mancha a seco sobre a mancha e cubra com um chumaço absorvente umedecido com o removedor. Deixe descansar enquanto a mancha vai sendo removida. Vá trocando o chumaço à medida que ele for absorvendo toda a mancha. Mantenha a mancha e a esponja umedecidas com o removedor a seco. Lave com um solvente de lavagem a seco. Caso reste alguma mancha, aplique algumas gotas de detergente lava-louças e de amônia sobre a mancha e depois comprima (batendo de leve com uma escova em tecidos e materiais duráveis manchados) ou escove. Mantenha a mancha umedecida com detergente e amônia e seque de vez em quando com uma esponja absorvente. Lave bem com água para remover qualquer vestígio de amônia. Deixe secar ou lave como de costume.

Remova manchas de: plástico acrílico, alabastro, alumínio, asfalto, latão, bronze, vidro/azulejo cerâmico, cobre, cortiça, esmalte, vidro, pasta de cimento, ferro, marfim, linóleo, mármore, tinta (fosca ou brilho), peltre, plexiglas, poliuretano, porcelana, aço inoxidável, estanho, roupas de vinil, ladrilho de vinil, papel de parede de vinil e zinco.

Raspe para remover o excesso. Limpe a superfície com um pano ou esponja imersos em água morna com sabão. Enxágüe bem e seque com um pano macio.

Remova manchas de: bambu e junco.

Raspe ao máximo o excesso sem arrancar as fibras. Limpe com um pano umedecido em uma solução de água com um pouco de espuma. Enxágüe bem e deixe secar.

Remova manchas de: dolerita, tijolo, concreto, laje, granito, calcário, tijolo de alvenaria, arenito, ardósia e pisos de mosaico.

Raspe para remover o excesso. Lave a superfície com uma solução de carbonato de sódio ou detergente (nunca use sabão) e água. Use um pano ou uma escova macia. Enxágüe bem com água limpa e deixe secar.

Remova manchas de: couro e camurça.

Raspe o excesso com cuidado. Misture uma solução de sabão suave em água morna. Agite para fazer bastante espuma. Aplique somente a espuma com uma esponja. Seque com um pano limpo. Caso reste uma mancha de gordura, aplique um absorvente como farinha de milho. Deixe o tempo necessário para que o produto possa agir. Escove suavemente (usando uma escova com cerdas duras para remover com cuidado manchas e marcas) para retirar o absorvente. Repita o processo, se necessário. Somente no caso do couro, aplique o condicionador e limpador de couro ou sabão suave para condicionar o couro.

Remova manchas de: prata.

Lave a prata o mais rápido possível em água quente com sabão. Enxágüe em água quente e seque imediatamente com um pano macio para evitar manchas.

Remova manchas de: papel de parede.

Remova o excesso com cuidado. Faça uma pasta com amido de milho e água. Aplique sobre a mancha e deixe secar. Escove para retirar a pasta e repita, se necessário.

Remova manchas de: madeira.

Misture detergente de lava-louças com água quente e agite para fazer bastante espuma. Mergulhe um pano apenas na espuma e passe sobre a madeira. Limpe com um pano mergulhado em água e torcido até que fique úmido. Seque imediatamente. Aplique polimento ou cera o mais rápido possível.

Lembre-se dessas dicas de remoção de manchas de queijo para evitar o dano permanente causado por qualquer descuido.