Como remover manchas de giz de cera

Autor: 
Editores do Consumer Guide
remoção de vários tipos de mancha

Provavelmente não nos lembramos da primeira vez que nosso giz de cera escorregou do papel e caiu no tapete novo de nossa mãe. Se as dicas de remoção apresentadas aqui, porém, não fossem usadas, talvez ainda hoje pudéssemos ver as manchas.

Remova manchas de: acetato, aniagem, fibra de vidro, viscose, corda, seda, triacetato e lã não-lavável.

Raspe levemente (usando uma raspadeira para eliminar suavemente manchas antigas ou com excesso de sólidos) para remover o excesso. Coloque uma esponja absorvente embaixo da mancha e lave (aplicando um removedor de mancha para soltar os materiais que mancham e os resíduos dos removedores) com fluido de limpeza. Deixe secar. Repita o processo, se necessário.

Remova manchas de: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico, náilon, olefina, poliéster, spandex e lã lavável.

Raspe para remover o excesso. Coloque a mancha entre dois pedaços de papel mata-borrão e pressione com um ferro morno. Troque os papéis à medida que a mancha é absorvida. A mancha pode se espalhar com facilidade, então, tenha cuidado enquanto pressiona. Em tecidos de algodão branco ou linho que não desbotam, tente derramar água fervente sobre a mancha. Depois de usar um dos métodos, deixe o tecido secar. Se qualquer vestígio permanecer, lave com um solvente de limpeza a seco, como o fluido de limpeza. Se restar alguma tinta, esfregue (batendo levemente com um pano umedecido movendo do centro da mancha para fora) com uma parte de álcool isopropílico (não use em tecido acrílico ou modacrílico) e duas partes de água. Enxágüe bem com água limpa e deixe secar.

Remova manchas de: plástico acrílico, alabastro, alumínio, bambu, dolerita, latão, tijolo, bronze, bengala, vidro/azulejo cerâmico, concreto,
cobre, esmalte, ladrilho, vidro, ouro, granito, argamassa, ferro, marfim, jade, calcário, mármore, tinta fosca, tinta brilhante, peltre, plexiglas, poliuretano, porcelana, arenito, ardósia, aço inoxidável, piso de mosaico, estanho, roupa de vinil e ladrilho de vinil.

Raspe com cuidado qualquer excesso de giz de cera da superfície. Tome cuidado para não arranhar a superfície. Isso deve ser o suficiente para remover a mancha. Limpe com uma esponja umedecida em uma solução de carbonato de sódio ou detergente (não use sabão) e água. Enxágüe bem e seque. Remova qualquer brilho que restou na tinta fosca passando levemente uma esponja com água quente.

Remova manchas de: asfalto, cortiça e linóleo.

Um tratamento para essas superfícies envolve o uso de uma espátula de metal para raspar suavemente a superfície. Tome cuidado para não riscar a superfície.

Remova manchas de: carpete sintético e carpete de lã.

Raspe suavemente para remover o máximo que conseguir da superfície. Adicione uma pequena quantidade (para evitar o dano no avesso dos carpetes) de fluido de limpeza e seque com uma esponja absorvente. Continue até que a mancha não possa mais ser removida. Se alguma tinta restar, dilua uma parte de álcool isopropílico com duas partes de água e teste em um canto do carpete. Se o carpete não desbotar, aplique a solução sobre a mancha em pequenas quantidades, secando bem depois de cada aplicação. Deixe secar.

Remova manchas de: feltro.

Raspe o resíduo com bastante cuidado, prestando atenção para não arrancar as fibras. Se qualquer resíduo permanecer, tente escovar a área (usando uma escova com cerdas duras para remover com cuidado manchas e marcas). Em casos extremos, use um estilete para raspar o excesso com cuidado. Use o estilete como um último recurso, porque ele remove algumas das fibras.

Remova manchas de: couro e camurça.

Usando uma faca sem ponta, raspe suavemente o giz de cera. Se qualquer mancha permanecer, prepare uma pasta espessa com argila e água e aplique sobre a mancha. Escove com cuidado para retirar a pasta quando ela estiver seca. Repita o processo, se necessário. No caso do couro, quando a mancha tiver sido removida, aplique condicionador e limpador de couro ou o sabão suave para condicionar o couro.

Remova manchas de: prata.

Raspe qualquer excesso com um utensílio que não seja de metal até que o giz de cera não possa mais ser removido. Lave a prata em água quente com sabão. Enxágüe com água quente e deixe secar.

Remova manchas de: papel de parede.

Borrife um removedor de manchas sobre a mancha ou esfregue levemente a mancha com um chumaço de palha de aço seco e com sabão. Se a mancha persistir, esfregue bem suavemente com bicarbonato de sódio em um pano úmido. Retire qualquer resíduo com um pano úmido e seque.

Remova manchas de: madeira.

Remova suavemente qualquer material usando uma faca sem ponta. Aplique polimento sobre qualquer vestígio com um pano de camurça.

Certifique-se de manter essa lista de dicas úteis por perto sempre que seus filhos começarem a brincar com o giz de cera. Nunca se sabe quando se irá precisar delas.