Como remover manchas de esmalte

Autor: 
Editores do Consumer Guide
remover manchas de perfumaria

As manchas de esmalte precisam de um cuidado manual. Veja alguns métodos comprovados de remoção de manchas de esmalte.

Remova manchas em: acetato, fibra de vidro, viscose, seda, triacetato e lã.

Raspe (usando uma raspadeira para eliminar suavemente manchas antigas ou com excesso de sólidos) qualquer excesso imediatamente com uma faca sem ponta ou com uma espátula. Aplique um removedor de manchas a seco sobre a mancha e cubra com uma esponja umedecida com o removedor. Deixe descansar enquanto a mancha vai sendo removida. Mantenha a mancha e a esponja umedecidas. Lave (aplicando um removedor de manchas para soltar os materiais e os resíduos dos removedores) com um solvente de lavagem a seco, como fluido de limpeza. Deixe secar.

­

Como fazer removedores de mancha líquidos e a seco

Removedor a seco:
adicione 1 parte de óleo de coco (disponível em farmácias e em lojas de produtos naturais) e 8 partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de coco pode ser substituído pelo óleo mineral, mas este não tem a mesma eficácia.
Cuidado: solventes de lavagem a seco são venenosos e podem
ser inflamáveis.

Removedor líquido:
misture 1 parte de glicerina e 1 de detergente lava-louças com 8 partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa de plástico flexível.

Remova manchas em: tecido acrílico, aniagem, algodão, linho, modacrílico, náilon, olefina, poliéster, corda e spandex.

Raspe para remover o excesso. Teste a acetona em um pequeno canto do tecido. Se a cor do tecido não mudar, aplique acetona sobre a mancha e retire-a com uma esponja absorvente. Quando a mancha não estiver mais sendo removida, troque a esponja e lave-a bem com o solvente de lavagem a seco. Deixe secar por completo.

Remova manchas em: plástico acrílico, asfalto, cortiça, linóleo, plexiglas, poliuretano, roupas de vinil, ladrilho de vinil e papel de parede de vinil.

O esmalte de unha contém produtos químicos que podem danificar a superfície rapidamente. Raspe imediatamente o excesso. Bata levemente sobre a área com um pano umedecido com acetato de amila e enxágüe, porém a mancha pode ser permanente.

Remova manchas em: alabastro e mármore.

Limpe o excesso imediatamente. Esfregue a área com um pano umedecido com acetona. Enxágüe com um pano úmido e seque. Caso alguma mancha permaneça, prepare uma mistura de água, água oxigenada a 3% e sabão em pó suave. Aplique a mistura sobre a mancha e cubra com um pano úmido. Quando a mancha clarear, enxágüe completamente e deixe secar.

Remova manchas em: alumínio, ferro, aço inoxidável e estanho.

Limpe o excesso imediatamente. Como essas superfícies não são porosas, não há mancha, apenas uma descoloração leve. Para remover essa descoloração, limpe com um chumaço de palha de aço com sabão, enxágüe e seque.

Remova manchas em: bambu e bengala.

Remova o excesso e limpe a área com um pano mergulhado em espuma de sabão suave com um pouco de amônia. Se a mancha persistir, mergulhe em acetona a ponta de um pano limpo e bata levemente na mancha. Tome cuidado para não espalhá-la pelas outras fibras. Se não for tratada imediatamente, a mancha poderá se tornar permanente.

Remova manchas em: dolerita, tijolo, concreto, laje, granito,
calcário, tijolo de alvenaria, arenito, ardósia e pisos de mosaico.

Remova o excesso o mais rápido possível. Com um pano embebido em acetona, bata levemente na mancha remanescente até eliminá-la. Lave a área com uma escova de cerdas macias, usando uma solução de carbonato de sódio ou detergente e água. Enxágüe com água limpa e deixe secar.

Remova manchas em: carpete sintético e de lã.

Raspe ao máximo o excesso, sem espalhar o esmalte pelas fibras. Aplique acetato de amila sobre a mancha e cubra com uma esponja absorvente umedecida com acetato de amila. Mantenha a esponja úmida e deixe em repouso por cerca de 15 minutos, esfregando de vez em quando. Raspe para ajudar a soltar a mancha. Lave com cuidado usando um solvente de lavagem a seco ou o fluido de limpeza. Deixe secar por completo.

Remova manchas em: vidro/azulejo cerâmico, esmalte, vidro, ouro,
platina, porcelana, imitação de diamante e prata.

Limpe o excesso de esmalte o mais rápido possível. Lave com um pano embebido em uma solução de carbonato de sódio, água e algumas gotas de amônia. Enxágüe bem e seque. Quando a mancha estiver em azulejo cerâmico, esmalte ou vidro, o esmalte endurecido pode ser raspado cuidadosamente com um estilete.

Remova manchas em: pasta de cimento.

Com uma esponja, remova o esmalte ao máximo. Mergulhe uma escova de dentes molhada em um pouco de removedor em pó e esfregue suavemente. Enxágüe bem com água limpa e seque.

Remova manchas em: jade, opala e pérolas.

Limpe o excesso de esmalte. O esmalte pode danificar de maneira permanente as pérolas naturais, as criadas e as madrepérolas. Passar um cotonete umedecido em removedor de esmalte (que não contenha acetona) sobre a mancha pode ser eficaz. Depois que a área manchada estiver umedecida, retire a mancha com um cotonete seco.

Remova manchas em: couro e camurça.

Raspe o excesso com cuidado usando uma faca sem ponta ou uma espátula. Misture uma solução de sabão suave em água morna. Agite para fazer bastante espuma. Aplique apenas a espuma com uma esponja, mas evite espalhar a mancha. Seque com um pano limpo. Se o esmalte endureceu, tente passar levemente uma borracha sobre ele. Como último recurso, raspe a área com cuidado, usando uma lixa bem fina de número 60 ou 80. Como uma pequena camada de pele é removida, raspe com cuidado.

Remova manchas em: tinta fosca e brilhante.

Limpe o excesso, com cuidado para não espalhar o esmalte. Limpe a mancha com um pano umedecido em 1/3 de água morna com sabão e 1 colher (de chá) de bórax. Enxágüe com água limpa e seque.

Esses métodos de remoção colocam em suas mãos maneiras eficazes de limpar essas manchas de esmalte.

Publications International, Ltda.

­­