Como remover manchas de doces

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Os doces, mesmo sendo tão gostosos, podem deixar marcas nada agradáveis em alguns de seus objetos favoritos. Veja como lidar com essas manchas grudentas depois que você já matou a vontade de comer doces.

Remova manchas de doces de: acetato, aniagem, carpete (sintético ou lã), fibra de vidro, viscose, corda, seda, triacetato e lã

Raspe para remover ao máximo o excesso. Esfregue com água morna. Aplique um removedor de manchas líquido com algumas gotas de vinagre branco. Deixe descansar enquanto a mancha vai sendo removida. Pressione a mancha com uma esponja absorvente limpa a cada período de 5 minutos. Conserve a mancha umedecida com o removedor líquido e o vinagre. Quando a mancha não estiver mais sendo removida, lave com água. Caso reste alguma mancha, repita o processo, usando álcool isopropílico em vez de removedor líquido e vinagre (não use álcool em acetato ou triacetato.) Quando a mancha tiver sido removida, enxágüe bem com água para remover todo o açúcar. Nos carpetes, retire o excesso de líquido com uma esponja absorvente. Em seguida, aplique removedor de manchas de carpete Spot Shot ou Stain-X. Deixe secar.

Como fabricar removedores de mancha líquidos e a seco

Removedor a seco:
Para fazer um removedor a seco, misture uma parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e lojas de alimentos naturais) e oito partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de coco pode ser substituído pelo óleo mineral, mas não tem a mesma eficácia.
Cuidado: Solventes de lavagem a seco são venenosos e podem
ser inflamáveis.

Removedor líquido:
Para preparar um removedor líquido, misture uma parte de glicerina e uma de detergente lava-louças com oito partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa plástica.

Remova manchas de doces de: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico, náilon, olefina, poliéster e spandex.

Geralmente, deixar a peça de molho ou lavá-la em água morna com sabão irá remover a mancha. Se a mancha persistir, deixe o tecido de molho novamente adicionando algumas gotas de amônia na solução. Deixe o tecido de molho por 30 minutos e depois o enxágüe bem com água. A seguir, deixe a peça de molho em uma solução com um quarto de água morna e uma colher de sopa de vinagre branco por 1 hora (30 minutos no caso de algodão e linho). Enxágüe bem e deixe secar. Se a mancha ainda persistir, aplique álcool isopropílico (não use em acrílico ou modacrílico) sobre a mancha e comprima ( bater de leve com uma escova em tecidos e materiais duráveis manchados) suavemente. Mantenha a mancha umedecida com álcool e retire o excesso de vez em quando. Continue até que a mancha tenha sido removida. Enxágüe bem com água. Deixe secar ou lave o mais rápido possível.

Remova manchas de doces de:
plástico acrílico, alumínio, asfalto, bambu, latão, bronze, bengala, vidro/azulejo cerâmico, cobre, cortiça, esmalte, vidro, ouro,
ferro, marfim, linóleo, tinta (fosca ou brilhante), peltre, plexiglas, poliuretano, porcelana, arenito, aço inoxidável, estanho, roupas de vinil, ladrilho de vinil, papel de parede de vinil e zinco.

Com um pano umedecido em água morna com sabão, remova a mancha da superfície. Enxágüe bem e
seque.

Remova manchas de doces de: dolerita, tijolo, concreto, laje, granito, calcário, tijolo de alvenaria, arenito, ardósia, pisos de mosaico

Raspe todo o excesso que conseguir da superfície, tomando cuidado para não remover as pedras mais leves. Lave ou esfregue qualquer resíduo com uma solução de carbonato de sódio ou detergente (nunca use sabão, que deixa uma espuma impossível de ser removida) e água. Enxágüe bem e seque.

Remova manchas de doces de:
couro e camurça.

Raspe o excesso com cuidado. Misture uma solução de sabão suave em água morna. Agite para fazer bastante espuma. Aplique somente a espuma com uma esponja, dando batidas leves com o lado felpudo da esponja na camurça. Seque com um pano limpo. Somente no caso do couro, aplique o  removedor Tannery Vintage ou o sabão suave da Fiebing para condicionar o couro.

Remova manchas de doces de:
prata.

Lave a prata em água quente com sabão. Isso deve dissolver qualquer resíduo de doce. Enxágüe com água quente e seque com um pano macio para evitar manchas.

Remova manchas de doces de:
madeira.

Limpe a mancha com um pano imerso em água morna com sabão. Passe um pano limpo e úmido. Seque e aplique polimento ou cera como de costume.

Embora comer doces possa fazer você se sentir culpado, usar as dicas de remoção de manchas acima não fará você se culpar pelas manchas também.

Publications International, Ltda.