Como remover manchas de desodorante

Autor: 
Editores do Consumer Guide
remover manchas de perfumaria

Os desodorantes são feitos para neutralizar odores, porém exibir as manchas que eles causam pode ser muito desagradável. Veja como você pode se livrar dessas manchas constrangedoras.

Remova as manchas de: acetato, aniagem, carpete (sintético ou lã), algodão, fibra de vidro, linho, viscose, seda, triacetato e lã.

Aplique álcool isopropílico sobre a mancha e cubra com uma esponja absorvente umedecida com álcool - dilua o álcool em 2 partes de água no caso de acetato, viscose e triacetato (teste a fixação das cores da seda antes de utilizá-lo). Mantenha os dois tecidos umedecidos. Deixe descansar enquanto estiver removendo as manchas. Se restar alguma mancha, como o último recurso, lave (aplique um removedor de manchas para soltar o material e os resíduos do removedor) com uma solução de água morna com sabão e algumas gotas de amônia (tome cuidado especial com seda e lã). Enxágüe com água limpa. Aplique uma solução de água morna com um pouco de vinagre, tomando cuidado especial com algodão e linho. Enxágüe de novo com água limpa. Seque completamente. Se a cor do tecido mudar, é possível recuperá-la esfregando (bata levemente com um pano umedecido movendo do centro da mancha para fora) levemente o local com uma solução de 2 partes de água e 1 parte de amônia. Cuidado: nunca passe o ferro sobre tecidos com manchas de desodorante. A combinação de produtos químicos e calor danifica a maioria dos tecidos.

Remova as manchas de: tecido acrílico, modacrílico, náilon, olefina, poliéster e spandex.

A maioria das manchas de desodorante pode ser removida com o tratamento, com antecedência (aplique um removedor de manchas diretamente sobre a área manchada antes da lavagem) com um detergente líquido ou um produto pré-lavagem, como o removedor de manchas líquido. Lave a peça como de costume. Se a mancha não estiver soltando com o tratamento pré-lavagem, enxágüe para retirar o detergente e lave com vinagre branco. Enxágüe com água limpa. Se a mancha permanecer, lave a área com álcool desnaturado. Enxágüe com água limpa e seque.

Remova as manchas de: plástico acrílico, alumínio, asfalto, bambu, latão, bronze, bengala, vidro/azulejo cerâmico, cromo, cortiça, esmalte, vidro, ouro, pasta de cimento, ferro, linóleo, mármore, tijolo de alvenaria, tinta (fosca ou brilho), plexiglas, poliuretano, aço inoxidável, estanho, roupas de vinil, ladrilho de vinil e papel de parede de vinil.

Limpe a área com um pano imerso em água morna e sabão. Enxágüe bem e seque com um pano limpo.

Remova as manchas de: couro e camurça.

Misture uma solução de sabão suave em água morna. Agite para fazer bastante espuma. Aplique somente a espuma com uma esponja. Seque com um pano limpo. No caso do couro, aplique condicionador e limpador de couro ou o sabão suave.

Remova as manchas de: papel de parede.

Limpe o papel de parede com cuidado utilizando uma esponja umedecida com água morna. Faça isso imediatamente após ter manchado o papel de parede, pois os desodorantes podem manchar o papel permanentemente. As passadas devem ser sobrepostas para evitar os riscos. Use um pano limpo e seque aplicando batidas suaves.

Remova as manchas de: madeira

Limpe os respingos ou a área em que o desodorante caiu, o mais rápido possível, com uma esponja ou pano macio umedecidos em água e sabão suave. Seque e faça o polimento ou encere, se necessário.