Como remover manchas de sangue

Autor: 
Editores do Consumer Guide

O sangue, quando impregnando em roupas, tecidos ou superfícies, é uma das substâncias mais difíceis de se remover. Porém, a remoção da mancha é possível. Siga essas dicas para eliminar manchas de sangue.

Remova manchas de: acetato, aniagem, fibra de vidro, raiom, corda, seda, triacetato e lã.

Trate das manchas o mais rápido possível, pois manchas de sangue seco podem ser muito difíceis de remover. Esfregue a área com água fria utilizando uma esponja e esfregando levemente a partir do centro. Se a mancha permanecer, aplique um tira-manchas líquido com algumas gotas de amônia (mas não use amônia em seda ou lã). Cubra a mancha com um pano umedecido com o tira-manchas e a amônia. Deixe repousar enquanto a mancha é removida, trocando o pano conforme ele for absorvendo a mancha. Mantenha a mancha e o pano sempre umedecidos com o tira-manchas e a amônia. Enxágüe bem com água fria (usando o removedor de manchas para soltar os materiais e resíduos de mancha e do tira-manchas), certificando-se de remover todos os resíduos de amônia. Deixe secar completamente.

Como fazer tira-manchas a seco ou líquido

Tira manchas a seco:
misture 1 parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais) e 8 partes de solvente para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em recipiente bem fechado para evitar a evaporação do solvente. Óleos minerais podem substituir o óleo de coco, mas não serão tão eficazes.
Cuidado: os solventes para lavagem a seco são tóxicos e podem ser inflamáveis.

Tira-manchas líquido:
misture 1 parte de glicerina, 1 parte de detergente de louças branco e 8 partes de água. Misture bem antes de cada uso. Armazene em embalagem plástica similar as de detergente de louças líquido.

Remova manchas de: tecidos, acrílicos, algodão, linho, nylon, olefina, poliéster e spandex.

Manchas de sangue ainda molhadas geralmente podem ser removidas com água fria. Se a mancha permanecer deixe de molho por 15 minutos em uma solução com aproximadamente 1 litro de água morna, 1/2 colher (de chá) de detergente líquido para louças ou sabão para roupas e 1 colher (de sopa) de amônia. Remova (esfregando o tecido manchado levemente com uma escova) ou raspe a mancha (com uma espátula), secando ocasionalmente com um pano absorvente. Continue esse processo até que todas as manchas sejam removidas. Enxágüe bem com água, certificando-se de remover todos os resíduos de amônia. Então lave ou simplesmente deixe secar.

Remova manchas de: plástico acrílico, alumínio, asfalto, latão, bronze, vidro cerâmico/azulejo, cromo, cobre, coral, cortiça, esmalte, vidro, ouro, ferro, marfim, jade, linóleo, opala, tinta (fosca ou brilhante), vidro/plástico, pérolas, estanho, platina, poliuretano, pratos de porcelana, aço inoxidável, lata, roupas de vinil, ladrilhos e papel de parede de vinil e zinco.
Limpe a mancha de sangue com uma esponja ou pano umedecido em água fria, ou água morna com sabão. Seque a área com um pano seco.

Remova manchas de: alabastro e mármore.

Limpe a mancha com uma esponja molhada em água fria. Se a mancha permanecer, faça uma pasta com detergente em pó, água e alvejante, aplique uma camada grossa sobre a mancha e cubra com um pano molhado para retardar o ressecamento. Quando a mancha sair, enxágüe bem com água e deixe secar.

Remova manchas de: bambu e junco.
Lave com um pano ou escova molhada em uma mistura de água morna, sabão e algumas gotas de amônia. Enxágüe com água limpa e deixe secar.
 
Remova manchas de: vitríolo azul, tijolo, concreto, ladrilho, granito, pedra calcária, tijolo de concreto, arenito, ardósia e mosaico.
Tente limpar a mancha com uma esponja embebida em água fria. Se a mancha permanecer, lave ou esfregue a mancha com uma escova (para remover suavemente manchas secas e marcas) usando uma solução de soda ou detergente e água morna. Enxágüe bem e deixe secar.

Remova manchas de: carpete (sintético ou de lã) e espuma de borracha.

Borrife a área com um tira-manchas para carpete. Outro jeito de tirar manchas de sangue é misturar 1 colher (de chá) de um detergente suave e não alcalino com aproximadamente 1/2 litro de água morna. Adicione uma pequena quantidade à mancha e raspe-a. Não faça com que a mancha penetre ainda mais nas fibras. Continue raspando até que a mancha seja removida. Se ainda assim a mancha permanecer, adicione 1 colher de amônia e um copo de água (não use essa mistura em lã), esfregue a mancha com uma esponja e um pano seco. Continue o processo até eliminar a mancha. Coloque um pano absorvente sobre a área molhada com um peso em cima. Quando o pano não absorver mais líquido, remova o peso e deixe terminar de secar livremente.

Remova manchas de: peles (naturais ou sintéticas).
Seque o excesso. Molhe um pano na espuma de um detergente suave, onde devem ter sido adicionadas algumas gotas de amônia. Esfregue com a ponta do pano, tomando cuidado para não molhar demais a pele ou o forro. Para enxaguar, molhe um pano em água fria, torça até que fique quase seco e esfregue a ponta na mancha. Deixe secar longe de fontes de calor.

Remova manchas de: rejuntes.

Limpe a mancha com uma esponja molhada com água fria. Se a mancha permanecer, molhe uma escova de dente em um pouco de bicarbonato de sódio ou algum limpador em pó e esfregue suavemente no rejunte. Enxágüe bem e seque.

Remova manchas de: couro e camurça.

Misture uma solução suave de sabão com água morna. Agite para criar um grande volume de espuma. Aplique somente a espuma com uma esponja suavemente na área manchada, cuidando para não espalhar a mancha. Seque com um pano limpo e macio. Em couro, aplique em seguida o Tannery Vintage Leather Cleaner & Conditioner ou o Fiebing's Saddle Soap para preparar o couro.

Remova manchas de: prata.

Lave a prata com água quente e sabão. Enxágüe em água quente e seque imediatamente com um pano macio para evitar que manche.

Remova manchas de: papel de parede.

O sangue pode manchar o papel de parede permanentemente. Tente ir molhando um pano em água fria, torcendo ele até que fique úmido e esfregando a região suavemente, tomando cuidado para não espalhar a mancha. Tente fazer movimentos uniformes e sobrepostos para prevenir marcas. Bata suavemente com o pano para secar a área.

Remova manchas de: madeira.

Limpe a mancha com um pano molhado em água fria. Seque imediatamente e use uma cera ou polidor para limpar a área normalmente. Muitas pessoas passam mal ao ver sangue. Essas dicas de limpeza farão com que seus amigos e visitas não tenham que sofrer nenhuma experiência desagradável.

Publications International, Ltda.

Teste seus conhecimentos sobre:

remoção de vários tipos de mancha