Como remover manchas de fita adesiva

Autor: 
Editores do Consumer Guide
remoção de vários tipos de mancha

As manchas de fitas adesivas estão dando trabalho? Livre-se disso utilizando as dicas e as técnicas de remoção de manchas a seguir.

Remova manchas em: acetato, carpete/sintético, carpete/lã, fibra de vidro, seda artificial, seda e triacetato.

Esfregue as substâncias pastosas do material com delicadeza. Utilize líquido para limpeza ou removedor de manchas. Se a mancha persistir, aplique um removedor de manchas a seco e cubra com um pano absorvente umedecido com o removedor de manchas. Troque o pano à medida que ele for absorvendo a mancha. Deixe-o ficar enquanto houver mancha a ser removida, mantendo a mancha e o pano umedecidos. Com o pano umedecido e com passadas leves de dentro para fora da mancha, coloque sobre a área um solvente para limpeza de tecidos secos. Permita que a superfície seque completamente.

Remova manchas em: tecidos acrílicos, juta, náilon, olefinas, poliéster e spandex.

Esfregue o excesso delicadamente. Aplique um removedor de manchas líquido com algumas gotas de amônia adicionadas. Passe a escova de leve no tecido e grude ocasionalmente com um pano absorvente. Elimine com água e seque completamente.

Como fazer um removedor de manchas líquido e a seco

Removedor de manchas a seco: combine uma parte de óleo de coco (disponível em farmácias e em lojas de alimentos naturais) e oito partes de solvente para limpeza a seco. Esta solução deve ser armazenada em recipiente com tampa vedante para evitar a evaporação do solvente. O óleo mineral pode substituir o óleo de coco, mas não é tão eficiente.
Atenção: solventes de limpeza a seco são venenosos e podem ser inflamáveis.

Removedor de manchas líquido: misture uma parte de glicerina, uma parte de detergente branco para máquinas de lavar-louça e oito partes de água. Agite bastante antes de cada utilização. Armazene-o em uma garrafa plástica com aplicador.

Remova manchas em: plástico acrílico, alabastro, asfalto, cromo, esmalte de cobre, linóleo, mármore, platino, plexiglas, roupas de vinil, telha vinílica e revestimento de parede vinílico.

Esfregue para remover o excesso. Não utilize um produto abrasivo. Mergulhe uma esponja ou pano limpo em água morna com espuma e retire a substância pastosa. A água morna irá amolecer a fita para que possa ser removida com a esponja ou o pano. Enxágüe com água morna e seque com um pano limpo.

Remova manchas em: alumínio, ferro e aço inoxidável.

Retire a maior quantidade possível de fita com a ponta dos dedos ou com uma pinça. Se possível, embeba a mancha em água espumosa morna ou quente. Isto deve soltar a substância grudenta o suficiente para retirá-la. Caso ainda reste alguma, esfregue delicadamente a área em uma direção apenas com uma bucha para remover todos os vestígios.

Remova manchas em: bambu, cana, vidro/telha cerâmica e poliuretano.

Esfregue a área pastosa com um pano ou esponja embebido em água morna com sabão com algumas gotas de amônia. Enxágüe com água. Seque completamente.

Remova manchas em: pedra azul, tijolo, concreto, lajotas, granito, pedra calcária, telhas de alvenaria, arenito, ardósia e terrazzo.

Misture uma solução de carbonato de sódio ou detergente e água morna. Não utilize sabão, pois deixará um resíduo difícil de remover. Com uma escova macia (uma escova de dentes é útil para áreas pequenas), espalhe delicadamente a solução na parte pastosa até que seja removida. Enxágüe com água limpa morna.

Remova manchas em: latão, bronze, marfim, jade, porcelana, lata e zinco.

Remova qualquer substância em excesso com as pontas dos dedos ou com uma pinça. Misture uma solução de água quente com sabão suave. Com um pano macio mergulhado na solução, esfregue até que a substância pastosa seja amolecida e removida. Enxágüe com água limpa morna e seque.

Remova manchas em: cortiça.

Esfregue para remover o excesso, tomando cuidado para não desgastar a superfície macia. Esfregue um pedaço de lã de aço fina mergulhada em cera líquida ou em pasta delicadamente sobre qualquer substância pastosa restante. Vá retirando a cera com sujeira conforme for fazendo.

Remova manchas em: algodão e linho.

Esfregue para remover o excesso. Coloque líquido de limpeza em uma almofada absorvente e na área da esponja com a face para baixo. Deixe o líquido secar completamente, lave e passe logo para remover todos os traços do líquido.

Remova manchas em: feltro.

Remova o excesso cuidadosamente para evitar que a fibra se desfaça. Congele para endurecer o restante e escove delicadamente com uma esponja ou uma escova de cerdas finas. Isto deve remover qualquer adesivo restante. Em casos extremos, esfregue a superfície com cuidado, usando uma lâmina de barbear na direção dos fios, entretanto, isto remove um pouco da fibra.

Aprenda como remover manchas de fita adesiva de peles, couro e camurça e outras superfícies próxima página.