Como remover manchas de cola de borracha

Autor: 
Editores do Consumer Guide
remoção de vários tipos de mancha

As manchas de cola de borracha podem ser complicadas de remover. Veja algumas dicas de remoção para usar quando manchas de cola de borracha acontecem.

Remova manchas em: acetato, tecido acrílico, aniagem, carpete (sintético ou lã), algodão, fibra de vidro, linho, modacrílico, náilon, olefina, poliéster, viscose, seda, spandex, triacetato e lã.

Como fazer removedores de manchas líquidos e a seco

Removedor a seco: misture 1 parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e em lojas de produtos naturais) e 8 partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de coco pode ser substituído por óleo mineral, mas este não tem a mesma eficácia.
Cuidado: solventes de lavagem a seco são venenosos e podem
ser inflamáveis.

Removedor líquido: misture 1 parte de glicerina, 1 de detergente branco para lava-louças e 8 partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa de plástico flexível.

Remova o excesso ao máximo. Se a mancha não desaparecer, coloque uma esponja absorvente limpa debaixo da mancha. Aplique um solvente de lavagem a seco, como fluido de limpeza. Cubra a mancha com uma esponja absorvente umedecida com o solvente de lavagem a seco. Troque a esponja quando ela tiver absorvido toda a mancha. Mantenha a mancha e a esponja úmidas. Depois aplique o removedor a seco. Cubra com uma esponja umedecida com o removedor a seco. Remova a esponja a cada 5 minutos. Pressione a esponja com força contra a mancha, mas não esfregue. Continue a embeber e a pressionar de maneira alternada até que a mancha não esteja mais sendo removida. Lave (aplicando um removedor de manchas para soltar o material e os resíduos do removedor) com o solvente de limpeza a seco e deixe secar.

Remova manchas em: plástico acrílico, alumínio, vidro/azulejo cerâmico, cortiça, vidro, couro, linóleo, tinta (fosca ou brilhante), plexiglas, aço inoxidável, camurça, roupa de vinil, ladrilho de vinil, papel de parede de vinil e madeira.

Raspe (utilizando uma raspadeira para eliminar suavemente manchas antigas ou com excesso de sólidos) para remover o líquido. Use um removedor de cola de borracha para esfregar e retirar suavemente qualquer resto de cola. Isso deve remover qualquer vestígio da mancha.

Publications International, Ltd.