Como remover manchas de chiclete

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Mascar chiclete pode ser relaxante e saboroso. Porém, é claro que essa tranqüilidade pode acabar numa mancha grudenta. Quando isso acontecer, veja alguns conselhos para acabar com ela.

Remova manchas de chiclete de:
acetato, tecido acrílico, aniagem, carpete (sintético ou lã), algodão, fibra de vidro, linho, modacrílico, náilon, olefina, poliéster, viscose, seda, spandex, triacetato e lã.

Resfrie a peça até que a goma endureça. Raspe com cuidado ou esfregue a substância para que ela saia do tecido. Esfregue com fluido de limpeza Afta. Aplique um removedor de limpeza a seco sobre a mancha e cubra com uma esponja absorvente umedecida com o removedor. Deixe descansar enquanto a mancha vai sendo removida. Troque a esponja quando ela absorver a mancha. Mantenha a mancha e a esponja umedecidas com o removedor a seco. Lave com um solvente de limpeza a seco. Se a mancha permanecer, reaplique o removedor a seco e a cubra. Dê uma olhada na mancha e pressione-a com força a cada período de 5 minutos. Continue a deixá-la úmida e a pressionar de maneira alternada. Lave com o solvente de lavagem a seco.

Como fabricar removedores de manchas líquido e a seco

Removedor a seco.
Para fazer um removedor a seco, misture 1 (uma) parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e lojas de alimentos naturais) e oito partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de coco pode ser substituído pelo óleo mineral, mas não tem a mesma eficácia.
Cuidado: Solventes de lavagem a seco são venenosos e podem
ser inflamáveis.

Removedor líquido.
Para preparar um removedor líquido, misture uma parte de glicerina e uma de detergente lava-louças com oito partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa plástica.

Remova manchas de chiclete de: plástico acrílico, alumínio, asfalto, tinta fosca,
tinta com brilho, plexiglas, poliuretano, roupas de vinil.

Resfrie a peça até que a goma endureça. Raspe ou esfregue com cuidado a superfície para remover a substância. Com um pano umedecido em água morna com sabão, limpe a superfície até que todos os vestígios do chiclete tenham sido removidos. Enxágüe bem e seque.

Remova manchas de chiclete de:

bambu e junco.

Resfrie até que a goma endureça. Raspe com cuidado qualquer excesso. Limpe com um pano umedecido em uma solução de água morna com sabão e algumas gotas de amônia. Enxágüe bem e deixe secar.

Remova manchas de chiclete de:

feltro.

Como as fibras do feltro não são entrelaçadas, mas sim unidas umas às outras, tome cuidado ao remover o excesso do chiclete, já que pedaços do feltro podem ser arrancados. Resfrie para endurecer o restante da chiclete e escove levemente com uma esponja ou com uma escova de cerdas macias (como uma escova de dentes). Isso deve remover qualquer excesso que tenha ficado na superfície. Em casos extremos, esfregue com cuidado uma lâmina de barbear do lado menos cortante. Isso irá remover qualquer substância mais resistente, mas também irá arrancar algumas das fibras do feltro. Se a mancha persistir, prepare uma pasta de farinha de milho e uma pequena quantidade de água e aplique sobre a mancha. Deixe o tempo necessário para que o produto possa agir. Quando estiver seca, escove com cuidado para retirar a pasta.

Remova manchas de chiclete de:
­­pêlo natural e sintético.

Tome cuidado para não remover os pêlos enquanto retira a goma. Resfrie a peça para endurecer o restante da goma e esfregue levemente com uma esponja ou escova seca para remover o resíduo. Um tratamento cuidadoso com o removedor de manchas Afta e panos descartáveis funciona bem. Outro tratamento eficaz é umedecer uma esponja ou pano em espuma de detergente suave e limpar com o lado felpudo para remover qualquer resíduo de açúcar. Tome cuidado para não molhar demais o couro ou o avesso da peça. Deixe secar ao ar livre.
­

Remova manchas dechiclete de:
couro

Raspe o excesso da goma com cuidado. Misture uma solução de sabão suave em água morna. Agite para fazer bastante espuma. Aplique somente a espuma com uma esponja e esfregue levemente até que a substância seja removida. Seque com um pano limpo. Aplique o condicionador e limpador de couro ou o sabão suave da para condicionar o couro.

Remova manchas de chiclete de:
linóleo, ladrilho de vinil e papel de parede de vinil.

Resfrie a goma para endurecê-la. Use um utensílio sem corte como uma espátula de metal para raspar os vestígios sem arranhar a superfície. Se houver algum resíduo, tente esfregar com um pano umedecido com fluido de limpeza Afta. Limpe com cuidado e depois esfregue com palha de aço extra fina. Lave a área e passe cera quando estiver seca.

Remova manchas de chiclete de:
camurça.

Raspe com cuidado para remover o excesso. Esfregue com cuidado uma borracha sobre a substância que restou. Caso reste alguma mancha, esfregue a área com cuidado usando uma lixa extra fina. Nos dois casos, você estará removendo uma fina camada de pele, então esfregue com cuidado e devagar.

Remova manchas de chiclete de:
madeira.

Tome bastante cuidado ao remover qualquer excesso, para não afetar o revestimento da madeira. Esfregue levemente com um pano umedecido em espuma de água quente com sabão. Esfregue apenas a parte que está manchada. Limpe com um pano umedecido em água limpa. Seque imediatamente e aplique polimento ou cera.

Quando passar por uma situação grudenta com algum chiclete, use essas dicas.