Como regar as plantas

Autor: 
Consultant C. Colston Burrell, M.S.

Sem água, as plantas murcham e morrem. Mas o excesso de água nelas pode ser tão ruim quanto a falta. Se as plantas terrestres ficarem submersas na água por muito tempo, mesmo que apenas suas raízes, elas poderão apodrecer ou morrer por falta de oxigênio.

O equilíbrio da necessidade de água das plantas é como fazer uma dieta saudável. Tudo deve ser feito com moderação. Dê às plantas água suficiente para uma vida saudável, mas não as encharque.

Os regadores são um acessório de verão muito comum para a maioria dos gramados.
2006 Publications International, Ltd.
Os regadores são uma maneira rápida e fácil de dar ao
gramado e às plantas boa parte da água de que necessitam

Orientações de irrigação

A irrigação de suas plantas envolve um pouco mais do que simplesmente regá-las dia sim dia não - embora isso seja melhor do que não molhá-las nunca. Siga as dicas a seguir para tirar o máximo proveito de seus esforços de irrigação.

  • Coloque água no frescor da manhã ou da noite, quando não houver vento e quando a evaporação da água for mínima.
  • Evite molhar as plantas suscetíveis a doenças à noite. Se a água permanecer na folhagem da planta durante horas, ela estimulará as doenças fúngicas a atacarem as folhas, os botões, as flores e os frutos. As plantas suscetíveis a manchas nas folhas, deterioração dos frutos e ferrugem nas flores devem ser molhadas de manhã, quando o sol secará rapidamente as folhas e impedirá o desenvolvimento dos fungos.

  • Coloque cerca de 2,5 cm de água por semana em muitas plantas e no gramado. A idéia é manter o solo levemente úmido e evitar que ele seque completamente, o que prejudicaria a maioria das plantas. Já que as plantas nem sempre seguem a regra, existem exceções a essa orientação geral.
  • Pode haver uma necessidade maior de água se o tempo estiver quente, o solo seco, ou os canteiros ou os vasos estiverem muito cheios.

  • Quando o tempo estiver fresco, as plantas mais afastadas umas das outras, ou o solo pesado e úmido, será necessário menos água.

  • As plantas novas precisam de mais umidade
    na superfície do solo para ajudar suas raízes a se fixarem. Você deve molhá-las com mais freqüência de acordo com suas necessidades.

  • As plantas mais maduras com grandes raízes podem
    ser molhadas com maior quantidade de água e com menos freqüência do que as plantas mais novas. A umidade penetra no solo e estimula o crescimento das raízes.

  • Coloque um pluviômetro em uma área aberta do jardim para saber a quantidade de água que o jardim recebe toda semana. Você pode comprar um baratinho em um centro de jardinagem. Após cada chuva, verifique a profundidade da água no interior. Um pluviômetro comercial é graduado e fácil de ler. Verifique a necessidade de uma irrigação complementar de acordo. Os pluviômetros também são úteis ao tentar determinar quando você molhou o suficiente com um pulverizador aéreo. Já que alguns pulverizadores aplicam água de maneira desigual (mais para cima e menos distante), você poderia colocar vários pluviômetros ao redor do jardim e comparar a quantidade de umidade que cada um coleta. Se as leituras variarem muito, mova o pulverizador com mais freqüência ou invista em um modelo mais eficiente.

As mangueiras são uma ferramenta importante na irrigação de seu jardim. Veja na seção seguinte dicas e técnicas para usar esse equipamento.