Projetando um jardim misto

Autor: 
C. Burrell

Muitos de nós nos recordamos dos jardins à moda antiga dos nossos avós ou outros parentes e vizinhos. Esses eram geralmente uma miscelânea de plantas anuais, perenes e arbustos. Freqüentemente havia também árvores, vegetais e pequenas frutas (como amoras, framboesas ou groselhas) misturadas.

Parece que aqueles jardins, ao invés de serem planejados eram feitos naturalmente. Muito provavelmente eles evoluíam. À medida que o jardineiro imaginava algo novo ou ganhava uma planta de um amigo, ela era inserida em um local disponível. Quando os quintais eram pequenos e o espaço limitado, aqueles jardins mistos combinavam tudo o que tinham à mão. O resultado final geralmente tinha um charme individual inegável e encantador.

Obviamente não há razão para você não criar um efeito informal similar em um jardim moderno. Para aqueles com espaço limitado, um jardim misto representa especialmente bom senso. Permite que tenhamos algumas das nossas plantas favoritas, ainda que limitadas a apenas poucos tipos, como é o caso de projetos de jardins maciços.

Um jardim misto é algo muito pessoal que, verdadeiramente, reflete o gosto dos proprietários. Em vez de ser um jardim para exibir, é um jardim projetado para o prazer daqueles que o possuem. Se os outros que o visitam também acharem que é agradável, muito melhor.

Legenda
Os números à esquerda da planta correspondem a essas flores:
  1. Ipoméia (sobre a treliça).
  2. Corda-de-viola (sobre a treliça).
  3. Banco de jardim ou outro utensílio com não-me-toques plantados ao redor e atrás.
  4. Calêndula.
  5. Lobélia azul.
  6. Cosmos, mesclada.
  7. Malva-rosa, mesclada.
  8. Bebedouro.
  9. Calêndula.
  10. Sálvia vermelha ou pimentas vermelhas.
  11. Perila.
  12. Calêndula amarela.
  13. Lobulária marítima branca.
  14. Margarida

Esboço completo de um projeto misto.
2006 Publications International, Ltd.
O esboço completo

Um projeto de jardim misto incorpora essas plantas múltiplas anuais.
2006 Publications International, Ltd.
Este projeto de jardim misto incorpora essas plantas múltiplas anuais

É possível ter alguns jardins mistos especialmente charmosos. Árvores frutíferas, como pessegueiros, pereiras ou macieiras, podem fazer sombra parcial nos canteiros de flores preenchidos com combinações de plantas anuais e perenes de cores diferentes. Os canteiros com as hortaliças favoritas podem também ser colocados entre essas plantas que produzem flores. O visitante casual nem vai notar as hortaliças, já que muitas têm uma folhagem atraente e compõem o cenário do jardim. As folhas da cenoura com aspecto de penas, as arroxeadas da beterraba, as fortes e vistosas da pastinaca, as pontas lisas verde-azuladas da cebola e as folhas largas do ruibarbo, tudo isso se somando de forma atraente a qualquer canteiro de flores.

Idéias para projetar um jardim misto

Canteiros e decorações

  • Forme ilhas de canteiros na metade da distância de onde você vai visualizá-las. As ilhas de canteiros, geralmente ovais ou de forma livre, ficam situadas em áreas do gramado onde podem ser vistas por todos os lados. Podem ficar perto de um canto do seu jardim, ao lado da entrada do carro ou do caminho para a porta da frente.
  • Não importa o lugar onde você as coloca, as ilhas de canteiros precisam ser largas o suficiente para parecerem substanciais a partir da sua casa, pátio ou janela da cozinha. Ou seja, do lugar onde você geralmente vai estar quando olhar para ela. Um jardim minúsculo localizado muito longe da casa é mais cômico do que bonito. Se, por exemplo, uma ilha de canteiro está a 6 metros de distância, faça-a com 3 metros de largura. Em jardins muito grandes, mantenha os canteiros mais próximos da casa se não tiver tempo para manter uma ilha muito grande.

    Essa bordadura é convidativa e pode acomodar plantas mais altas.
    2006 Publications International, Ltd.
    Essa decoração é convidativa e pode acomodar plantas mais altas

  • Faça decorações com até metade da largura do espaço total em um jardim pequeno ou médio. Por exemplo, um jardim com 12 metros de largura poderia ter uma espécie de bordado com 6 metros de largura ou dois com 3 metros de largura cada um. Esses bordados, que nos jardins tradicionais geralmente ficam na beira de um pátio, cerca ou cerca viva, também precisam de tamanho suficiente para ficar dentro da escala e fazer impacto no terreno. Bordados mais largos podem acomodar plantas mais altas, incluindo árvores, arbustos e moitas altas de gramíneas perenes e ornamentais. Assim, assumem uma rica diversidade.

Caminhos e calçadas

  • Construa caminhos no jardim em todos os lugares onde o tráfego de pessoas desgaste a grama. Eles fazem linhas prazerosamente retas ou curvas através do jardim e facilitam a passagem no tempo úmido e também poupam você do incômodo de ter que constantemente semear novamente áreas de terra exposta que foram desgastadas pelas pisadas.
  • Se você tiver um terreno largo, faça caminhos largos o suficiente para duas pessoas caminharem lado a lado. Se o caminho for de grama, faça-o largo o suficiente para acomodar um cortador de grama. Faça-os com voltas e curvas para que parte do cenário apareça de surpresa enquanto você caminha.
  • Os materiais de pavimentação variam em estilo, preço, facilidade de instalação, manutenção e aparência. Abaixo, quatro opções populares.

    • Pedras de pavimentação irregulares criam uma aparência casual, porém, elegante. A calçada fica nivelada e assentada mais cuidadosamente sobre um alicerce de cascalho, com ou sem argamassa. Para uma aparência mais formal são usadas pedras retangulares.

  • A pavimentação com tijolos assentados profissionalmente é durável e formal. Há vários padrões e guarnições possíveis, mas os estilos mais simples têm melhor aparência. Os tijolos para calçadas são mais planos e largos do que os de construção. Podem ser usados os reciclados ou os antigos para calçadas e guarnições.

  • Uma calçada comum de concreto, modesta e simples, é uma escolha prática e de boa aparência, sendo geralmente mais barata do que pedras ou tijolos. Lembre-se de fazer o caminho suficientemente largo ou poderá parecer restrita demais.

  • Quando é necessário fazer um caminho e deseja-se uma aparência casual, pode-se usar lascas de madeira ou cascas de árvore. Esse tipo de caminho é permeável ou seja, a água não escorre, o que o torna ambientalmente amigável. Como as lascas se quebram, de tempos em tempos é necessário acrescentar uma nova camada para refazer o caminho. As lascas velhas que estão se decompondo podem ser deixadas no lugar embaixo das novas ou ser usadas como cobertura em torno das árvores ou para adornar o solo.

Destaques do jardim

  • Use uma coleção de vasos para acabar com as passagens e atalhos. Lacunas nas moitas de arbustos ou na cerca em torno do seu quintal são um convite para as crianças da vizinhança passarem. Mesmo os adultos ficarão tentados a cortar caminho através do gramado ao invés de seguir um caminho mais longo pela calçada. Redirecione o tráfego bloqueando aberturas e atalhos com grandes vasos de plantas, flores, ervas ou mesmo plantas que vivem dentro de casa e são trazidas para fora no verão. Agrupe-os formando uma barreira que não seja facilmente contornada. Como bônus, você terá um agrupamento de plantas dinâmico com grande impacto no paisagismo.

    Plante flores diversas no seu jardim.
    Carrinho de mão de jardim é uma maneira de bloquear atalhos
  • Use o concreto velho de calçadas quebradas para fazer margens em canteiros ou decorações. Esse entulho é dado ou é vendido bem barato pelas comunidades que estão fazendo restauração das calçadas. Outras pessoas podem ter a mesma idéia, então ligue bem antes de precisar do concreto e deixe seu nome em uma lista de espera, se necessário.
  • Crie um jardim sombreado sem árvores plantando embaixo de uma pérgula coberta de trepadeiras. Esses jardins podem ter o aspecto de uma mistura de samambaias, folhagens largas e flores-do-campo, mais algumas flores deslumbrantes como as azaléias e rododendros. Embora essas plantas geralmente cresçam entre árvores e arbustos, elas podem se dar bem nas sombras feitas por outras estruturas (muros, cercas, casas ou uma pérgula coberta de trepadeiras).
  • A vantagem de um jardim sombreado por uma pérgula é que menos raízes competem pela umidade e pelos nutrientes. E diferentemente das plantas colocadas perto de um muro ou construção, o jardim sombreado pela pérgula tem circulação de ar fresco à vontade. Além disso, uma pérgula tem um aspecto magnífico quando está coberta de flores e folhagens elegantes.
  • Cubra as pedras e tijolos com musgo usando um milk-shake feito de soro de leite e musgo. O aspecto do musgo verde macio dá um ar de antigüidade, indestrutibilidade e beleza aos muros, calçadas ou jardins com pedras do campo. Você pode esperar alguns anos para o musgo se espalhar naturalmente pelos locais úmidos e sombreados ou pode incentivar um aparecimento mais rápido. Colha pedaços de musgo na redondeza, os tipos que se dão bem no seu clima e encontre um local no jardim similar àquele onde eles crescem naturalmente. Misture o musgo com o soro de leite em um liquidificador e jogue o preparado nas pedras ou tijolos apropriados do seu jardim. Deixe a mistura secar completamente. Mantenha a área úmida, porém, não tão molhada a ponto de o milk-shake escorrer dos tijolos ou pedras. Logo os novos musgos aparecerão.
  • Reduza o volume dos ventos fortes plantando um sortimento estratificado de plantas que formem um quebra-vento. O vento pode bater por baixo e secar as plantas, geralmente dificultando o bom crescimento do jardim. Plantas estratificadas (plantas altas junto com plantas tolerantes à sombra crescendo embaixo delas) criam uma barreira natural que abranda o vento. Cercas sólidas, por outro lado, fazem com que o vento escape por cima e faça um redemoinho no outro lado.

Um banco no jardim contribui com sua beleza.
2006 Publications International, Ltd.
Um banco no jardim contribui com sua beleza

  • Não se esqueça de colocar um banco no jardim. Você pode sentar e admirar a sua obra, que sempre parece mais bonita de perto. Seu banco, mesmo que seja rústico, pode fazer o papel de uma escultura de jardim. Se você não quer ficar limitado a apenas alguns tipos e cores de flores no jardim, considere plantar um jardim misto. Com a quantidade maravilhosa de plantas anuais a sua disposição é possível realmente ter um jardim inteiramente diferente e único a cada estação. Na próxima seção discutiremos como projetar para manter a privacidade.