Como tratar um cão mordido por uma cobra

Mordidas de cobras venenosas são raras nos Estados Unidos/>. A maioria das cobras não são venenosas e nenhuma atacaria um cachorro sem ser provocada. Porém, como os cães são curiosos, as mordidas acontecem.

Esteja preparado lendo as dicas de tratamento para mordidas de cobra.

Venenosa

Mordida venenosa
2006 Publications International, Ltd.
Mordida venenosa

Os sinais de uma mordida de cobra venenosa são duas marcas de dentes, dor, inchaço, vômito e dificuldade respiratória, além de possível paralisia e convulsão. Também observe sinais de choque, que incluem gengivas pálidas ou brancas, batimento cardíaco e respiração rápida.

O tratamento deve começar o mais rápido possível após a mordida. Se a cobra foi morta, leve-a para o veterinário identificar. Senão, tente lembrar de marcas que possam identificá-la.

  • Contenha o cão, se necessário.
  • Aproxime-se do cachorro lentamente, falando em um tom de voz tranqüilizador.
  • Se você estiver sozinho, prenda a guia em algum objeto fixo, como uma cerca. Puxe o cachorro para perto desse objeto e amarre a guia de maneira que ele não consiga mexer a cabeça.
  • Faça uma focinheira no cachorro para sua proteção, se necessário.

  • Corte o pêlo na área da mordida.
  • Lave a região derramando água oxigenada 3% diretamente sobre a mordida.
  • Leve o cachorro imediatamente ao veterinário.

Não venenosa

Mordida não venenosa
2006 Publications International, Ltd.
Mordida não venenosa

Os sinais de uma mordida de cobra não venenosa são uma marca em forma de U. Se você não tem certeza se a cobra é ou não venenosa, trate como se fosse venenosa. Veja acima.

Vários ferimentos podem deixar o cachorro inconsciente. Veja na próxima seção algumas dicas sobre o que fazer nesse tipo de situação de emergência.