Como podar as plantas

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Alguns cortes de poda básicos o ajudarão a rejuvenescer e controlar o tamanho de seus arbustos e árvores.

Faça a poda com tesoura de poda, cortadores, e uma serra que sejam de ótima qualidade. As lâminas afiadas e as cabos resistentes podem fazer a poda de um modo fácil. As lâminas sem corte, que estão enferrujadas e aderentes, fazem o serviço ficar mais difícil do que deveria ser. Elas também podem fazer com que a madeira seja esmagada ou espremida, o que é prejudicial à planta. Procure lâminas firmes, duráveis, capazes de ser reafiadas e uma com o funcionamento macio e resistente da porca que mantém as lâminas juntas. Tesouras de lâminas grandes de poda manual também devem ter um trinco de segurança para manter as lâminas fechadas quando não estão em uso.

Fazer a poda das velas dos pinheiros para controlar a sua altura ou fazer os ramos mais grossos. Poda de velas (também conhecido como poda de brotos) se aplica ao manejamento de novos ramos que surgem na primavera. Quando o broto-vela está totalmente alongado - mas antes das acículas alargarem - use a sua tesoura grande de podar para cortar um pouco, na metade, ou na maior parte do broto dependendo de quanto você quer limitar o tamanho. O corte deve inclinar-se em um ângulo em vez de cortar diretamente através do broto-vela. Vem a próxima primavera, e grupos de novos ramos laterais aparecerão. Continue fazendo a poda de brotos novos a cada ano para ter resultados mais surpreendentes.

A poda da vela é especialmente prática para manter os pinheiros-de-montanha pequenos o suficiente para uso perto da casa ou em um canteiro. Ele também pode ajudar pinheiros fracos, ramificados a encher para formar um cone mais sólido e substancial.

Tesouras de poda manual são úteis para galhos menores.
2006 Publications International, Ltd.
Tesouras de poda manual são úteis para galhos menores

Poda de renovação para floração de arbustos através da remoção de um terço dos troncos uma vez a cada ano. Este esforço modesto atua como uma fonte de juventude, mantendo esses arbustos jovens. É muito melhor do que aparar, que diminui a floração, tem de ser repetida freqüentemente, e pode até acelerar o envelhecimento.

Use cortadores de poda ou uma serra de poda para cortar os troncos mais velhos da base, de maneira ideal no início da primavera antes dos arbustos terem a quebra da dormência. Esta época apropriada estimula a renovação rápida, mas algumas flores de primavera serão sacrificadas nas primeiras florações. Se você não pode ter aquilo que pensou, espere para podar até o fim da floração. Com a chegada da primavera e do verão, os novos ramos tomarão o lugar dos velhos ramos. Se podou a cada ano, o arbusto será constantemente rejuvenescido, permanecendo saudável e belo.

Rejuvenesça os arbustos cansados, cobertos de vegetação, ou fracos cortando-os pela base. Embora isto possa parecer uma desistência, somente o oposto é verdadeiro. Ele pode ser o início de um novo arbusto inteiro. Esta técnica funciona bem com arbustos que crescem facilmente como lilás (flor), viburnos, e arbustos de borboleta mas não é geralmente eficaz com arbustos sempre-verdes (exceto madeiras de buxo). A idéia é semelhante à poda de renovação, só que mais radical. Deve ser feita no início da primavera antes das folhas ou flores aparecerem.

Os arbustos com sistemas de raízes fortes rebrotarão com uma fonte de novos troncos. Para que eles não se aglomerem, você deverá afinar as partes excessivamente grossas para permitir ao mais forte continuar crescendo e formar a base do novo arbusto.

Os arbustos com sistemas de raízes fracas ou com problemas de doença não poderão rebrotar. Caso não haja nenhum sinal de vida um mês ou dois depois de cortar o arbusto, comece a procurar uma planta para substituição.

  • Pode do lado externo do anel do caule de uma árvore para um restabelecimento rápido e boa saúde da árvore. O anel do caule é o elevado localizado na base do caule, onde ele resulta de outro galho ou tronco. O anel do caule parece com uma ala de isolação de hospital; ele aloja protetores químicos, impedindo que doenças invadam o galho de origem. Quando remover um caule por qualquer razão, deixando aquele anel do caule no local, ele irá bloquear qualquer passagem de agente patogênico.

  • A poda de modo inclinado corta os gomos para ajudar a água a escorrer. Isto ajuda a manter o gomo saudável e assim pode crescer e prosperar.

A poda apropriada não só deixará os seus arbustos e árvores com aspecto melhor, como também irá garantir a vitalidade contínua e saúde deles.

Publications International, Ltd.