Como usar os pesticidas com segurança

Autor: 
C. Burrell

Na manutenção de uma paisagem, seja ela um gramado ou planta, pode chegar um momento em que será preciso algum tipo de pesticida. É bom ter um conhecimento básico sobre os pesticidas, assim como dicas de bom senso sobre segurança dos pesticidas.

Pesticidas 

Pesticidas são produtos químicos usados para controlar pragas. Entre eles estão os inseticidas, os herbicidas, os fungicidas e outros. Para que um pesticida seja eficaz, ele tem que interferir no desenvolvimento normal da praga sem causar danos ao hospedeiro. Isto não quer dizer que todas as pragas serão eliminadas. Na verdade, o seu problema com as pragas pode não ser grave a ponto de justificar o uso de químicos. Por exemplo, pode ser muito fácil remover manualmente alguns dentes de leão do gramado.

Deve-se usar os pesticidas como um último recurso. Sempre que possível, use pesticidas orgânicos. Uma possibilidade são os pesticidas que contêm o Bacillus thuringiensis (Bt), a bactéria que mata algumas pragas, mas que não é tóxica para outros animais ou plantas. Se for absolutamente necessário, use produtos químicos tóxicos com o maior cuidado.

Dentes de leão são um problema comum nos Estados Unidos.
© 2006 Publications International, Ltd.
Dentes-de-leão são um problema comum em jardins

A segurança ao lidar, misturar, aplicar e guardar pesticidas químicos é muito importante. A maior parte dos envenenamentos ocorre durante o processo de mistura. Derrubar o produto químico concentrado na pele ou nos olhos, por exemplo, pode ser evitado ao se usar mangas longas e calças compridas, luvas de borracha e óculos de proteção.

Os pesticidas precisam ser armazenados em seus frascos originais; nunca armazene uma solução diluída em uma garrafa ou pote. Sempre mantenha todos os pesticidas fora do alcance de crianças. Leia o rótulo do pesticida e siga as instruções toda vez quefor usá-lo. Siga as instruções com precisão: a dose adequada e as misturas já foram cientificamente calculadas para o uso mais eficaz.

Inseticidas

Os inseticidas são pesticidas usados para controlar pragas de insetos. Você vai precisar, em primeiro lugar, identificar com precisão a praga - nem todos os insetos podem ser controlados com um inseticida.

Insetos daninhos são os que mastigam as folhas e raízes e perfuram a planta e sugam sua seiva. Os inseticidas controladores de insetos que se alimentam de raízes podem ser aplicados em grânulos com um dosador ou um pulverizador, para o caso do líquido. De uma maneira ou de outra, é importante regar o solo com o produto químico e evitar que crianças e animais domésticos e selvagens fiquem no gramado durante o período de segurança especificado no rótulo do pesticida.

O melhor a se fazer para controlar os principais insetos predadores que alimentam-se das folhagens ou grama é pulverizar o pesticida e permitir que ele seque na folhagem. A eficiência do pesticida é perdida se ele for lavado pela chuva ou pela irrigação.

Herbicidas

Os herbicidas, pesticidas que controlam ervas daninhas, são produtos químicos que você vai usar em seu gramado em uma proporção menor, em canteiros com folhagens que foram plantados recentemente. As ervas daninhas são divididas em duas categorias principais. As perenes de folhas largas ou gramíneas e vivem por muitos anos. Os anuais, tanto de folhas largas como gramíneas, vivem apenas por uma estação e voltam a ser sementes.

Herbicidas pré-emergentes são usados para evitar a germinação de muitas espécies de mato, principalmente as anuais. Eles são usados com freqüência no início da primavera para prevenir que o mato, como o capim-da-roça, germine no final da primavera.

Estes herbicidas são aplicados diretamente sobre as ervas daninhas que germinaram recentemente ou sobre as já estabelecidas. Mato de folha larga e gramíneas perenes são tratados com mais freqüência com herbicidas classificados como: herbicidas de contato, que agem apenas na área onde são depositados; e herbicida sistêmico, que tem controle sobre toda a planta. Os herbicidas sistêmicos são os mais eficazes para ervas daninhas perenes.

Os herbicidas também estão agrupados em seletivos ou não seletivos. Um herbicida seletivo controla uma categoria de plantas (por exemplo, os matos de folha larga, mas não as gramas). Os herbicidas não seletivos matam qualquer planta verde com a qual o produto químico entre em contato. Os herbicidas não seletivos são úteis para controlar o mato em trilhas, entradas de carro e pátios.

Tome cuidado, porém, que uma brisa leve pode fazer com que o produto químico seja levado até as plantas ornamentais mais próximas, causando estrago ou matando-as. Quando usar um herbicida não seletivo, mantenha o bocal do borrifador perto do mato e nunca aplique quando tiver brisa ou vento. O objetivo é controlar os matos enquanto minimiza o dano às plantas ornamentais e à grama.

Como você pode ver pelas sugestões descritas nesta matéria, manter um gramado saudável é relativamente simples se você seguir algumas orientações básicas durante a plantação e certificar-se de manter as pragas longe. Continue lendo para aprender como identificar matos e pragas.