Como plantar um gramado

Autor: 
C. Burrell

Você fica maravilhado com os gramados fantásticos que vê em cada casa do quarteirão, menos na sua? Seus vizinhos podem fazer parecer fácil, mas plantar e manter um gramado, quer dizer, um belo gramado, dá trabalho e exige o cuidado adequado.

É possível ter um gramado verdinho com cuidados no plantio e no trato
© Damir Spanic / iStockphoto
É possível ter um gramado verdinho como o de um campo de golfe com cuidados no plantio e no trato

 

Se o seu gramado não é um daqueles invejados pelos outros, então leia as dicas úteis desta matéria. 

  • Como plantar um gramado

    Para ter aquele gramado verde exuberante que você sempre sonhou, primeiro é preciso plantá-lo. Aqui você aprenderá qual a melhor maneira de plantar um gramado novo ou renovar um antigo. Existem dois tipos diferentes de grama, em touceira ou rasteira. Qualquer um deles forma um tapete espesso de gramado. Plantar a grama de maneira correta é essencial para se obter o resultado esperado. Mostraremos como conseguir este tapete, quando plantar a semente de grama, como colocar as placas de grama e quais passos precisam ser seguidos para formar um gramado.

  • Prevenção às pragas

    Depois do plantio o seu gramado maravilhoso parece que está crescendo saudável. Até que você nota algumas manchas marrons em certos cantos ou partes dele parecem estranhas. Não há nada pior do que pragas que infestam um belo gramado. Para sua sorte, esta seção vai dar algumas dicas sobre como lidar com esses inconvenientes, tais como afogar lesmas em pratinhos com cerveja ou espantar animais com sacos de sabão ou cabelo humano. Mostraremos também técnicas preventivas, inclusive como atrair insetos benéficos para o seu jardim ou plantar certos tipos de ervas e vegetais que afastam as pragas.

  • Como usar os pesticidas com segurança

    Ao perceber que há um problema de pragas no gramado, você precisa decidir como se livrar delas. Às vezes, sua melhor opção é usar pesticidas. Descubra aqui como determinar se os pesticidas são a sua única opção contra as pragas e as ervas daninha do gramado. Daremos dicas para que o manuseio destes produtos seja feito de maneira correta. Antes de usar qualquer inseticida ou herbicida, é bom aprender tudo sobre as diferentes opções e como usá-los com segurança.

  • As ervas daninhas e o gramado

    Você tem um problema no seu gramado. Apareceram moitas grandes de folhas grossas e peludas. Estas folhas tenras, peludinhas, se espalham e invadem a sua grama, impedindo que ela cresça com toda a sua força. Consulte esta tabela para descobrir que tipo de erva daninha está atacando o seu gramado e exatamente o que fazer a respeito. Daremos dicas de como controlar o crescimento do mato e que tipos de ervas são comestíveis, caso queira acabar com o mato transformando-o em alimento.

  • Pragas que atacam a grama

    Um dia você chega em casa depois de uma longa jornada de trabalho e encontra
    longas fileiras de solo exposto por todo o gramado. Depois de uma inspeção melhor, verifica que estas trilhas são côncavas. Você vê buracos espalhados pelo jardim, eles levam a túneis por baixo da terra. Mostraremos a você uma tabela muito útil que o ajudará a identificar o culpado que está debaixo do seu solo,  fazendo com que a sua grama tão querida definhe. Falaremos sobre os sinais que indicam a exsitência de pragas detestáveis como ácaros, percevejos, toupeiras, lagartas e outros, além das melhores formas de se defender contra elas.

  • Pragas que atacam a vegetação

    Sentar no quintal e curtir o seu jardim fica menos divertido quando você observa os buracos com formatos estranhos próximos da base de suas plantinhas preferidas. Você sabe que as pragas estão atacando suas plantas. Aprenda a proteger-se destas pragas desagradáveis como as lesmas, caracóis, pulgões e outros. Você também vai aprender quais pragas gostam mais de quais tipos de plantas. E vamos ensiná-lo como combatê-las com recipientes rasos de cerveja para atrair as pragas e fazer com que se afoguem. Esta seção vai ajudá-lo a desvendar a raiz do seu problema.

Chegou a hora de conquistar um destes gramados tão admirados. Com o devido cuidado e proteção contra as ervas daninhas e pragas, este objetivo é mais fácil de ser atingido do que você pensa.