Como limpar tudo depois de pintar

Autor: 
Walter Curtis

Um dos mais importantes aspectos de um trabalho de pintura com sucesso é manter as coisas limpas enquanto estiver trabalhando. Também é importante limpar o material tão logo termine e remover quaisquer respingos e pingos tão logo aconteçam. Aqui vão algumas dicas:

Minimizando os pingos e respingos

Mesmo se você tiver dividido o cômodo, evite bater com o rolo na parede enquanto você pinta o teto ou vice-versa, mesmo se você estiver usando a mesma cor de tinta nas duas superfícies. O rolo pode fazer depósitos de tinta cada vez que tocar a parede ou o teto.

Não importa como você move o rolo, rápida ou lentamente, ele vai espirrar um pouco de tinta. Use um cachecol ou um boné (bonés de pintor baratos estão disponíveis em lojas de tinta) e tenha certeza de que o chão e os móveis estejam cobertos com um pano. Lonas são melhores porque elas são duráveis, resistentes e reutilizáveis. Plásticos, entretanto, não são caros e, se você fixar com fita adesiva não vão escorregar e são eficazes.

Se você preferir não proteger as janelas e portas e outras madeiras, minimize os riscos de respingos usando uma proteção de tinta, tanto feita em casa ou comprada em distribuidores de tinta. As proteções vendidas em lojas vêm em vários tamanhos e materiais (plástico ou alumínio). As proteções feitas em casa podem ser de papelão fino ou de lâminas de venezianas antigas. A proteção de pintura funciona como uma fita adesiva móvel. Segurando a proteção em uma mão, posicione-a perpendicularmente à superfície a ser pintada. Segure com a outra mão, aplique a tinta. Proteção de pintura é ideal para pintar as esquadrias de janelas por que podem ser usadas para manter a tinta longe do vidro, eliminando a necessidade de raspagem da tinta seca.

Como alguns respingos são inevitáveis, mantenha uma esponja úmida e um balde por perto enquanto estiver usando tinta látex. Se estiver usando um tinta à base de solvente, mantenha o solvente e um trapo por perto para limpar os possíveis respingos antes de secarem.

Limpando pingos e respingos de vidraças

A melhor hora de limpar as gotas ou respingos de tinta é quando eles ainda estiverem molhados para que saiam facilmente. Se você deixar passar, vai ter de limpar depois com certa dificuldade.

Se você estiver usando fita adesiva ao redor das janelas, retire logo depois de pintar. Caso contrário, ela pode puxar a tinta. Se tiver pintado com proteção de pintura ou à mão livre, provavelmente haverá algumas gotas ou manchas de tinta no vidro. Uma lâmina de raspagem, disponível em lojas de tinta ou de ferragens, vai raspar a tinta do vidro com facilidade. Evite quebrar o lacre entre a nova pintura e a vidraça quando estiver limpando as bordas ao redor dos caixilhos.

Use um raspador para remover a tinta seca do vidro. Evite quebrar o lacre entre a tinta e a vidraça.
�2006 Publications International, Ltd.
Use um raspador para remover a tinta seca do vidro.
Evite quebrar o lacre entre a tinta e a vidraça.

Limpar as gotas e respingos na maioria das superfícies é fácil e não toma tempo. Para a tinta látex, um pano macio com detergente e água morna resolve problema. Não esfregue uma tinta fresca, mesmo que esteja seca ao toque. Muitas tintas não secam completamente em 30 dias ou mais. Para tintas com solvente, use um pano macio e líquido de mineral ou essência de terebintina para amaciar e remover as gotas de tinta secas. Passe água com detergente pela área novamente.

Para remover gotas de tinta de madeira, piso cerâmico ou assoalho, enrole um pano em um estilete e raspe suavemente até remover tudo. Depois lave a área com água morna e sabão. Evite usar solvente, pois pode danificar a pintura do piso.

Limpando o material de pintura

Limpar o material de pintura inclui não apenas os pincéis e rolos, mas tudo que for reutilizável como panos, latas de tinta, recipientes e bandejas de tinta para rolo. Não demore para limpar o material um minuto além do necessário. A tinta fresca dos pincéis, rolos e bandejas pode ser facilmente limpa; não deixe que a tinta seque para evitar mais trabalho e tempo para limpar.

Rolos com cobertura barata não são bons para limpeza. Alguns resíduos de tinta permanecem no rolo. Quando o rolo for exposto à tinta fresca mais tarde, a tinta seca pode amaciar e manchar a nova pintura. Se usar um rolo barato, compre um novo para cada trabalho e economize tempo e esforço tentando limpá-los. Se comprar um rolo de qualidade profissional, ele pode ser completamente limpo e usado várias vezes.

Se usar tinta látex, esfregue os pincéis pela borda da lata de tinta para remover a maioria da tinta. Depois enxágüe os pincéis e rolo em água morna e lave com detergente. Uma escova para pincel pode ajudar a remover os resíduos das cerdas. Para retirar o excesso de água, esprema suavemente as cerdas ou vá para fora com o pincel e chacoalhe vigorosamente. Esprema a água dos rolos. Use papel toalha para secar qualquer resto de água que possa ter nos pincéis e rolos.

Quando o pincel estiver limpo, chacoalhe para retirar o excesso de solvente ou água e escove as cerdas.
�2006 Publications International, Ltd.
Quando o pincel estiver limpo, chacoalhe para retirar o excesso de solvente
ou água e escove as cerdas

Com tintas à base de solvente, use o solvente adequado como identificado no rótulo da lata de tinta. Agite os pincéis e rolo em um recipiente de solvente. Repita este processo para retirar toda a tinta. Para limpar os pincéis, coloque um pouco de solvente em uma xícara de café. Para os rolos, use uma forma de alumínio barata ou uma bandeja de tinta para rolo. Os solventes são tóxicos e inflamáveis, não fume ou trabalhe perto de aquecedores de água ou forno, e certifique-se de que o local esteja ventilado. Use papel toalha para retirar o excesso de solvente dos pincéis e rolos, depois lave tudo com água morna e sabão. Pendure os pincéis até que estejam completamente secos, pendure os rolos de ponta cabeça.

Limpe, lave e seque as bandejas de tinta para rolo e outros recipientes. Limpe as bordas das latas de tinta e feche bem as tampas com martelo para preservar os restos de tinta. Guarde as latas de tinta e latas de solvente longe do calor ou frio extremo e longe do alcance de crianças. Se restar menos de um 1/4 da lata de tinta, guarde em um vidro tampado e mantenha-a fora de alcance. Os pincéis e rolos que foram limpos e secos devem ser embrulhados antes de serem guardados. Os pincéis podem ficar no fundo de sacos de plástico ou papel originais, ou podem ser embrulhados em folhas de alumínio. Os rolos podem ser embrulhados em papel cartão, folha ou sacos plásticos perfurados.

Para limpar os panos com os pingos ou a lona ou o plástico, limpe a maior parte com água, sabão e papel toalha. Não use solvente nos tecidos, isso pode dissolvê-los. Deixe-os secar completamente, dobre-os e guarde com os outros materiais para o próximo projeto.

Como você viu neste artigo, pintar um cômodo é um processo de passo-a-passo. Mas se seguir com cuidado estes passos, da preparação à limpeza, seu cômodo vai parecer novo.

Precauções com a pintura
Exceto pelo perigo de uma escada ou andaime, pintar pode não parecer muito arriscado para o pintor ou para os membros da família, mas a tinta pode ser perigosa à saúde. Ela é uma combinação química e requer cuidado no manuseio e precauções adequadas. Portanto, aqui vão algumas dicas:
  • Os ingredientes da tinta à base de água ou à base de solvente são venenos e devem ficar longe de crianças e animais. Os antídotos estão nos rótulos das latas.

  • Trabalhe em áreas bem ventiladas o tempo todo, mesmo se estiver usando tinta sem cheiro. Elas ainda contêm vapores que podem ser prejudiciais se inalados. Use uma máscara de pintor quando estiver pintando interiores. Use também em áreas externas, se estiver usando jateador sem ar. Não durma em um cômodo até que o cheiro tenha se dissipado.

  • Não fume enquanto estiver pintando e, se possível, desligue pilotos de equipamentos de luz a gás.

  • Tintas químicas tóxicas podem ser absorvidas pela pele. Lave-se o mais breve possível.

  • Quando for pintar a uma altura que estiver sobre a cabeça, use óculos de proteção. Ingredientes químicos podem queimar o sensível tecido dos olhos.

  • Nunca beba álcool enquanto estiver pintando. Combinado com o vapor da tinta, pode ser mortal.

Dependendo da área de sua casa que vai ser pintada, você deve determinar a técnica para seu trabalho. Usando as orientações mencionadas neste artigo, seu projeto pode ficar como o de um profissional.

Publications International, Ltd.