Como pintar armários e pisos

Autor: 
Walter Curtis

Os armários e o chão são relativamente fáceis de pintar, se você souber como fazer. Nesta seção, vamos mostrar alguns truques que o ajudarão a pintar estas superfícies como um profissional.

Armários

Pintar armários e cristaleiras fica mais fácil se você tirar as obstruções primeiro, incluindo as prateleiras, gavetas, puxadores, alças, maçanetas e trincos. Se as dobradiças tiverem pinos, você pode remover facilmente, retire as portas até que o interior e as superfícies do armário e da cristaleira estejam pintados.

Pinte os armários nesta seqüência, iniciando de dentro para fora. Pinte as gavetas por último.
2006 Publications International, Ltd.
Pinte os armários nesta
seqüência, iniciando de dentro para
fora. Pinte as gavetas por último.

A parte mais difícil de pintar os armários é alcançar as partes quase inacessíveis do interior. Considere encurtar os cabos de seus pincéis para facilitar as coisas. Pinte as paredes internas do fundo, o teto, as paredes laterais e o chão, os topos e as bordas das prateleiras.

Depois pinte todas as superfícies do exterior, trabalhe de cima para baixo. Se as portas estiverem no lugar, deixe-as abertas e pinte as partes de dentro. Então feche um pouco e pinte o exterior. Finalmente, coloque as gavetas sobre um jornal e pinte apenas suas frentes. Não pinte os lados ou o fundo exterior das gavetas.

Chão

Antes só utilizada em varandas, hoje é muito comum fazer pintura em chão de madeira, especialmente em casas de férias. Se estiver tudo preparado, você pode pintar um chão pequeno em apenas algumas horas.

As técnicas para pintar o chão são as mesmas para pintar qualquer superfície grande. Tenha certeza de remover todos os vestígios de cera ou terra que o chão possa ter em sua superfície, melhorando a capacidade de adesão da tinta. Você pode usar tinta comum para pintar a varanda ou o deque, mas a escolha da cor pode ser restrita. Você também pode usar um esmalte à base de óleo. Em ambos os casos, faça de duas a quatro camadas de poliuretano claro para proteger o acabamento da pintura.

Primeiro, remova toda a mobília da área, e divida a pintura dos rodapés com um pincel. Depois você pode usar tanto uma brocha quanto um rolo médio para o resto do chão. Se você usar um cabo de extensão no rolo, pode fazer o trabalho em pé. Pinte todo o chão do cômodo. Na maioria dos pisos, deve-se aplicar pelo menos duas camadas de tinta, depois duas, três ou quatro camadas de poliuretano. Deixe cada camada secar completamente antes de entrar novamente no cômodo, e use sapatos com solado de borracha até depois que a última camada secar bem para evitar arranhar a superfície.

Pintar pisos de alvenaria é mais fácil, mais rápido, mais barato e mais comum do que pintar pisos de madeira. A umidade é o maior problema das pinturas em alvenaria. A maioria de alvenaria é porosa, e a água que passa por ela empurra a tinta e surgem pequenas partículas. Além disso, a alcalinidade na alvenaria afeta a propriedade de adesão de algumas tintas e ataca os pigmentos em outras. A tinta feita para as superfícies de alvenaria podem precisar de um tratamento complicado.

Há muitas tintas à base de látex para alvenaria que oferecem vantagens de fácil aplicação e fácil limpeza. Elas podem ser usadas em condições de umidade sem problemas de adesão. Tintas à base de cimento são usadas com freqüência em concreto sem pintura anterior, no qual a umidade de baixa pressão é o problema. Tintas epoxy geralmente são aplicadas onde é necessário um acabamento resistente à umidade e química. Apenas tenha certeza de que a tinta que estiver usando é compatível com qualquer tinta já existente e com o tipo de alvenaria que você estiver cobrindo. Um distribuidor de tinta pode ajudar você a selecionar o revestimento adequado.

Antes de começar a pintar, conserte e remende qualquer rachadura e buracos completamente. Então, vista uma luva de borracha e óculos de proteção, use 10% de solução de ácido muriático para remover eflorescentes, o pó esbranquiçado que aparece nos orifícios do concreto. Passe a solução e deixe a área secar, enxagüe completamente e deixe secar novamente. Lave todo o chão com um detergente forte ou um desengordurante para concreto. Então, uma vez que o chão estiver seco, passe o aspirador de pó para remover qualquer resto de sujeira antes de começar a pintar.

A maioria dos pisos de alvenaria pode ser pintada com rolo felpudo (com um cabo para que você possa pintar em pé), mas você pode precisar de um pincel para áreas difíceis. Dependendo das condições da superfície e do tipo de tinta que estiver usando, você pode ter de aplicar uma segunda camada. Caso precise, leia o rótulo da tinta para saber quanto tempo deve esperar entre as camadas.

Algumas pessoas gostam de terminar um cômodo adicionando flores decorativas. A próxima seção vai mostrar como usar estênceis, texturas e faixas.