Como preparar o cômodo para a pintura

Autor: 
Walter Curtis

Se estiver pintando uma parede nova, você pode pular a fase de preparação. Mas se estiver pintando uma superfície previamente pintada, procure por áreas ásperas, descascadas ou lascadas. A melhor forma de encontrar imperfeições é remover toda a mobília do cômodo. Se isso não for possível, reúna tudo em uma área e cubra. Cubra também o chão para evitar sujar com os pingos. Retire todas as cortinas e seus trilhos. Solte os lustres, deixe-os pendurados e embrulhados em sacos plásticos. Remova os espelhos de tomadas e interruptores (se você tiver a intenção de pintá-los da mesma cor que a parede, faça isso enquanto eles estiverem fora da parede). Se você encontrar imperfeições, agora é a hora de arrumar. Não precisa passar um fim de semana ou uma semana inteira fazendo os reparos internos. Ao invés disso, você pode dividir em tarefas menores, consertos rápidos que levam uma ou duas horas cada.

Depois de consertar os defeitos, lave as superfícies a serem pintadas com água quente e com um detergente ou sabão para lavagem de paredes para remover fuligem, graxa, fumaça de cigarro e sujeira trazida pelo ar. Passe uma esponja molhada (não encharcada) pela parede fazendo uma faixa de cerca de 60 cm. Esprema a água suja da esponja em um balde ou no ralo. Passe por toda a parede espremendo sempre a esponja para retirar o máximo de sujeira possível. Esprema a esponja novamente e enxagüe com água limpa. Depois, passe a esponja pela mesma área novamente para remover o restante de sujeira e resíduos de detergente. Isto parece tedioso, mas é bem rápido e você vai terminar com uma parede limpa e preparada para receber a nova pintura.

Esfregue a parede com um pano de limpeza.
�2006 Publications International, Ltd.
Esfregue a parede com um pano de limpeza. Esprema a água suja do
pano de limpeza em um balde separado ou em um ralo.

Não tente pintar uma superfície que já tem um acabamento brilhante, mesmo se estiver limpa. As superfícies brilhantes não dão boa aderência. E mesmo se a tinta continuar, ela pode não ficar na parede. Para cortar o brilho da parede, lave com uma forte solução de trisódio de fosfato (TSP), disponível em lojas de materiais de construção e de tintas. Misture o pó TSP em água quente, até dissolver bem. Esfregue na parede e passe a esponja para secar. Enxagüe com água limpa e passe novamente a esponja para secar. Se você não encontrar TSP (em algumas localidades ele foi proibido por poluir fontes de água), pode usar o antibrilho comercial, que é uma solução que se esfrega em superfícies brilhantes antes de pintá-las.

Você também pode usar a solução antibrilho em peças de madeira ou pode dar uma lixada na madeira com lixa média ou fina. Passe a vassoura ou o aspirador de pó para remover o pó antes de pintar. Nos rodapés, remova o acúmulo de cera ou acabamento acrílico de piso com removedor de cera ou removedor de acabamento.

Raspagem

Quanto mais velha sua casa, maior a chance de haver áreas que precisem de raspagem. Uma pintura anterior pode ter começado a descascar ou rachar em alguns lugares. Os peitoris e esquadrias podem ter lascado ou a pintura antiga pode ter craquelado. Se você encontrar estas situações, raspe com cuidado para remover as partículas soltas, depois lixe suavemente para uniformizar a área. Se você terminar de desgastar a madeira, prepare os locais antes de aplicar uma camada final de tinta. Se for impossível unir as áreas raspadas com as não raspadas na parede, passe um pouco de massa corrida. Quando as paredes estiverem secas, lixe suavemente antes de pintar.

Para evitar que a tinta infiltre sob a fita adesiva, use uma colher para pressionar a fita na superfície.
�2006 Publications International, Ltd.
Para evitar que a tinta infiltre sob a fita adesiva, use a parte côncava
de uma colher para aderi-la bem à superfície

Fita adesiva

Onde duas novas cores de tinta se unem em uma única superfície, é praticamente impossível manter uma linha reta entre elas durante a pintura à mão livre, tanto com pincel como com rolo. Para conseguir uma linha reta, use um nivelador de carpinteiro e um lápis para desenhar uma linha tênue na parede. Então, alinhe a fita adesiva com a linha pela parede. Retire a fita do rolo um pouco por vez e vá grudando na parede com o polegar. Não puxe muito a fita enquanto estiver fixando ou ela vai esticar e encolher depois que estiver no lugar. Para que a pintura não escorra sob a fita adesiva, use o côncavo de uma colher para pressionar bem a fita na superfície.

Não retire a fita até que a tinta seque. Se fizer isso, ela pode puxar a tinta da superfície. Com a tinta látex, é necessário esperar meia hora. Com outros tipos, duas ou três horas depois é suficiente. O rótulo da lata de tinta especifica quanto tempo ela demora para secar completamente.

A fita adesiva é útil para proteger os cantos ao redor de janelas, portas, embutidos, rodapés ou estantes. Quando estiver pintando a parede pela primeira vez com um pincel ou um rolo, não precisa se preocupar com os cantos.

Você agora está pronto para pintar. Vamos falar desta tarefa na próxima seção, ensinando como pintar paredes, tetos e madeira.