Como personalizar roupas

Quantas vezes não ouvimos o comentário "essa roupa tem a sua cara" para expressar o casamento perfeito entre um traje e o estilo de uma pessoa? Com o fácil acesso às impressoras de jato de tinta, objeto presente em grande parte das residências que possuem um computador, produzir itens com estampas personalizadas virou uma atividade extremamente simples e que não requer um grande investimento para ser concluída. Veja a seguir, passo a passo, o que é necessário para vestir uma camiseta com uma ilustração feita por você mesmo.


Foto: iStock.

Maquinário

Dois requisitos essenciais são a impressora e o computador. Nada de tecnologia de ponta. Um modelo simples de impressora jato de tinta é suficiente. Versões básicas podem ser encontradas na faixa de R$ 150 ou até por um pouco menos. Aparelhos mais sofisticados chegam a custar mais de R$ 1.000. Os computadores mais baratos são achados nas lojas por cerca de R$ 1.000. Os modelos mais caros podem alcançar preços em torno de R$ 10 mil. Naturalmente ninguém comprará esses itens apenas para fazer a impressão de camisetas. São peças que provavelmente boa parte das pessoas dispõe em casa e fará uso do material que possui para personalização de suas roupas.

A impressora, obviamente, precisará estar municiada com ao menos um cartucho preto para que possa operar. Dependendo do desenho que se queira fazer, também haverá necessidade do uso de cartucho colorido. O preço desses itens vai variar de acordo com o modelo e a marca da impressora. Os reciclados são sensivelmente mais baratos, todavia, sua qualidade é normalmente bastante inferior ao dos originais e não se recomenda a utilização deles para esse tipo de trabalho.

Software

A princípio, é possível fazer a impressão com desenhos disponíveis na Internet. Eles são facilmente encontrados a partir dos buscadores. Nesse caso, não há necessidade da instalação de qualquer programa. Porém, quem quiser dar um passo à frente no quesito personalização e tiver a intenção de modificar imagens existentes ou mesmo fazer seus próprios desenhos, poderá instalar softwares de edição de fotos ou de criação de desenhos.

O melhor programa de edição de imagens disponível é o Adobe Photoshop. Todavia, ele precisa ser comprado. Entre os que podem ser encontrados gratuitamente na Internet estão o GIMP, o Paint.NET, o Autostitch e o PhotoScape, que oferecem bons recursos para modificação de imagens em vários formatos.

Para desenhar, o Corel Draw é o programa dominante no mercado. No entanto, assim como o Photoshop, embora existam versões gratuitas para teste por um determinado período, ele precisa ser comprado. Entre as opções gratuitas com qualidade para quem pretende fazer seus próprios desenhos para imprimir nas camisetas estão o GIMP (ele tem as duas funções), o Inkscape, o Scribus, o CinePaint e o Skencil.

Material

Com os pré-requisitos da área de informática checados, é colocar a mão na massa e partir para impressão. Nessa hora será necessário:

1) Uma camiseta de algodão - preferencialmente branca ou de cor clara, que dará mais destaque ao desenho a ser estampado. Custa em torno de R$ 20.

2) Um envelope de papel transfer para impressoras jato de tinta. O preço varia de acordo com o tamanho e a qualidade. Um pacote do mais barato, com cinco folhas, custa pouco mais de R$ 10. Há envelopes para tecidos claros e para camisetas escuras.

3) O desenho a ser utilizado

4) Um ferro de passar roupa. Evite usar ferros a vapor e prefira os que tenham base lisa. Um novo custa de R$ 40 a R$ 50, mas geralmente é um utensílio que todos possuem em casa.

5) Algumas folhas de papel sulfite no tamanho A4.

6) Uma tesoura. Item cujo preço também varia bastante de acordo com o tamanho e a qualidade, mas é outro apetrecho encontrado na maioria das residências.

7) Uma folha de papelão lisa, sem nada impresso.

Modo de fazer

1) Crie, edite ou selecione a imagem a ser impressa e grave o arquivo em seu computador.

2) Abra a imagem e escolha a opção "Imprimir". Selecione a aba "Papel/Qualidade". Escolha as seguintes opções: tamanho A4, papel comum e qualidade de impressão máximo de ppp.

3) Selecione a aba "Acabamento" e escolha a opção imagens em espelho. Dessa forma, a impressão será feita do lado contrário e quando a estampa for colocada na camiseta, ela aparecerá do lado correto.

4) Coloque o papel transfer na impressora de forma que a impressão seja feita na parte lisa do papel.

5) Pressione o botão imprimir.

6) Assim que o processo de impressão for concluído, aguarde alguns minutos para que a tinta seque completamente.

7) Usando a tesoura, corte em torno da gravura deixando uma margem de aproximadamente um centímetro de cada lado.

8) Coloque o papel transfer no ponto onde deseja que o desenho fique na camiseta. Em cima dele, posicione uma folha de papel sulfite. Use o papelão para isolar a área e evitar o contato com a parte de trás da camiseta. Passe o ferro devagar e com movimentos circulares por alguns minutos. Pressione o ferro até que a imagem saia do transfer e cole no tecido. O ferro deve estar bem quente para que esse processo funcione com perfeição.

9) Aguarde até que o local esfrie e retire a folha de sulfite e o papel de proteção do transfer com bastante cuidado e delicadeza.

10) Se quiser fazer uma nova aplicação nas costas ou mesmo em local próximo, espere a camiseta esfriar antes de repetir a operação.

Lavagem

A primeira lavagem da camiseta cujo transfer foi aplicado requer alguns cuidados extras. O primeiro deles é em relação ao tempo. Ela não deve ser feita até que se passem 48 horas da aplicação.

Outro detalhe importante é que a roupa só poderá ser lavada do lado avesso para aumentar a vida útil do desenho que foi colocado. É recomendável que a lavagem seja feita apenas com água fria e à mão. Nada de máquina de lavar ou mesmo lavagem a seco. Produtos como alvejantes são vetados.

Concluída a lavagem, a camiseta deve ser colocada no varal, sem ser torcida, à sombra. Na hora de passar, a sugestão é de que isso seja feito com a camiseta do lado do avesso e na temperatura recomendada para algodão (204 graus centígrados).