Como manter a casa limpa

Autor: 
Seleções do Reader's Digest, do livro "Salve o Meio Ambiente"

Selo Reader’s

Limpeza Ecológica

Ao reconsiderar os métodos de limpeza, é possível poupar dinheiro e reduzir o impacto no meio ambiente.

Como manter a casa limpa

Além de ser fundamental para uma vida saudável, é prazeroso morar numa casa limpa. Uma rotina regular de limpeza manterá a sujeira sob controle e reduzirá o mofo e as substâncias que produzem alergia. Limpar pouco mas com freqüência é a solução - se você limpar a poeira e a sujeira antes que grudem, não precisará de produtos químicos fortes.

Dica
A utilização de utensílios como escovas ou palhas de aço reduz a necessidade de usar substâncias químicas de ação rápida.

Dez passos para uma limpeza melhor

manter a casa limpa
  1. Impeça a entrada da sujeira. Ponha capachos de boa qualidade em todas as entradas da casa para absorver a sujeira. Os tapetes ficarão mais limpos e durarão mais.

  2. Adote a prática de entrar em casa sem sapatos para evitar a sujeira de fora. Providencie um local para os sapatos na entrada e uma cadeira para incentivar as pessoas.

  3. Arrume as pequenas desordens à medida que se formarem e não terá de enfrentar uma tarefa muito grande ao fim do dia.

  4. Em vez de usar o produto de limpeza mais forte, opte por alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente. Na maior parte das vezes, funcionarão bem.

  5. Aja rápido em casos de respingos e manchas. Você não apenas perceberá que a limpeza é mais eficaz, como também precisará de menos substâncias químicas para dar conta do trabalho.

  6. Dê tempo para os produtos de limpeza agirem e verá que pode usar uma quantidade menor deles. Deixe que os limpadores de mofo e de forno atuem durante a noite, por exemplo.

  7. Use menos quando aplicar limpadores domésticos, quer sejam marcas comerciais ou opções mais naturais. Você descobrirá que, às vezes, é suficiente limpar com um pano úmido.

  8. Use a força do braço. Escovas, esponjas de aço e panos são a primeira linha de defesa contra a sujeira e reduzem a necessidade de substâncias químicas abrasivas.

  9. Use materiais reciclados para limpar as superfícies da cozinha e do banheiro. Camisetas e toalhas de algodão são perfeitas.

  10. Estabeleça uma rotina de limpeza para manter a casa funcionando de modo eficiente. Assim, mesmo que esteja muito ocupado, pelo menos saberá que deu conta do básico a cada semana.

  • Passar o aspirador e tirar o pó dos cômodos
  • Limpar o fogão e a grelha
  • Limpar os armários da cozinha e a geladeira
  • Lavar e desinfetar latas de lixo
  • Limpar o vaso sanitário e lavar a pia do banheiro
  • Sacudir os capachos
  • Varrer as entradas e áreas externas

Veja outras maneiras de salvar o meio ambiente, por Seleções