Limpeza de panelas de cobre

Autor: 
Editores do Consumer Guide

O cobre escurece com o uso e a exposição ao ar. Se preferir que o cobre fique brilhante, você pode limpar facilmente com um produto de limpeza comercial para cobre. A panela de cobre é revestida com outro metal, geralmente, estanho ou aço, para evitar reações químicas nocivas com os alimentos. Use somente colheres de madeira, náilon ou revestidas não aderentes para que o movimento não cause riscos. Mais algumas sugestões.

  • Determinadas panelas de cobre possuem um revestimento de laca proteção, o qual pode ser removido antes de o utensílio ser aquecido. Siga as instruções do fabricante ou coloque a panela em uma solução de 1 xícara de soda de cozimento e 4 l de água fervente. Deixe de molho até que a água esfrie, retire o revestimento, lave, enxágüe e seque.

  • Para evitar que as panelas de cobre queimem, sempre deixe líquido ou gordura na panela antes de colocá-la no fogo.

  • Ao derreter manteiga, espalhe na parte inferior e dos lados da panela. Abaixe o fogo assim que o conteúdo da panela atinja o ponto de fervura.

Apenas por ser não aderente não significa que seja fácil de limpar. Veja a próxima página para obter dicas sobre como limpar panelas com revestimento não aderente.

Polimento de cobre de fabricação caseira
Para limpar uma panela de cobre descolorida, use uma pasta de 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de vinagre branco e 1 colher de sopa de farinha. Cuidado: use luvas de borracha. Como o vinagre é ácido, lave apenas com água quente e sabão e enxágüe bem antes de polir para obter mais brilho. Você terá o mesmo resultado com uma pasta de 2 colheres de sopa de suco de limão e 1 colher de sopa de sal.