Revestimentos de parede

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Os revestimentos de parede de papel são considerados não laváveis e requerem técnicas especiais de limpeza. Muitos revestimentos de parede são compostos de vinil lavável. Alguns fabricantes alertam sobre o uso da amônia nesses produtos. Certifique-se de conferir as instruções ou testar o produto de limpeza que planeja usar em uma área pequena.

Passe uma esponja nos revestimentos de parede laváveis e use um detergente suave em alguns revestimentos de vinil. Para saber quanto esforço seu papel pode suportar, primeiro trabalhe em uma pequena área.

Remova as manchas de graxa do papel de parede lavável com uma massa feita com maisena e água ou esfregue bórax seco nas manchas.

Para remover uma mancha de graxa de um papel de parede não lavável, coloque um mata-borrão sobre a mancha de pressione-o com um ferro levemente aquecido. O mata-borrão irá absorver a graxa.

Instruções para limpar
revestimentos de parede em vinil
Aqui estão duas misturas que podem ser feitas para limpar revestimentos de parede em vinil.
  1. Misture 1/2 copo de vinagre e 1/4 de água. Aplique de forma abundante na superfície com uma esponja. Cuidado: use luvas de borracha. Não use muita umidade, já que ela poderia se infiltrar pelas junções e soltar a parte de trás.
  2. Faça um detergente para limpar revestimentos de parede em vinil com o mínimo de umidade. Misture 1/4 de copo de detergente lava-louças e 1 copo de água quente em uma tigela. Bata a mistura com um batedor de claras até formar uma espuma espessa. Trabalhando em uma área pequena, mergulhe uma esponja na espuma e aplique-a na parede para soltar a sujeira. Enxágüe o detergente com uma esponja embebida em água e seque.

Para remover marcas de lápis em papéis de parede, esfregue um chumaço seco de lã de aço fino embebido em sabão ou use um pano umedecido com solvente de limpeza a seco e passe na superfície com delicadeza. Com cuidado, seque com um mata-borrão para evitar que o solvente se espalhe e desbote o papel.

Arranhões, marcas de dedo e de lápis podem ser removidos da superfície das paredes com papel esfregando-se as manchas com uma borracha de resina.

Na última seção, vamos enfocar a madeira, base de muitos ambientes da casa.