Vasos sanitários

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Limpar o vaso sanitário é uma das tarefas mais chatas ao limpar o banheiro. Mas felizmente, os vasos sanitários e suas respectivas caixas d'água são normalmente produzidas com porcelana vitrificada, não-porosa e fácil de limpar.

Muitos produtos de limpeza e desodorizantes prometem auxiliar nessa tarefa: alguns produtos são bons, outros não. Antes da limpeza, leia o rótulo para saber quais os componentes químicos e como o produto deve ser usado. Tenha cuidado para não misturar produtos que contenham descolorante com outros à base de amônia. Sempre use luvas de borracha quando for manusear os produtos. Cuidado para não deixar que os produtos permaneçam no vaso sanitário ou esbarrem em outras superfícies do banheiro.

  • Limpe e desinfete o vaso com 1 e 1/2 xícara de água sanitária. Despeje dentro do vaso e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com a escova para vaso sanitário e dê descarga.

Limpe e desinfete o vaso com 1 e 1/2 xícara de água sanitária. Despeje dentro do vaso e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com a escova para vaso sanitário e dê descarga.

Seguem outras sugestões para clarear a peça de modo rápido e eficiente.

  • Mantenha uma escova de cabo longo para limpar a parte interna do vaso.
  • Borrife 1/4 de xícara de bisulfato de sódio (sulfato ácido de sódio) num vaso para uma única esfregada e descarga. Use luvas de borracha. Deixe agir por 15 minutos, esfregue e dê a descarga normalmente. Cuidado: nunca combine clareador com produtos limpadores de vaso sanitário. A mistura pode ser tóxica.
  • Faça uma limpeza de um dia para o outro no vaso sanitário colocando 1/4 de xícara de bórax na parte interna e deixando a mistura permanecer até o dia seguinte.
  • Você pode obter o mesmo resultado colocando duas pastilhas de produto de limpeza no vaso e deixando até o dia seguinte. Esfregue o vaso pela manhã.
  • Manchas de ferrugem na borda interna do vaso sanitário saem com clareador de lavanderia. Proteja suas mãos com luva de borracha ao manuseá-lo. Esfregue as manchas que teimam em ficar com palha de aço ou lixa d'água (à venda em lojas de material de construção).
  • Produtos químicos para limpeza de vaso sanitário não devem ser usados para limpar banheiras ou pias. 

Uma vez que o vaso sanitário está limpo, o seu trabalho chega ao final. Mas lembre-se de que você deve repetir o processo a cada semana.