Acabamentos da madeira

Autor: 
Allison Klein

O acabamento (camada de verniz) é uma cobertura superficial que irá proteger seu piso do desgaste diário. Ele também proporciona ao piso sua coloração e brilho e é um excelente meio de personalizar seus pisos de madeira. Se você gosta de madeira levemente colorida ou escura, use um acabamento acetinado ou de alto brilho - as opções são infinitas.

Ao considerar o acabamento, você precisa decidir se quer aplicá-lo você mesmo ou comprar piso com pré-acabamento. O piso com pré-acabamento oferece uma ampla variedade de espécies de madeira e economiza horas de mão-de-obra e limpeza, enquanto os pisos de madeira sem acabamento permitem que você faça um acabamento personalizado. Embora o piso pré-acabado possa custar cerca R$ 20,00 a mais por metro quadrado do que o sem acabamento, pode poupar você de cometer erros. Você também obtém uma garantia estendida do acabamento de fábrica com pisos pré-acabados. Não importa se você optar por pré-acabamento ou por fazer o acabamento do piso por conta própria, você precisará saber que tipos de acabamentos estão disponíveis.

Atualmente o cliente brasileiro pode optar entre um piso que já vem com o acabamento de fábrica ou não. O piso de madeira sólido com acabamento de fábrica possui sete camadas de UV que previnem contra o desgate do tempo. O piso de madeira estruturado, por sua vez, possui nove camadas de alumínio ante-risco e uma camada meticulosamenet polida acima da última dando ainda mais proteção ao mesmo.

Porém, para que é adepto do sistema "faça você mesmo" há dois tipos de acabamentos de madeira: superficiais e penetrantes.

Acabamentos superficiais
Os acabamentos superficiais são os mais populares. Requerem um corante para alcançar a cor desejada e uma cobertura superficial de poliuretano ou verniz para proteção. São fáceis de conservar e bastante duráveis. Existem quatro tipos:

  • Uretano a base de óleo - acabamento superficial mais comum, é aplicado em duas ou três camadas e está disponível brilhante, semi-brilhante ou acetinado. A desvantagem é o tempo de secagem - até 8 horas para cada demão. Você também precisará de ventilação adequada. É importante saber que ele amarela com o tempo.
  • Uretano à base de água - uma boa opção para o adepto do FVM, este acabamento seca rapidamente e pode ser facilmente limpo com água e sabão. Tem menos odor que o uretano à base de óleo e não amarela com o tempo.
  • Uretano de secagem úmida - levemente mais durável que os outros, é mais frequentemente usado em projetos comerciais e é melhor manuseado por um profissional.
  • Verniz de conversão - devido ao forte odor e vapores, deve ser aplicado somente por um profissional.

Acabamentos penetrantes
Este tipo de acabamento penetra na madeira mais profundamente que os acabamentos superficiais. Ele encharca a madeira e, então, uma cera é aplicada para dar um lustro de baixo brilho. Com este acabamento, a cera tem de ser reaplicada periodicamente e apenas certos limpadores podem ser usados no piso. Por esse motivo, podem ser uma aposta melhor para o instalador não-profissional.

Como se não já não houvesse bastantes opções, você também pode escolher o lustro de seu acabamento. O lustro é o brilho do piso. Você pode escolher entre acabamento de alto brilho, baixo brilho ou acetinado.

Acabamentos acetinados e brilhantes

Embora os acabamentos de alto brilho pareçam profissionais, eles mostram riscos mais facilmente. Os de baixo brilho ou acetinados são normalmente usados em instalações de piso de madeira residencial.