Como instalar e manter pisos de madeira

Autor: 
Allison Klein

pisos

O piso de madeira é aposta certa para melhorar a aparência de sua casa ou apartamento - e, de quebra, valorizar o imóvel. Além de bonitos e duradouros, os pisos de madeira deixam o ambiente aconchegante. A madeira é um recurso natural renovável e reciclável - embora no Brasil ainda seja baixa a oferta de pisos de madeira extraída de áreas reflorestadas ou cortada de matas nativas de forma sustentável. A maioria dos pisos de madeira não precisa ser substituída, e há uma incrível variedade de opções estéticas também - basta escolher o tipo de madeira mais adequado ao projeto.

No Brasil tanto a demanda quanto a oferta têm aumentado bastante nos últimos 3 anos. Até então, o Brasil praticamente só exportava os pisos fabricados por aqui. Esse aumento deve-se em parte a dois motivos. O primeiro deles diz respeito à higiene e à saúde. O uso do carpete caiu consideravelmente, grande parte em função do mesmo ser difícil de limpar, causando até mesmo alergias em seus proprietários. O clima tropical brasileiro também não justifica o uso de carpetes, uma vez que na maior parte do país faz calor o ano inteiro!

Piso de carvalho vermelho

A queda do uso do carpete contribuiu para a entrada de pisos frios (cerâmica, lajota, pedra) e também a madeira. Antigamente o piso de madeira exigia muita manutenção - precisava constantemente ser encerado e lixado. Vernizes de grande durabilidade evitam esse trabalho, e muitos pisos atualmente já vêm prontos da fábrica, sendo este outro importante fator que vem elevando a utilização dos mesmos.

Se você já concluiu um projeto de melhoria doméstica, sabe como é importante fazer um bom planejamento e a execução. Você pode pensar que um típico adepto do "faça você mesmo" não consegue instalar um piso de madeira por sua própria conta, mas isso é possível. Tudo o que você precisa é de planejamento, preparação e ferramentas. Se isso parecer muito

Agradecimentos
Agradecemos ao Sr. Clau Sganzerla, diretor da Arbos Pisos Estruturados de Madeira (empresa sediada em São José dos Pinhais-PR e uma das maiores do Brasil) pela colaboração na produção deste artigo.

desencorajador, ou se você estiver interessado em um design personalizado, certamente você pode trabalhar com um profissional de colocação de pisos. Não importa se você vai tentar fazer por conta própria ou usar uma equipe de instalação profissional - há muita informação valiosa aqui.

Neste artigo vamos examinar várias opções de colocação de pisos de madeira e descrever, passo a passo, como você mesmo pode instalar e fazer o acabamento do piso, conservá-lo e reformá-lo.