Personagens do Ursinho Pooh

Autor: 
Michael Allen

Os personagens do "Ursinho Pooh" são alguns dos mais queridos na literatura infantil, nos filmes para a família e na televisão. Nesta seção, veremos quem são os habitantes do Bosque dos 100 Acres e como eles se relacionam.

Personagens do "Ursinho Pooh"

Ursinho Pooh é um urso amigável que está sempre disposto a ajudar seus amigos. O ursinho adora mel, mas sua eterna busca sempre lhe traz problemas. Quando Pooh fica sem essa doçura, ele pega emprestado um pote (ou vários) ou tenta conseguir um pouco na colméia do Bosque dos 100 Acres.

Da esquerda para a direita: Corujão, Christopher Robin, Dona Can e Guru, Tigrão e Leitão.
Copyright Disney. Todos os direitos reservados.
Da esquerda para a direita: Corujão, Christopher Robin, Dona Can e Guru, Tigrão, Leitão, Pooh, Bisonho e Abel

Christopher Robin é um jovem garoto e o único amigo humano do Ursinho Pooh (e da turma). Christopher é com quem Pooh e os outros animais podem sempre contar quando entram em alguma confusão e precisam de ajuda. Christopher mora do outro lado do Bosque dos 100 Acres e sempre chama Pooh de "velho urso bobo".

Leitão é um porco muito pequeno e amigo de Pooh. Ele tem um medo constante do escuro e está sempre muito ansioso sobre qualquer coisa relacionada ao desconhecido. Toda vez que está com medo, ele grita "Ohhhh, meu Deus!". Mesmo sendo um "animal muito pequeno", Leitão enfrenta seus medos para ajudar seus amigos.

Tigrão é um tigre hiperativo que adora pular, pois isso é o que "os tigres sabem fazer melhor". Ele é o preferido de todos do Bosque dos 100 Acres, exceto do Abel, a quem ele enlouquece com seus pulos. Tigrão adora experimentar coisas novas, mas sempre percebe que essas aventuras não são tão fáceis quanto parecem.

Abel é um coelho mal-humorado e sempre preocupado que alguém, geralmente Tigrão, destrua seu belo jardim. Abel gosta de uma vida serena, sem muitas surpresas, mas Tigrão e Pooh sempre lhe garantem algumas. Mesmo com a fama de pão-duro, Abel sempre ajuda Kessie, um azulão que ele encontrou e cuidou.

Bisonho é um burro amável, pessimista e melancólico. Bisonho nunca está feliz, mas sua irritabilidade pode ter origem no fato de que sua cauda é alfinetada. O desastre sempre o persegue: quase todas as casas do Bisonho já caíram, foram inundadas ou foram atacadas pelos pulos do Tigrão.

Corujão é uma velha coruja sábia que tenta dar conselhos úteis, instruções para chegar em terras distantes e sugestões. Quase sempre, suas palavras de sabedoria são errôneas. Ele adora ler e, de certa forma, é um sabichão. Quando Corujão começa a falar, ele tende a não parar mais (é quando Pooh e os outros animais saem de fininho).

Dona Can gosta de ser a mãe de todos -- até mesmo de Leitão.
Copyright Disney - Todos os direitos reservados
Dona Can gosta de ser a mãe de todos - até mesmo de Leitão

Dona Can é um canguru, mãe de Guru. Ela também banca a mãezona dos outros personagens do Bosque dos 100 Acres. Sempre prestativa, Dona Can consola a todos e os ajuda quando estão se sentindo desanimados. Ela sempre se preocupa com Guru, especialmente quando ele se aventura com seu amigo Tigrão.

Guru é um jovem canguru. Ele é o filho de Dona Can e o melhor amigo de Tigrão. Mesmo sabendo o que pode acontecer, o pequeno Guru está sempre metido em confusões, mas todas as vezes, ele aprende uma lição. Ele gosta de descobrir as pequenas maravilhas da vida. Guru é bom e simpático e sempre expressa seus pensamentos como se fosse mais velho e mais sábio para sua idade.

Agora que você conheceu todos os personagens, vá para a próxima seção para conhecer a carreira cinematográfica do Ursinho Pooh. A primeira aparição do personagem em filmes foi em uma série de curtas animados (ou episódios). Então, as histórias de Pooh foram levadas aos longa-metragens e aos vídeos.