Como escovar os dentes do seu bebê

Escovar os dentinhos de um bebê pode ser um desafio. Primeiro, porque ele ainda não entende que o cuidado é necessário, e também porque o processo de limpar as gengivas é sentido como desagradável pelo bebê. Muitos pais também têm medo de machucar a criança durante a limpeza ou escovação.

Mas especialistas concordam que deve-se começar o hábito mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes, que começam a apontar por volta do sexto mês, podendo variar de uma criança para outra. A dentição de leite se completa por volta dos três anos de idade.


Foto: iStock.

Para realizar a limpeza, enrole uma gaze ou algodão estéril umedecidos no seu dedo indicador, e passe suavemente sobre a língua, lados da boca e gengivas do bebê. Há ainda uma peça chamada “dedeira”, vendida em farmácias, que pode ser usada nessa fase.

Feita de silicone, tem duas utilidades: estimular a gengiva, facilitando o nascimento dos dentes, e limpar a boca do seu filho. Para isso, dedeiras contam com dois lados, um com uma pequena escova, e outro com bolinhas em relevo, como um massageador. As dedeiras precisam ser esterilizadas diariamente, assim como mamadeiras, chupetas e outros utensílios.

Como usar a dedeira para escovar os dentes do bebê

Segundo o ortodontista Diego Baptista, ao usar a dedeira, ponha apenas uma gota pequena de pasta dental sem flúor específica para crianças. Como o bebê ainda não sabe cuspir, vai engolir toda a pasta, então use uma quantidade bem pequena.

Limpe os dentinhos de bebês muito novos cerca de duas a três vezes por semana, mas não todos os dias. As gengivas são muito delicadas e podem ferir-se com o atrito frequente.

Nunca compartilhe a pasta de dente do bebê com outras pessoas, mesmo crianças, e nunca use pasta de dente para adultos ao escovar os dentes dos pequenos.

Por volta dos seis anos de idade, a criança começará a desenvolver dentes permanentes e já saberá cuspir toda a água e espuma criada pela pasta de dentes. A partir dessa idade, está liberada então a pasta de dentes com flúor.

Se a cidade em que você mora tem água fluoretada, não dê a seu filho suplementos com flúor, pois o excesso da substância pode causar uma condição chamada fluorose, que afeta o esmalte dos dentes.


Foto: iStock.

Compre uma escova de dentes com a cabeça pequena, arredondada, e com cerdas bem macias para seu bebê quando os dentes posteriores (da parte de trás) começarem a nascer. Massageie os dentes e as gengivas suavemente com a escova, e não enxágue com muita água, pois ela também será engolida.

O melhor é sempre usar pouca pasta de dentes, e dar um pouco de água para o bebê tomar depois da escovação.

Como acalmar meu bebê enquanto escovo seus dentes?

Acomodar o bebê no colo durante a escovação ajuda a mantê-lo calmo. Bebês e crianças pequenas geralmente ficam muito inquietas durante a escovação, podendo chorar ou manter a boca fechada.

Para evitar isso, aja com rapidez, massageie as gengivas e dentes de maneira suave e procure horários adequados, evitando momentos em que a criança esteja com sono, fome, ansiosa ou com algum outro incômodo.

Crianças maiores – a partir de dois anos, mais ou menos – aprendem muito pelo exemplo, por isso, procure escovar seus dentes na frente da criança, que com o tempo vai querer imitar os pais nesse hábito diário de higiene. Com crianças maiores, essa dica der “ser o modelo” para o pequeno funciona ainda mais.

O leite materno provoca cáries?

Apesar de crianças que mamam no peito terem menos probabilidade de desenvolver cáries, é essencial limpar os dentinhos e boca do bebê se houver acúmulos de leite após a mamada, pois podem levar ao desenvolvimento de bactérias.

O que fazer para prevenir cáries?

Com uma dieta saudável, que não inclua muito açúcar bem produtos processados, e com uma rotina diária de limpeza, seu bebê estará protegido das cáries.

Evite bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos de caixa e cereais adoçados, e invista em frutas, vegetais e grãos integrais.

Passo-a-passo para escovar os dentes do bebê

  1. Como dito antes, nunca escove os dentes do seu bebê quando ele estiver com fome, cansado ou irritado. Escolha o melhor momento do dia ou da noite.

  2. Lembre-se também que, três dias antes e depois de um novo dentinho nascer, a criança sente dor, e pode ficar mais irritada, sonolenta e até apresentar febre. Nesses dias, redobre o cuidado.

  3. Prepare os materiais de que vai precisar, como a gaze úmida, algodão, uma toalhinha e um copo com água limpa. Se for usar a dedeira com a pasta de dente, também deixe-as à mão.

  4. Ponha o bebê no colo, e, delicadamente, insira o dedo com a gaze ou a dedeira na sua boca.

  5. Se a criança chorar ou se mostrar irritada, faça brincadeiras, tente escovar seus próprios dentes e mostrar como é divertido e nunca force a criança a escovar os dentes. Ela pode se mexer de maneira brusca e terminar se machucando.

Seguindo essas dicas simples, você estará cuidando bem da saúde bucal do seu filho. A partir dos três anos de idade, também recomenda-se o uso frequente do fio dental, pois os molares já terão nascido.