Cultivo de alface, pimenta e tomate

Autor: 
editores do Consumer Guide

Cultive alface na primavera ou outono para ter uma deliciosa entrada de salada e adicione à salada no verão as deliciosas pimentas e tomates colhidos diretamente de sua horta.

Alface

A alface cresce durante o tempo frio na primavera ou outono. Mesmo em locais apertados, ela produzirá folhas que poderão ser utilizadas, porém as plantas crescem melhor quando espaçadas. Em canteiros, uma borda ou moita de alface tem função dupla. As folhas podem ser verdes ou vermelhas, crespas ou lisas, dependendo do cultivo.

Produza alface no final do outono, inverno e início de primavera cultivando variedades imunes ao frio como a Arctic King ou North Pole e criando um local de cultivo abrigado para elas:

  • canteiros elevados com coberturas flutuantes reforçadas podem fornecer proteção ao frio e geadas leves do início ao meio da primavera e do meio ao final do outono, ou mesmo no inverno em climas mais amenos;

  • estruturas para frio, aquecidas pelo sol tornam possível cultivar alface no início da primavera e final do outono ou mesmo no inverno. As estruturas para frio são caixas retangulares translúcidas de aproximadamente 60 cm de largura, 1,20 m de comprimento e 45 cm de altura. A parte superior possui dobradiças para abrir de modo que você pode proteger as plantas dentro ou resfriá-las em dias ensolarados. Plante as sementes ou mudas de alface na estrutura e feche a tampa para manter o calor;

  • um canteiro quente, que é uma estrutura para frio mais avançada, é um excelente local para a alface de inverno. Instale um cabo de aquecimento sob a estrutura para frio. Cubra com tela de arame para evitar danos ao cabo e cubra com uma camada de areia misturada com composto;

  • para ampliar a colheita de alface, retire as folhas maiores da parte externa da planta e deixe as folhas internas mais novas continuarem crescendo. Quando o clima de primavera começa a ficar quente, você precisa fazer o inverso. Corte a planta inteira antes que ela comece a fazer a haste de flor (uma condição chamada bloqueio) e fique amarga;

  • obtenha o dobro de colheita plantando uma horta de alface e tomate em um recipiente de 45 a 60 cm de largura. Você pode colher a alface quando ela crescer e deixar um espaço extra para os tomates. Faça assim: encha o recipiente com uma mistura úmida de 1/3 de composto e 2/3 de terra vegetal. Plante várias sementes de alface ou pequenas mudas em volta da borda do recipiente e uma muda de tomate no meio. Coloque o recipiente em um local ensolarado e livre de frio. Regue o necessário para manter o solo úmido e adube uma vez por mês ou como necessário para encorajar um bom crescimento.

    As pimentas podem ser doces e de levemente picantes e superquentes.
    2006 Publications International, Ltd.
    As pimentas podem ser doces e de levemente picantes a superquentes

Pimentas

As pimentas ornamentais coloridas duram mais que as flores e adicionam cores e texturas a canteiros e bordas. A altura das plantas pode variar de 15 cm até vários metros. As folhas podem ser verdes ou roxas. As frutas brilhantes podem ter de 2,5 cm ou menos a mais de 15 cm de comprimento e podem ser pontudas, redondas ou maciças. Elas possuem cores brilhantes e camadas enceradas e variam de creme até amarelo, laranja, vermelho, roxo e marrom escuro. Cultive as pimentas durante as estações mais quentes sob sol direto, depois que o perigo de geada tiver passado.

Tomates

Não existe nada como um tomate fresco vermelhinho, portanto, eles estão na lista de todos. Existem vários tipos, do tomate para salada ao cereja ou as variedades herdadas. Existem também variedades pequenas criadas especialmente para cestas suspensas. Os tipos cereja altos e longos podem ser enrolados em treliças ou sobre um arco.

  • Pode as plantas de tomate para dirigir o máximo de energia para a produção de tomates. Selecione o seu plano de poda baseado em que você quer de seus tomates. Para tomates maiores e precoces (porém em menor quantidade), remova os galhos que emergem do caule principal ou ao seu lado e amarre o caule a uma estaca. Para colher mais tomates mais tarde, deixe as plantas se encherem e apóie-as em gaiolas para tomates. Retire qualquer flor que abrir antes de 4 de julho.

  • Selecione entre tomates determinados ou indeterminados de acordo com sua preferência de colheita. Tomates determinados (como o Celebrity) tendem a ser compactos e produzir a maior parte dos tomates praticamente ao mesmo tempo. Isto é conveniente para congelar, enlatar e fazer molhos. Tomates indeterminados (como o Big Beef) continuam crescendo e desenvolvendo novos tomates. Eles têm uma produção maior porém se espalham por um período mais longo de colheita.

  • Existem dúzias de tipos em cada classe, existe uma ampla escolha. Você pode ter que verificar os catálogos de sementes para descobrir se um tipo específico de tomate é determinado ou não.

  • Prenda bem suas gaiolas para tomates de modo que uma grande colheita não as faça cair. Passe uma estaca alta pela tela de arame próxima ao perímetro da gaiola e perfure ou afunde 20 cm no solo. Isto irá escorar a gaiola (e a planta dentro dela) com firmeza apesar de ventos fortes e uma grande colheita de tomates amadurecendo.

     

Quando você cultiva seus vegetais, você está alimentando sua família com comida mais saudável e barata que fornecerá nutrientes dos quais necessitam enquanto lhe dão horas prazerosas de jardinagem.

Publications International, Ltd.