Consertando problemas com a água, correias, polias e ao motor

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Fit-It Club

Nesta página, iremos explorar alguns dos componentes mecânicos de uma máquina de lavar, como as correias, as polias e o motor. Primeiramente, temos algumas dicas para problemas relacionados à água.

Soluções para problemas de vazamentos

Vazamentos em uma máquina de lavar são, normalmente, difíceis de se localizar. Existem inúmeras possibilidades a considerar. O problema pode ser uma conexão frouxa, uma mangueira furada, um componente quebrado ou um selante mal aplicado. Pode ser, também, um furo na tina. Se este for o caso, a melhor solução é trocar de lavadora.

A maioria dos vazamentos pode ser resolvida apertando as conexões hidráulicas e substituindo os componentes deteriorados. Para acabar com um vazamento:

Primeiro: verifique se a tampa está bem selada, se não, troque a arruela de vedação.

Segundo: verifique as mangueiras conectadas às torneiras. Aperte as conexões ou troque as peças.

Terceiro: verifique as mangueiras conectadas às válvulas de água. Aperte as conexões ou troque as peças.

Quarto: verifique as mangueiras de drenagem. Aperte as conexões ou troque as peças.

Quinto: verifique as torneiras de entrada. Aperte as conexões ou troque as peças.

Sexto: verifique a guarda contra respingos. Aperte as conexões ou troque a peça.

Sétimo: verifique todas as válvulas de plástico. Aperte as conexões ou troque as peças.

Oitavo: verifique a mangueira de drenagem da saída. Aperte as conexões ou troque a peça.

Nono: verifique a bomba de água com os procedimentos descritos a seguir.

Consertando a bomba de água

De todos os componentes de uma máquina de lavar, a bomba de água provavelmente é a que mais sofre, pois está constantemente em uso. Quando a bomba falha, você pode ver o sistema de drenagem da água para fora da tina parar de funcionar ou escutar um alto ressôo de dentro da máquina. Siga os passos abaixo para solucionar esse problema:

Separe a bomba e limpe todos os fragmentos em seu interior. Limpe, também, resíduos que estejam nos tubos de água.
2006 Publications International, Ltd.
Separe a bomba e limpe todos os fragmentos
 em seu interior. Limpe, também, resíduos
 que estejam nos tubos de água.

Primeiro: verifique as mangueiras de drenagem para ter certeza de que elas estejam funcionando adequadamente. Depois, remova as mangueiras de suprimento de água localizadas na parte traseira da lavadora. Com alicates longos, extraia os filtros de entrada das válvulas ou tire-os diretamente das mangueiras. Lave tudo cuidadosamente. Reponha-os e reconecte as mangueiras. Se a máquina continuar tremendo ou não apresentar drenagem, examine a bomba.

Segundo: para acessar a bomba, primeiro retire toda a água da tina da máquina e depois tombe a lavadora para frente, utilizando alguma proteção no chão para não danificar o acabamento. Remova o painel de serviço traseiro. A bomba é normalmente localizada ao longo do fundo da máquina, mas com a lavadora tombada para frente é mais fácil retirá-la pela parte de trás do que pela parte de baixo.

Terceiro: localize a bomba. Ela possui duas mangueiras largas anexadas com clipes de mola ou de grampo. Se estes forem do primeiro tipo, aperte com alicates as duas extremidades do clipe ao mesmo tempo para soltá-los. Se forem do segundo, desparafuse o colar de metal para afrouxar o grampo. Desconecte as mangueiras puxando-as. Se estas estiverem com dobras ou ondulações nas conexões, deixe-as mais retas possíveis e reconecte-as. Ligue a máquina e verifique se as dobras não eram a causa do problema. Se este persistir, você terá que remover a bomba de água.

Quarto passo: para remover a bomba, solte o ferrolho que mantém a correia de direção esticada e mova no encaixe do motor da máquina de lavar para soltá-la. Tire o motor do caminho e desconecte a bomba, que é, normalmente, presa por dois ou três ferrolhos hexagonais localizados na parte de baixo do seu conjunto. Quando for retirar o último dos suportes, sustente a bomba com a sua mão, para então retirá-la da lavadora.

Quinto passo: se puder, analise a bomba separadamente, pois o problema pode estar sendo causado por fiapos, sujeira ou pedaços de roupa e de papel obstruindo o sistema de impulsão desta peça. Limpe todos os resíduos no interior da bomba e nos tubos de água. Após esta limpeza, remonte e reinstale a bomba na máquina e teste-a. Se este procedimento não der resultados ou se for impossível retirar o sistema do corpo da lavadora, substitua as peças antigas por novas do mesmo modelo.

Sexto: para instalar uma nova bomba, a coloque na posição adequada e conecte os ferrolhos ao redor do local deste sistema. Coloque o motor novamente em sua posição e aperte a correia de direção, com um martelo ou com uma pequena barra de ferro, para deixá-la esticada. Ela deve ter aproximadamente 1,3 cm de desvio ao ser pressionada em seu ponto central, entre as duas polias.

Sétimo: reconecte as mangueiras que passam pela bomba.

Substituindo correias de direção e apertando polias

A correia (ou correias) de direção de uma máquina de lavar pode se tornar gasta ou danificada, tornando a lavadora barulhenta ou fazendo-a parar de funcionar completamente. A troca de uma correia danificada é uma tarefa de fácil execução. Remova o painel traseiro da máquina para ganhar acesso a este componente. Para removê-lo, siga os procedimentos abaixo:

Primeiro: afrouxe o ferrolho no suporte do motor e mova toda esta peça para deixar a correia solta.

Segundo: remova a correia antiga e estique a nova no local certo, nas polias.

Terceiro: para aplicar tensão a nova correia use um martelo ou uma pequena barra de ferro para empurrar o motor à sua posição enquanto aperta o ferrolho no suporte ajustável. A correia deve ter aproximadamente 1,3 cm de desvio ao ser pressionada em seu ponto central, entre as duas polias. Se a correia estiver muito frouxa, irá se soltar das polias e causar o mau funcionamento da máquina. Ao contrário, se ela estiver muito apertada, irá se desgastar rapidamente e esquentará tanto a ponto de exalar um cheiro de queimado ou até mesmo soltar fumaça.

Polias soltas também podem causar problemas. A maioria delas está presa aos eixos por parafusos ao redor de seu centro. Esses parafusos devem ser bem apertados ou então as polias ou a correia podem deslizar. O mau funcionamento resultante pode parecer relacionado a um motor defeituoso, no entanto, pode ser consertado apenas com os procedimentos descritos acima. Por esta razão, sempre verifique as polias e a correia antes de mexer no motor.

Consertando o motor

Na maioria dos casos, defeitos no motor devem ser examinados por um profissional, não tente consertá-lo sozinho. Mas se o motor for do tipo universal, você pode trocar as tachas de carbono gastas quando a peça estiver faiscando, como detalhado aqui (em inglês). Para economizar o dinheiro que gastaria em um atendimento domiciliar, remova o motor e leve apenas esta peça em uma assistência especializada. Então, reinstale o motor consertado ou o novo, você mesmo. Para ter acesso a esta peça, remova o painel traseiro da máquina de lavar, o motor se localiza montado em um suporte ajustável.

Existe um problema no motor que você pode consertar sozinho. Máquinas de lavar normalmente possuem um protetor de sobrecarga anexado ao motor e, quando este componente falha, o motor pára de funcionar. Antes de levar o motor ao conserto, teste o protetor com um voltímetro configurado na escala RX1. Desconecte um dos fios de energia do protetor e prenda uma das sondas do voltímetro em cada terminal. A agulha deve indicar o número zero. Qualquer leitura diferente indica um protetor defeituoso, esta peça, então, deve ser substituída. Retire-o com uma chave de fenda e troque-o por um novo protetor especificamente feito para o modelo de motor da sua máquina. Conecte a peça nova da mesma maneira que a antiga estava.

Consertar uma máquina de lavar pode ser um projeto frustrante de reparo doméstico, pois ela possui tantos ciclos e funções diferentes que nem sempre é fácil descobrir o que está acontecendo de errado. Mas com as dicas de conserto deste artigo, o seu maior problema será organizar tanta roupa limpa.

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