Consertando os botões e o timer da máquina de lavar

Autor: 
Fit-It Club

Diferente de uma torradeira, que executa sempre a mesma função, máquinas de lavar funcionam em elaborados ciclos de múltiplas configurações. Os instrumentos que controlam estes ciclos podem, ocasionalmente, falhar. Aqui está como consertar alguns dos botões e timers mais comuns.

Consertando o botão da tampa

O botão da tampa de uma máquina de lavar serve, geralmente, como uma trava de segurança. Se este não estiver funcionando ou se estiver obstruído com detergente, a máquina não irá funcionar. Para verificá-lo e consertá-lo, siga os 5 passos abaixo:

Primeiro: desconecte a máquina. Limpe as mediações do botão da tampa com um pequeno pedaço de madeira. Limpe, também, qualquer acúmulo de detergente em volta dos detalhes da tampa, muitas vezes existem resíduos que impossibilitam o fechamento correto da tampa, mantendo a máquina sem condição de funcionamento.

Segundo: se a limpeza não funcionar, remova a parte superior para alcançar o botão da tampa. Com este exposto, verifique se seus parafusos não se encontram frouxos, isso pode causar movimentos no botão quando a tampa estiver fechada ou a máquina em funcionamento. Olhe, também, os terminais desse botão, eles devem estar bem apertados. Após o alinhamento do botão, aperte bem os parafusos de suporte.

Terceiro: teste o botão com um voltímetro ajustado na escala RX1. Desconecte a força dos terminais do botão e prenda cada uma das sondas do voltímetro em um dos terminais. Se, ao fechar a tampa da máquina, o marcador do voltímetro indicar o número zero, o botão está funcionando. Caso contrário, o botão está com defeito e precisa ser trocado.

Quarto: se necessário, troque o botão da tampa por um novo do mesmo tipo. Conecte este novo botão da mesma forma que estava o antigo.

Quinto: se o botão ainda não estiver funcionando, provavelmente, está mal alinhado. Isso pode ser corrigido ao se reposicionar os parafusos que o prendem. Execute testes durante todo o processo até que ele passe a funcionar.

Consertando o botão de seleção da temperatura

Este botão do painel de controle regula a temperatura da água dentro da tina e exerce uma função durante o ciclo de enchimento. Se suspeitar que esteja com problemas, remova-o e leve-o a algum profissional para que ele seja testado (esses testes necessitam de equipamentos especiais). Outra alternativa é enganchar um arame entre os terminais do botão, se a água fluir, ele estará com defeito. Nesse caso, o botão necessita ser trocado por um novo do mesmo tipo. Conecte este novo botão da mesma forma que estava o antigo.

Se existir um problema tanto na temperatura da água como no processo de enchimento da tina, o defeito deve atingir tanto o botão como o timer. Teste os componentes de ambos e os troque se necessário. Os procedimentos para o teste do timer serão descritos mais abaixo.

Consertando o botão de controle do nível da água

Este é outro botão presente no painel de controle, normalmente localizado próximo ao botão de temperatura da água. Existe uma pequena mangueira conectada a este botão e, geralmente, esta pode sofrer algum desgaste e se desconectar. Quando isso acontece, a água na tina quase sempre transborda. Para resolver este problema, corte aproximadamente 1,3 cm na extremidade da mangueira. Use um adaptador para reconectá-la ao botão.

Problemas no botão, propriamente dito, também podem resultar em transbordamento da tina ou outras complicações relacionadas ao nível da água. Se suspeitar que este é o caso, remova o botão retirando os parafusos que o prendem e leve-o a um profissional para que este o teste. Se for necessário, troque o botão por um novo do mesmo tipo. Conecte-o da mesma forma que estava o antigo.

Consertando o timer

A maioria dos timers de máquinas de lavar é digital ou mecânica. O timer controla a maior parte das operações de uma lavadora: nível da água, enchimento e esvaziamento da tina, duração e configuração das seqüências dos ciclos. Por esta razão, qualquer conserto no timer deve ser feito por um profissional. No entanto, existem algumas verificações que você pode fazer se suspeitar que o problema esteja relacionado a esta peça. Pode até ser possível que você mesmo instale um novo timer.

Primeiro passo: desligue a máquina de lavar da tomada. Para acessar o timer, remova os botões e o painel de controle. Em alguns casos será no painel frontal, em outros, pode ser que o caminho ao timer se encontre por algum painel traseiro. Cuidadosamente examine a fiação que conecta o timer às outras partes da máquina. Se existir algum fio frouxo ou desconectado, tente colocá-los na posição correta; normalmente eles encaixam em seus devidos terminais como plugues. Utilize alicates longos para evitar o rompimento das conexões, nunca puxe um fio com a mão.

Segundo passo: para testar o timer utilize um voltímetro configurado na escala RX1. Desconecte a força deste botão e prenda cada uma das sondas do voltímetro em uma das direções. O voltímetro deve indicar o número zero se o timer estiver funcionando. Como este é um botão múltiplo, teste cada um dos terminais de ciclos possíveis separadamente. O ponteiro deve indicar zero em todos eles. Se houver uma ou mais indicações acima de zero, o timer está com problemas e deve ser trocado.

Terceiro passo: para trocar o timer, desparafuse e desconecte o antigo. Instale um novo timer especificamente feito para o modelo da máquina de lavar que possui. Se existirem muitas fiações ligadas ao botão peça para que uma pessoa o ajude segurando o novo timer ao lado do antigo durante o conserto. Para não se confundir durante o processo, desconecte as fiações antigas uma de cada vez para, assim, conectar as novas fiações correspondentes separadamente. Outra opção é desenhar um diagrama com as conexões antes de remover o timer antigo. Depois que instalar todos os fios, verifique novamente as conexões para, somente então, instalar o novo botão.

Na próxima seção, iremos analisar dois dos elementos mais importantes de uma máquina de lavar, as válvulas de entrada da água e o agitador.