Consertando componentes internos

Autor: 
Fix-It Club

Os componentes internos de uma geladeira podem ser como uma miscelânea. Alguns componentes são fáceis de consertar, enquanto outros devem ser manipulados somente por profissionais.

Consertando o interruptor de limite

O interruptor de limite só é encontrado em geladeiras e freezers com degelo automático. A sua função é manter o limite do aquecimento para o degelo para que este não exceda certas temperaturas. Se uma geladeira tem muitos cristais de gelo no compartimento do freezer, o problema pode estar nesse interruptor. Entretanto, outros componentes, como o ventilador do evaporador, o timer do degelo e o aquecedor do degelo podem causar o mesmo problema. Confira estes problemas abaixo. Se essas peças estão funcionando bem, o problema pode ser com o interruptor de limite. Não tente consertá-lo sozinho. Chame a assistência técnica para substituí-lo.

Consertando o controle do termostato

Os controles do termostato regulam a temperatura da geladeira e do freezer. Remova o painel dos controles para poder consertá-los.
2006 Publications International, Ltd.
Os controles do termostato controlam a temperatura da geladeira
 e do freezer

O controle do termostato está instalado geralmente dentro da geladeira. O botão de controle visível é projetado para regular a temperatura da geladeira e do freezer. A funcionalidade desse controle pode ser testada de várias maneiras, dependendo do problema. Para testar o controle do termostato:

Passo 1:
se o compressor funciona ininterruptamente, coloque o botão de controle na posição DESLIGADO. Se o compressor continuar funcionando, desligue o aparelho da tomada, retire o botão de controle e remova os parafusos que prendem o termostato. Retire o termostato e remova o fio vermelho ou o azul do terminal. Ligue o aparelho na tomada. Se o compressor não funcionar é porque o termostato está com problemas. Substitua-o então por um novo.

Passo 2:
se o compressor funcionar depois de o fio ter sido removido do terminal, existe provavelmente um curto circuito em algum lugar da fiação do aparelho. Neste caso, não tente consertar o problema sozinho, chame a assistência técnica.

Passo 3:
se a geladeira ou o freezer funciona mas não refrigera, desligue o aparelho da tomada e remova o termostato com uma chave de fenda. Desconecte seus dois fios e junte-os com fita isolante. Ligue então o aparelho na tomada. Se a geladeira começar a funcionar normalmente, o termostato está com problemas. Substitua-o colocando o novo dispositivo da mesma maneira que estava o antigo.

Passo 4:
se o compartimento do freezer está funcionando normalmente, mas a geladeira não, ajuste os controles dos dois compartimentos para temperatura média. Remova os botões (geralmente eles são de encaixe). Desparafuse o compartimento de controle da temperatura e verá um tubo de ar perto do controle. Recoloque o botão do termostato do freezer e ajuste o controle para DESLIGADO. Abra a porta da geladeira e observe cuidadosamente o tubo de ar. Se este tubo não ficar mais largo em cerca de dez minutos, o controle está com defeito. Substitua o controle por um novo do mesmo tipo. Conecte o novo controle da mesma maneira que o antigo.

Consertando o ventilador do evaporador

Em alguns casos, um termostato com defeito pode não ser a causa de uma geladeira ou de um freezer mal refrigerado. Um aparelho que não refrigera direito pode estar com o ventilador defeituoso, obstruído ou com as lâminas quebradas ou tortas. Se a lâminas estão obstruídas, tente liberá-las. Se elas estão tortas, alinhe as lâminas com um alicate. Se isso não resolver o problema, chame a assistência técnica.

Em algumas geladeiras, o interruptor da porta opera o ventilador do evaporador. Se o ventilador demonstrar mal funcionamento, o interruptor da porta pode estar com defeito. Teste o interruptor como descrito na página anterior e o substitua se for necessário.

Consertando o timer do degelo

Se o compressor não funciona, é provável que o timer do degelo está com defeito. Esta peça é localizada perto do compressor. Para testar o timer do degelo:

Passo 1:
desconecte a geladeira da tomada.

Passo 2: Ddsconecte os fios do timer e do timer do motor. Remova o timer do lugar empurrando para trás os dois retentores.

Passo 3:
teste o timer do degelo com um voltímetro ajustado para a escala RX1. Conecte um sensor do voltímetro a cada um de seus fios (não ao fio do motor) e ligue o controle do timer até que ele faça o barulho característico da ligação. Se o timer do degelo estiver funcionando, o voltímetro marcará zero. Se a agulha subir é porque está com defeito. Substitua-o por um novo do mesmo tipo.

Passo 4:
conecte o novo dispositivo da mesma maneira que o antigo.

Para checar o motor do timer do degelo, conecte um sensor do voltímetro a cada fio do motor e ajuste a escala para RX100. Se o voltímetro indicar entre 500 e 3.000 ohms, o motor está funcionando adequadamente. Se o voltímetro indicar mais do que 3.000 ohms, o motor do timer está com defeito. Substitua por um novo do mesmo tipo, conectando-o da mesma maneira que o antigo.

Consertando o aquecedor do degelo

Este componente é um elemento aquecedor localizado na bobina do evaporador. Quando a geladeira ou o freezer entram no ciclo de degelo, ele é ligado para derreter os cristais de gelo no compartimento. Problemas nesse dispositivo causam falha no degelo.

Teste os elementos com um voltímetro ajustado para a escala RX1. Para acessar o elemento aquecedor, remova o painel da parede do compartimento. Conecte um sensor do voltímetro a cada terminal do elemento. O voltímetro deve indicar entre 5 e 20 ohms. Se não acontecer isto, o elemento aquecedor está com defeito e deve ser substituído. Substitua o aquecedor por um novo do mesmo tipo e com a mesma classificação elétrica. Conecte o novo dispositivo da mesma maneira que o antigo.

Consertando o ventilador do condensador

O ventilador do condensador está localizado embaixo do aparelho. Se o ventilador está com defeito, a geladeira ou o freezer não resfriará adequadamente, ele funcionará continuamente ou não funcionará de jeito nenhum.

Teste o ventilador com um voltímetro ajustado para a escala RX1. Desconecte os fios elétricos do ventilador e conecte um sensor do voltímetro a cada terminal do motor do ventilador. Se o voltímetro indicar de 50 até 200 ohms, o motor está funcionando adequadamente. Se o voltímetro indicar mais do que 200 ohms, o motor do ventilador está com defeito e deve ser substituído.

Quando você estiver trabalhando no motor do ventilador, certifique-se que as lâminas estejam limpas e desobstruídas. Se as lâminas estiverem tortas, endireite-as cuidadosamente com um alicate.

Limpando os drenos

Os drenos estão localizados ao longo da base do freezer e da geladeira. Estes buracos podem ficar entupidos com sujeira ou gelo causando um problema de drenagem quando ocorre o degelo do aparelho. Para limpar essas partes, use um pedaço de fio que caiba na cavidade. Não use palito de dente porque a madeira pode quebrar e entupir o dreno. Em algumas geladeiras, os drenos estão localizados perto do aquecedor do degelo na bobina do evaporador. Para limpar essa unidade é necessário desmontar várias partes. Se a geladeira ou o freezer é desse tipo, melhor é chamar a assistência para fazer a limpeza.

Em alguns compartimentos de freezer os drenos estão localizados na parte de baixo e pode geralmente ser desparafusado para que a área de drenagem possa ser limpa.

Consertando a mangueira e a panela do dreno

O ventilador do condensador está localizado na base da geladeira. Durante o ciclo de degelo, a água pode escorrer através de uma pequena mangueira para dentro de uma panela de dreno e evaporar naturalmente. Em algumas geladeiras, a mangueira do dreno é de borracha ao invés de ser de metal. Este tipo de mangueira pode ter rachaduras e causar vazamentos. Examine a mangueira. Se ela estiver danificada, a substitua por uma nova do mesmo tipo. Se existir água no chão, a panela do dreno pode estar fora do suporte, rachada ou enferrujada. Para eliminar o vazamento, realinhe ou substitua a panela.

Consertando a máquina de gelo

Os freezers com máquina de gelo automática algumas vezes apresentam defeitos porque o filtro da válvula da entrada de água está entupido. Para corrigir este problema, desconecte o aparelho da tomada e o suprimento de água. Remova a mangueira de abastecimento de água que geralmente está localizada na base do aparelho. Localize o fio do filtro e desconecte-o. Limpe o filtro com uma escova usando um detergente doméstico neutro. Remonte o componente do modo contrário.

Consertando o vazamento do líquido refrigerante

Os vazamentos do líquido refrigerante são identificados pelo seu cheiro ácido. Não há nada que se possa fazer para consertar um vazamento do líquido refrigerante a não ser chamar a assistência técnica.

Consertando o motor/compressor

O compressor e o motor de uma geladeira ou de um freezer estão contidos em uma unidade selada. Se você tiver problemas com qualquer um destes componentes, não tente consertá-los sozinho. Chame a assistência técnica.

Como você viu, alguns problemas comuns na geladeira como borrachas de vedação defeituosas, podem ser facilmente consertados em casa, ao passo que outros, como o motor ou compressor, estão além do nosso alcance. Agora você sabe como fazer pequenos consertos e quais são seus limites.  

Publications International, Ltd.