Como consertar uma geladeira

Autor: 
Fix-It Club

A geladeira é um dos poucos aparelhos na sua casa que funciona continuamente, dia e noite, para manter a sua comida refrigerada. Pense o quanto este eletrodoméstico precisa trabalhar! É realmente espantoso que ele raramente apresente problemas de funcionamento. Nessas raras vezes, entretanto, seu conserto, além da reposição dos alimentos perdidos, pode ser dispendioso. Não tenha medo! Este artigo contará tudo o que você precisa saber para consertar uma geladeira ou um freezer. Você ficará surpreso em saber que consertar esses eletrodomésticos é muito fácil, requerendo somente um pouco de conhecimento sobre o aparelho e um pouco de paciência. Vamos começar com algumas informações básicas.

Como funcionam as geladeiras

As geladeiras e os freezers consistem de dois componentes básicos: uma bobina condensadora e uma bobina evaporadora. Um líquido refrigerante circula através dessas bobinas movido por um compressor e um motor, esse líquido é resfriado no condensador e flui para o evaporador. Através do evaporador, o ar na geladeira ou no freezer é resfriado. O condensador fica na parte interna do aparelho, enquanto o evaporador se localiza na parte externa. O líquido refrigerante circula através do sistema movido por um compressor.

Em uma geladeira, o líquido refrigerante é refrigerado em um condensador e de lá flui para o evaporador.
2006 Publications International, Ltd.
Em uma geladeira, o líquido refrigerante é refrigerado em um condensador, como também o ar pelo contato com a bobina

A maioria das geladeiras e dos freezers tem degelo automático. Neste tipo de geladeira, um aquecedor é ligado por um timer para derreter os cristais de gelo que se formam dentro do aparelho. O gelo é derretido em vários lugares, começando pelas áreas com maior acúmulo. Quando o gelo é completamente derretido, o termostato automaticamente muda para o ciclo de resfriamento para manter o padrão de refrigeração. Como este processo é automático, os cristais de gelo não se acumulam dentro da geladeira.

O sistema compressor do aparelho, que força o líquido refrigerante através do sistema de bobinas, é movido por motor do tipo capacitor. Outras partes básicas do sistema de resfriamento/degelo incluem interruptores, termostatos, aquecedores, condensadores e ventiladores. Você mesmo pode testar e substituir muitos desses componentes na geladeira. Entretanto, existem exceções que requerem um conserto feito por um profissional. Veremos isso mais à frente.

Cuidado: Antes de fazer qualquer conserto em uma geladeira ou em um freezer, esteja certo que o aparelho está desconectado da energia elétrica. Depois de desconectá-lo, confira se o motor/compressor tem um capacitor. Este componente é localizado em um compartimento em cima do motor. Os capacitores armazenam energia, mesmo quando o aparelho está desligado. Antes de fazer qualquer reparo em um aparelho que tenha um capacitor, é necessário descarregá-lo, caso contrário, poderá levar um tremendo choque.

Quadro de solução de problemas
Existem muitos motivos para que as geladeiras e freezers apresentem mau funcionamento. Para um guia completo dos problemas que podem acontecer com uma geladeira e suas possíveis causas clique aqui (em inglês).

Descarregando um capacitor

Para descarregar um capacitor:

Passo 1: desligue a geladeira ou o freezer da tomada.

Passo 2:
para ter acesso ao capacitor, remova o painel de serviços que se encontra atrás do aparelho ou o painel de serviços que se encontra na frente da parte inferior da porta, como mostraremos mais à frente na seção de desmontagem. O capacitor está localizado em um compartimento em cima do motor/compressor do aparelho. Ele se parece com uma bateria de célula seca.

Passo 3: para descarregar um capacitor, use um resistor de 20 mil ohms e 2 watts (um dispositivo com fio que custa barato e está disponível em qualquer loja de materiais de construção). Conecte os sensores do resistor aos terminais do capacitor. Isso descarregará o capacitor. Se o capacitor tiver três terminais, conecte o resistor ao terminal externo e ao terminal central, depois ligue o outro terminal externo ao terminal central. Após o capacitor ter sido descarregado, o conserto poderá começar.

Desmontando a geladeira

Os componentes de controle de uma geladeira estão geralmente localizados na parte superior do aparelho. O motor, o compressor, a bobina condensadora e o ventilador do condensador estão localizados na parte inferior.

Para acessar os componentes da parte superior do aparelho, remova os parafusos de retenção ou retire os prendedores que seguram o painel plástico ou de metal que cobre os componentes. Esses prendedores podem estar escondidos atrás da borda do painel. Nesse caso, retire o painel com uma pequena espátula. Muitas vezes controles salientes servem como retentores dos painéis. Na maioria das geladeiras, as prateleiras podem ser removidas para permitir o acesso a alguns painéis.

Para acessar a parte inferior da geladeira, remova o painel de acesso que se encontra atrás, abaixo da bobina do condensador retirando os parafusos. A geladeira também pode ter um painel de acesso frontal abaixo da porta, que pode estar preso por parafusos ou algum tipo de encaixe. Alguns modelos podem ser postos em posição horizontal para facilitar o acesso a esses componentes. Nesse caso, a geladeira precisa ser descongelada, desligada da tomada e esvaziada antes do conserto.

As bobinas do condensador e do evaporador são seladas na maioria das geladeiras. Se um problema ocorrer dentro dessas peças, chame a assistência técnica. Outras peças podem ser desparafusadas ou soltas.

Testando o cabo de alimentação

Se o cabo de alimentação parecer desgastado, se existirem marcas de queimado nos pinos da tomada ou nos parafusos do terminal, que fica embaixo do painel de acesso, na parte de trás do aparelho, o cabo de alimentação pode estar defeituoso. Teste-o então com um voltímetro ajustado para a escala RX1 (instruções para o uso do voltímetro podem ser encontradas aqui).

Um grande número de problemas em uma geladeira advêm da simples abertura ou fechamento das portas. Se houver falta de refrigeração ou excesso de cristais de gelo, a manutenção da porta pode muitas vezes resolver. Para aprender como consertar a porta da geladeira, confira a próxima seção.