Substituindo um vaso sanitário

Remover e substituir um vaso não é tarefa para ser feita sem um bom motivo, mas não é raro que seja necessária. Quando você não conseguir desobstruir o vaso pelos meios conhecidos, removê-lo é a resposta. Talvez você queira um vaso mais moderno, talvez o vaso ou a caixa estejam rachados ou quem sabe o acessório esteja vazando. Todas essas situações pedem a remoção e reinstalação do vaso velho ou  a instalação de um acessório novo. Embora não haja dificuldade em remover e substituir um vaso, contrate um profissional para fazer o serviço. Para substituir um vaso:

1ª etapa -  Para medir a distância entre a parede atrás do vaso até o centro do dreno, verifique a distância da parede até o centro dos dois furos que prendem o acessório ao chão. Se há dois parafusos de cada lado, meça a distância até o centro da parte de trás.

2ª etapa - Escolha o vaso substituto usando as medida que você fez no seu banheiro. Você pode substituir seu velho vaso por um acessório mais moderno, mas deve ter certeza de que o novo cabe no espaço do cano e da parede. Você pode instalar uma unidade menor, mas dificilmente irá poder colocar um maior em um espaço que ocupava um acessório menor.

3ª etapa -  Feche o registro da caixa e remova toda a água tanto do vaso quanto da caixa. Dê descarga para eliminar a maior parte da água e então seque completamente os resíduos.

4ª etapa -  Se a caixa está conectada à parede, remova os parafusos que a seguram. Então remova os parafusos que conectam a caixa ao vaso. Remova a caixa e coloque em algum local que não lhe atrapalhe.

5ª etapa -  Remova os tampões dos parafusos da base do vaso, se houver. A maioria desses tampões são feitos de cerâmica para combinar com o vaso. Os encanadores possuem uma ferramenta para desconectar alguns tipos específicos, mas eles também podem ser retirados com uma faca. Depois de remover os tampões, limpe o componente antes de prosseguir.

6ª etapa -  Remova as porcas ou parafusos. Se estiverem presos, o uso de óleo pode facilitar. Guarde as anilhas e parafusos se você vai reinstalar o vaso. Um vez que a porcas ou parafusos saírem, não há mais nada prendendo o vaso ao chão. Atenção: para evitar o mal cheiro do cano do esgoto, você pode tampar a abertura enquanto trabalha.

7ª etapa -  Remova o vaso. O vaso e a caixa podem quebrar devido a uma leve batida na porcelana, então deixe-o em um velho carpete ou outro lugar macio. Procure também ter um balde e esponja disponíveis para enxugar a água que pode vazar. Com sua superfície de trabalho preparada, balance o vaso com cuidado para frente e para trás e levante-o. Pesa em torno de 30 kg.

8ª etapa  - Verifique o cano de esgoto descoberto. Se necessário, limpe-o. Uma vez que o encanamento estiver limpo, pode-se proceder à substituição do vaso sanitário.

9ª etapa - Para colocar um novo vaso e reinstalar o antigo o procedimento é o mesmo. Com um faca, raspe toda a massa ou outro material de vedação do fundo do vaso e da borda do chão.


A instalação de um vaso com duas peças


Para medir a distância entre a parede atrás do vaso e o centro do dreno, verifique a distância da parede até o centro dos dois furos que prendem o acessório ao chão

Inspecione o piso onde o vaso estava. Se o piso estragou, vai ter que ser reconstruído antes do vaso ser instalado. Dependendo do dano, a reconstrução pode envolver o piso, piso inferior e até mesmo vigas. Neste caso, precisará de um carpinteiro para reconstruir a área danificada antes de instalar o vaso. Se a borda estiver danificada ou os parafusos estiverem espanados, substitua a parte faltante antes de continuar.

10ª etapa -  Instale um novo anel na saída da água no fundo do novo vaso. Com o acessório de ponta cabeça, ponha o anel de vedação na posição. Se a borda do chão estiver fechada, você precisará de uma luva plástica no anel. Esta luva deve ficar de frente para você enquanto se posiciona, já que ela irá até o cano do solo.

11ª etapa -  Aplique uma camada uniforme de cera de vedação de espessura de 1 cm ao redor das bordas na base do vaso para fixá-lo. Este componente está disponível em lojas de materiais de construção.

12ª etapa -  Remova o tampão do cano de esgoto. Vire o vaso na posição correta e coloque-o sobre a borda, guiando os parafusos em seu lugar. Pressione firmemente e aperte o parafuso para ter certeza de que a cera de vedação fixou na borda. Coloque um nível atrás do vaso para ter certeza de que está nivelado. Mova o vaso conforme necessário para nivelá-lo, mas não tire a cera de vedação ou poderá haver vazamento.

13ª etapa -  Aperte as porcas para segurar os parafusos no chão. Não aperte demais ou a peça pode rachar. Revista as porcas e parafusos com o componente de instalação de vaso e reinstale os tampões.

14ª etapa -  Se a caixa e o vaso são acessórios separados, você deve agora ligá-los. Aparafuse uma caixa na parede ou reinstale os parafusos e anilhas que conectam uma caixa. Substitua qualquer parte danificada. Se a caixa e o vaso estão conectados com o cano, ponha a junção do componente do cano para ligar as porcas e apertá-los em seu lugar.

15ª etapa -  Reconecte o cano de entrada de suprimento de água à caixa, tenha certeza de que a válvula da bóia está devidamente ligada e abra o registro.