Consertando a válvula da bóia

A válvula da bóia parece ser mais complicada do que realmente é. Quando você vai a uma loja de materiais de construção comprar uma nova válvula de bóia, você vai encontrar tanto a de plástico quanto a de metal. As de plástico custam menos e não sofrem corrosão, mas não são tão resistentes como as de metal. Além disso, as unidades de plástico não podem ser consertadas porque são vedadas. Você até pode comprar um tipo de unidade diferente da que está substituindo contanto que a nova tenha uma haste com fio do mesmo tamanho que a antiga. Se possível, leve a antiga quando for comprar a substituta. Eis como consertar um modelo mais antigo de válvula de bóia:

1ª etapa - Tenha certeza de que a válvula do registro do vaso está fechada.


Em muitas válvulas de bóia mais antigas, um par de parafusos de orelha seguram a descarga da válvula. Você tera que desaparafusá-los para remover a válvula.

2ª etapa - Remova o tampão da válvula e você verá duas anilhas ou anéis-O. Se qualquer dessas partes estiver faltando, a água vai fluir direto e o vaso vai vazar constantemente. Examine todas as anilhas e substitua as que estiverem defeituosas.

3ª etapa -  Se a válvula de bóia estiver selada, substitua-a por completo. Feche o suprimento de água do vaso no registro e dê a descarga. Desparafuse a antiga válvula da bóia e remova o tubo de enchimento da bacia do tubo de extravasamento (ladrão).

4ª etapa - Olhe debaixo da caixa para soltar as porcas por onde a água entra. Afrouxe as porcas para liberar a água no cano de entrada. Então use uma chave inglesa de ajuste para apertar a porca ou desapertá-la de imediato. Use uma outra chave inglesa para apertar a base da válvula de bóia que fica dentro da caixa.

5ª etapa - Desparafuse a porca sob a caixa para remover a válvula da bóia. Se a porca estiver emperrada, use óleo para afrouxá-la.

6ª etapa - Tire a outra válvula da caixa, economizando as anilhas de todas as conexões, tanto do lado interno quanto externo da caixa. As novas vão ser incluídas com a unidade substituída, mas mantenha as partes antigas até você instalar a nova válvula para caso novas partes sejam danificadas durante a instalação.


Quando instalar uma nova válvula de bóia, certifique-se de que as anilhas estão instaladas
corretamente e bem presas pela unidade de retenção

7ª etapa -  Insira a nova válvula no buraco da caixa. Com a anilha interna em posição, aperte a porca do lado de fora o suficiente para fazer a anilha de dentro ajustar-se contra o buraco, mas não aperte demais.

8ª etapa -  Substitua as porcas e o cano de entrada, reinstale o braço e instale o tubo de enchimento da bacia dentro do ladrão.

9ª etapa -  Abra a válvula do registro do vaso de novo e verifique se há vazamentos em outros pontos. E lembre-se de verificar se a bóia não está em atrito com a caixa.

Os mais novos tipos de válvula de bóia eliminam o braço e a bóia. Uma delas é de plástico que flutua enquanto a caixa enche. É possivel estabelecer o nível da água na caixa ajustando a posição do plástico em uma haste. Uma vantagem deste tipo de válvula é que permite que a água corra com força total até o tanque ser preenchido e depois fecha a água imediatamente, eliminando os barulhos irritantes que alguns vasos fazem conforme um braço fecha gradualmente a válvula.


Estes dois tipos de válvula eliminam a bóia e o braço. A da esquerda permanece fechada no fundo da caixa d'água. A da direita usa uma cobertura de aba, erguida por uma corrente.

O outro tipo é uma unidade pequena que fica no fundo do tanque. É uma válvula que possui divisórias de nível na parte de baixo da caixa. Além disso, já que não requer ferramentas, esta é uma unidade de fácil instalação. Para instalar essas válvulas de bóia mais novas:

1ª etapa -  Feche o registro de suprimento de água da válvula e dê a descarga no vaso para drenar a água. Seque a água que restou na caixa antes de prosseguir.

2ª etapa -  Remova todas as velhas válvulas, seguindo o procedimento destacado acima. Coloque as partes sobre o cano de entrada de água sob a caixa nesta ordem: porca de engate, anilha de fricção, anilha de cone e porca de retenção e de montagem.

3ª etapa - Instale a nova unidade dentro da caixa, colocando a haste enfileirada através do buraco sobre o cano de suprimento de água. Comece apertando as porcas de retenção ou montagem sob a caixa na haste enfileirada, segurando-a firmemente. Empurre as anilhas no lugar e aperte a porca de engate sob a caixa, tendo o cuidado para não apertá-la demais.

4ª etapa - Dentro da caixa, junte um dos finais do tubo de enchimento da bacia para o ladrão e posicione o fim da haste da unidade substituída.

5ª etapa - Abra o registro de suprimento de água para encher a caixa. O nível da água na caixa pode ser ajustado por uma maçaneta na nova unidade da válvula.