Substituindo o assento de um vaso sanitário

A tarefa mais fácil ao arrumar um vaso é substituir a tampa e o assento. Há muitos tipos de assentos disponíveis e não é difícil encontrar um que combine com as cores do seu banheiro. A maioria dos vasos modernos são fabricados em dois tamanhos padrão, e os assentos são feitos para se encaixar neles.

Uma vez que tiver o assento do tamanho certo, remova o antigo. Remova as duas porcas sobre a dobradiça e levante-o. Um problema comum é que as porcas de segurança do vaso podem estar enferrujadas ou corroídas. As porcas de alguns assentos são internas e praticamente inacessíveis, tornando o trabalho ainda mais difícil.


Um assento novo pode ser instalado inserindo os dois parafusos, colocando sobre as anilhas e apertando as porcas. Tenha cuidado para não apertar demais as porcas ou pode ficar difícil remover o assento mais tarde.

Qual é a solução? Se conseguiu apertá-los de maneira fácil, aplique um pouco de óleo para ajudar a soltá-los. Dê tempo para o óleo penetrar. Se não conseguir chegar até as porcas com uma chave normal, use uma chave de caixa. Assegure-se de não usar muita força, pois se a chave escorregar  pode atingir e quebrar a caixa ou alguma outra parte.

Guia de problemas com pia, banheira e cano de esgoto
Problema
Possível causa
Solução
A água da caixa vaza constantemente
A bóia ou a corda está desalinhada Incline a bóia cuidadosamente para mover a válvula de modo a não fazer bolhas do lado do tanque.
A bóia contém água Esvaziar ou substituir a válvula da bóia.
A bóia não sobe  o suficiente Com cuidado incline apenas um pouco a vara.
A caixa da bóia não está bem fechada Remova qualquer substância da superfície da válvula do assento. Substitua a bóia da caixa d'água se estiver gasta. Ajuste os fios e guias.
A válvula da bóia não fecha Substitua as anilhas da válvula da bóia ou, se necessário,  substitua a bóia por inteiro.
O vaso não dá descarga ou a descarga não funciona direito
Dreno está obstruído Remova a obstrução no dreno.
Não há água suficiente na caixa Aumente o nível da água na caixa e incline um pouco a bóia.
A bóia retorna antes que água suficiente saia da caixa Suba a guia para que a bóia possa subir mais.
Seque o lugar onde a caixa se junta ao vaso Aperte as porcas sobre o cano e substitua as anilhas, se necessário.
Encanamento do vaso obstruído Retire os resíduos.
A caixa faz barulho enquanto enche
A válvula da bóia não funciona corretamente Substitua as anilhas ou instale uma nova bóia.
A caixa de resíduos está fechada Verifique se o registro está completamente aberto. Verifique crosta ou corrosão na entrada da válvula do tanque.
Umidade ao redor do acessório
Condensação Instale um revestimento de espuma, cubra a caixa, verifique as goteiras ou temperatura da válvula.
Vazamentos na beira do vaso Remova o vaso e coloque uma nova vedação.
Vazamento na conexão entre a caixa e vaso Aperte as porcas sobre o cano e substitua as anilhas, se necessário.
Vazamento no duto de entrada da água Aperte a rosca, ligue as porcas e substitua as anilhas e vedação, se necessário.
Rachadura no vaso ou na caixa Substitua o vaso, caixa ou o acessório inteiro.

Se nada der certo, você terá que retirar os parafusos com uma serra pequena de metal. Para proteger o vaso, aplique nele uma fita nas partes em que irá usar a lâmina da serra. Insira a lâmina sob a dobradiça e serre através dos parafusos. Seja extremamente cauteloso ao usar a serra, pois um escorregão pode rachar o acessório.

Com as porcas removidas ou cortadas, você pode remover o antigo assento sem maiores dificuldades. Limpe a área antes de instalar o novo assento. O novo pode ser instalado ao inserir os parafusos e apertar as porcas. Tenha cuidado para não apertar demais as porcas, para caso precise substituir o assento novamente. Se você mora em um apartamento alugado e está instalando um novo assento que você mesmo comprou, guarde o antigo. Quando você se mudar, pode substituir o novo pelo original e levá-lo com você.

Se o vaso não pára de vazar água, o assento ainda não está em boas condições e a pequena tampa de borracha está em péssimo estado, você pode comprar o assento em uma loja  de materiais de construção.