Como reparar o sistema de combustível em motores pequenos

Autor: 
Fix-It Club

A função do sistema de combustível é armazenar e fornecer combustível para a câmara de combustão. Sua manutenção inclui o filtro de combustível, filtro de ar, tanque de combustível e tubos de combustível; a regulagem do carburador e do regulador. É claro que nem todos os motores pequenos terão todos esses componentes.

Manutenção dos filtros de combustível

Alguns motores pequenos têm uma peneira de combustível no fundo do tanque. Outros possuem uma peneira removível na tubulação de combustível. Outros ainda possuem filtros de combustível descartáveis feitos de papel sanfonado. Segue alguns passos para limpar os sedimentos no tanque.

Passo 1: Drene ou use um sifão para retirar todo o combustível do tanque.

Passo 2: Com uma lanterna, encontre o ponto mais baixo do tanque; o reservatório de sedimentos. Limpe todo o sedimento da reentrância do reservatório.

Passo 3: Limpe o sedimento na extremidade do elemento filtrante.

Passo 4: Enxugue o interior do tanque com um pano limpo.

Passo 5: Abasteça o tanque de combustível. 

Este tanque de combustível possui dois filtros: um na entrada e outro no começo do tubo de combustível.
2006 Publications International, Ltd.
Este tanque de combustível possui dois filtros: um na entrada e outro no começo do tubo de combustível

Limpeza do sedimento da peneira de combustível

Passo 1: Localize e feche a válvula interruptora do tubo de combustível.

Passo 2: Solte a contra-porca no retentor do copo e remova o copo de sedimento.

Passo 3: Esvazie e limpe o copo de sedimento. Limpe a tela do filtro. Preencha o copo com combustível novo.

Passo 4: Reinstale o copo de sedimento e o retentor do copo, apertando a contra-porca.

Passo 5: Abra a válvula interruptora.

Substituição do filtro de combustível

Passo 1: Localize e feche a válvula interruptora no tubo de combustível ou use um pregador de roupas para estancar o tubo de combustível.

Passo 2: Desconecte o filtro de combustível do tubo de combustível.

Passo 3: Substitua o filtro de combustível por uma peça de reposição igual.

Passo 4: Abra a válvula interruptora.

Manutenção filtros de ar

O propósito do filtro de ar nos motores pequenos é evitar que partículas maiores presentes no ar obstruam o carburador. Os dois tipos de filtros de ar usados são o filtro de ar a banho de óleo e filtro de ar seco. Veja aqui como fazer a manutenção do filtro de ar:

Passo 1: Remova a tampa do filtro de ar, geralmente desparafusando a porca no topo.

Passo 2: Se for um filtro a óleo, remova todo o óleo e contaminantes do canal central do filtro, limpe-o e reponha o óleo até o nível indicado. Um filtro seco não pode ser limpo e portanto deve ser substituído.

Passo 3: Recoloque a tampa do filtro e assegure-se de que todas as fixações estão firmemente apertadas.

Manutenção de tanques e tubos de combustível

Os sistemas de combustível com bombas usam tanques de combustível não pressurizados. Os motores de popa normalmente usam tanques pressurizados. Os tubos de combustível são geralmente feitos de neoprene. Eis aqui como fazer a manutenção do tanque de combustível e tubos.

Passo 1: Remova a capa do tanque de combustível.

Passo 2: Usando uma lanterna, verifique se há sedimentos no tanque. Caso haja, limpe o tanque e reabasteça. Recoloque a capa ao terminar.

Passo 3: Verifique o tubo de combustível e a bomba do sifão, se disponível, apertando-a e conferindo se há rachaduras. Se estiverem danificados, substitua-os por um tubo ou bomba de mesmo diâmetro interno. Certifique-se de que o tubo está aprovado para uso com combustíveis.

Regulagem do carburador

O carburador mistura combustível e ar na proporção correta para o uso nos motores. Os três tipos de carburadores mais comuns em motores menores são de fluxo natural, vertical e invertido. Estes nomes descrevem a direção do fluxo do ar no coletor de admissão do motor. Para preservar o seu motor, você deverá certificar-se de que a marcha do carburador e a mistura estão corretamente ajustadas.

Há muitos tipos e modelos de carburadores empregados em motores pequenos a gasolina. Alguns possuem mais ajustes disponíveis do que outros. Dependendo do projeto, alguns carburadores são ajustados de fábrica e não possuem parafusos de ajuste. Por exemplo, um carburador pode permitir a regulagem da marcha rápida, lenta e mistura, enquanto outros só permitem regular a marcha rápida e lenta. Veja aqui como regular os três ajustes típicos do carburador.

Passo 1: Com o motor funcionando, abra bem o estrangulador. Gire o parafuso da marcha rápida para frente e para trás até encontrar o melhor ajuste da marcha rápida.

Passo 2: Feche o estrangulador para a marcha mais lenta possível. Gire o parafuso da marcha lenta até obter a marcha lenta recomendada.

Passo 3: Uma vez que a marcha lenta estiver regulada, ajuste a mistura até que o motor opere suavemente.

Para ajustar a marcha lenta corretamente, gire o parafuso da marcha lenta com uma chave de fenda.
2006 Publications International, Ltd.
Para ajustar a marcha lenta corretamente, gire
o parafuso da marcha lenta com uma chave de fenda

Ajuste do regulador

O regulador é um dispositivo que controla a velocidade dos motores à medida que o esforço varia. Se a carga de trabalho fizer o motor perder velocidade, o regulador abre o estrangulador para devolver ao motor a velocidade especificada. São comumente usados em geradores elétricos acionados por motores em que a velocidade constante é importante. Dois tipos de reguladores equipam os motores pequenos: mecânico e ventoinha.

O tipo mecânico, também chamado de contrapeso ou centrífugo usa a força centrífuga da rotação do motor para medir o esforço sobre o motor. Essa medição é equalizada com a posição de uma porca de ajuste. Se a carga do motor estiver abaixo da regulagem, uma mola abre o estrangulador e acelera o motor. Um regulador com ventoinha usa o ar da rotação do volante do motor para determinar a sua velocidade. Aviso: um regulador com ajuste incorreto pode fazer com que motores pequenos sejam danificados ou destruídos em virtude das velocidades excessivamente altas. 


O regulador mecânico responde à força centrífuga criada pela rotação do motor.
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O regulador mecânico responde à força centrífuga criada pela rotação do motor

Não há, infelizmente, uma seqüência universal de ajuste para reguladores de motores pequenos. Muito depende do tipo de regulador, se o virabrequim é horizontal ou vertical, a complexidade e posição dos pivôs de acoplamento e a faixa de operação projetada. Considerando esses fatores, consulte o manual do proprietário ou manual de manutenção disponíveis para seu motor e aplicações específicas antes de ajustar o regulador.

Na próxima seção, veja como o sistema de ignição precisa ser periodicamente verificado para fornecer a faísca de alta voltagem que auxilia a partida nos motores pequenos.