Benefícios da manutenção regular

Autor: 
Fix-It Club

Ao adquirir um implemento acionado por um motor pequeno, você poderá fazer um rombo no seu orçamento. Ferramentas e brinquedos motorizados podem custar entre US$ 100 a US$ 10 mil. É por isso que investir em manutenção periódica no seu motor pode ser uma boa idéia. Substituir um motor a cada poucos anos é uma despesa incômoda e desnecessária. Analisaremos abaixo informações detalhadas sobre como fazer a manutenção dos motores de dois tempos a gasolina. Seguindo esses procedimentos, você poderá colocar mais dinheiro no banco e menos no bolso do seu mecânico.

Benefícios da manutenção regular

Fazer a manutenção periódica dos motores pequenos de suas ferramentas ou brinquedos oferece muitas vantagens sobre o programa de manutenção "espere-até-que-quebre".

  • Ao estabelecer um plano de manutenção, você poderá confiar que toda vez que precisar de uma ferramenta, ela estará pronta para o uso.
  • Ao executar uma série de serviços de manutenção juntos, você economizará tempo. Você poderá conseguir todas peças necessárias e lubrificantes em uma só viagem ao fornecedor de peças. Daí você só precisa desmontar o componente uma vez para executar inúmeros serviços, em vez de desmontá-lo muitas vezes.
  • A manutenção regular lhe dá a chance de inspecionar visualmente o motor inteiro e os componentes relacionados para localizar danos, desgaste e outros problemas em potencial.

Como, onde e quando fazer a manutenção

Saber como fazer a manutenção é tão importante como saber quando. Alguns procedimentos podem ser executados sempre que você guardar a ferramenta ou brinquedo: na garagem, depósito ou sala de ferramentas. Se a unidade for pesada, você poderá construir uma rampa ou uma mesa forte a uma altura conveniente para trabalhar. Ou você poderá usar um guincho de catraca para levantar o motor. Unidades com peso abaixo de 18 quilos podem ser colocados na bancada ou mesa, desde que você os levante flexionando as pernas em vez das costas. Peça ajuda se precisar, e assegure-se de que a unidade irá permanecer estável no lugar enquanto você trabalha. Lembre de colocar a segurança em primeiro lugar!

A manutenção dos motores menores é fácil desde que você saiba o que e quando fazer. Uma tabela de manutenção pode ajudá-lo a determinar requerimentos comuns de serviço, bem como determinar se o serviço foi executado. Pode haver uma tabela de manutenção para sua unidade motorizada no manual do proprietário ou de manutenção. As recomendações típicas compreendem a troca do óleo do motor a cada 25 horas de uso e a regulagem do motor pelo menos uma vez ao ano.

O propósito do serviço contínuo, também conhecido como manutenção preventiva, é manter suas ferramentas ou brinquedos motorizados em boas condições de funcionamento. A rotina de serviço contínuo abrange a manutenção do filtro de ar, o arejamento do virabrequim, manutenção do arrefecimento, do silencioso, da lubrificação e a regulagem.

Fazer a manutenção da lubrificação significa certificar-se que todas as peças móveis têm lubrificação suficiente (óleo e/ou graxa) para minimizar o desgaste. A lubrificação inclui misturar o óleo com combustível em motores de dois tempos e lubrificar outras partes móveis.

A regulagem consiste no ajuste e/ou substituição de peças essenciais para o funcionamento suave e eficiente dos motores. Estas partes abrangem componentes em todos os sistemas de motores: combustível, escapamento, ignição, combustão, refrigeração, e lubrificação. Ajustes na ignição são mais importantes em sistemas de ignição com platinado do que com ignição eletrônica. As regulagens periódicas manterão seus motores funcionando normalmente e diminuirão a necessidade de reparos.

Além disso, você deveria verificar outros sistemas e fazer ajustes conforme necessário para mantê-los em ordem. Isto inclui a válvula de controle de combustível, o afogador, a acoplagem do regulador e a limpeza dos resíduos.

As ferramentas e brinquedos motorizados normalmente vem com um manual do proprietário. Ainda que alguns manuais do fabricante sejam mais completos e melhor redigidos que outros, a maioria dos manuais possuem informações básicas sobre o funcionamento seguro e a manutenção. Infelizmente, os manuais de produto freqüentemente são escritos mais para eximir o fabricante da responsabilidade por mau uso acidental do que para ajudar o proprietário a manter o produto. Além disso, manuais para produtos motorizados geralmente mostram como fazer a manutenção de componentes que não fazem parte do motor: o coletor de grama, o ajuste das rodas, lâminas, correntes ou outras peças. Informações de manutenção para o motor podem ser mínimas ou inexistentes no manual do proprietário.

O que você pode fazer a respeito dessa falta de informação? Felizmente, existem vários editores de manuais alternativos de manutenção para modelos específicos de motores menores. Se você não possui um manual do proprietário, você pode contatar o fabricante diretamente para adquirir um; eles vendem manuais de manutenção também. A maioria dos fabricantes mantém os manuais de produto por até 20 anos. Se eles tiverem apenas uma cópia disponível, você pode normalmente pedir uma fotocópia por um custo baixo.

Saber como fazer a manutenção do sistema de combustível é uma parte importante do cuidado com os motores pequenos. Aprenda como cuidar dos filtros de combustível, carburadores e outras partes importantes do sistema de combustível na próxima seção.