Como consertar encanamentos

Autor: 
Fix-It Club

Há vários problemas de encanamento que precisam de reparo imediato, sendo que o principal deles são os entupimentos. Todo mundo sabe a inconveniência e a bagunça que acompanham um encanamento parcialmente obstruído e, mesmo assim, muitas pessoas esperam o cano entupir completamente antes de tomar uma atitude. Algumas vezes um entupimento pode ser corrigido com uma solução caseira bem simples.

Do que você vai precisar
Aqui está o que você vai precisar ter à mão na hora de desentupir um encanamento:
  • panos molhados
  • desentupidor
  • vaselina
  • produtos para desentupir
  • mangueira de desentupimento
  • balde
  • arame de cabide
  • escova de cerdas duras

Se o encanamento está moderadamente entupido, experimente esse produto caseiro: coloque 1/2 xícara de soda cáustica no encanamento e, em seguida, 1/2 xícara de vinagre. Tenha cuidado, pois os dois ingredientes interagem produzindo espuma e fumaça, por isso é bom deixar a tampa meio frouxa. Deixe o preparo agir por cerca de três horas antes que água possa correr por lá.

Agora, se você souber que o encanamento está parcialmente entupido por causa de gordura, experimente o seguinte: coloque 1/2 xícara de sal e 1/2 xícara de soda cáustica seguidos por uma chaleira de água quente. Deixe passar a noite assim.

Caso esses preparos caseiros não funcionem, experimente os passos a seguir:

1ª etapa. Cubra a saída de excesso de água do lavatório ou da banheira com panos molhados. A maioria das pias de cozinha não tem uma saída para excesso de água, mas se estiver em uma pia que fica lado a lado com outra, tampe o ralo da outra com panos molhados. Em casas com dois banheiros em quartos lado a lado, com um banheiro de costas para o outro, ambos podem estar conectados ao mesmo encanamento. Nesses casos, é necessário bloquear a outra pia tanto no ralo como na saída de excesso. Chuveiros dificilmente têm essas saídas de excesso, mas as banheiras sempre têm. Cubra todos eles com panos molhados para o desentupimento funcionar corretamente.

Para desentupir o ralo de uma pia, cubra a parte de borracha do desentupidor com água.
2006 Publications International, Ltd.
Para desentupir o ralo de uma pia, cubra a parte de borracha
do desentupidor com água e tape a abertura de ar com panos molhados

2ª etapa. Encha a pia com água suficiente para cobrir a parte de borracha do desentupidor. Passe uma camada de vaselina no bocal de desentupidor (para maior aderência). Deslize o desentupidor até a abertura do ralo e faça movimentos rápidos para cima e para baixo. Se você sentir a água subindo e descendo pelo ralo é porque está fazendo certo. É essa pressão de água para frente e para trás que pode eventualmente criar a força para deslocar o que estiver bloqueando o encanamento. Após ter repetido o movimento umas dez vezes e com bastante força, retire o desentupidor rapidamente. Provavelmente, a água irá escorrer pelo ralo. Mas, se não funcionar, repita a operação mais umas duas ou três vezes antes de tentar outro método.

3ª etapa. Se o desentupidor não funcionar, talvez seja hora de usar algum produto químico. No entanto, para encanamentos completamente bloqueados, é melhor não usar esses produtos, já que eles contêm agentes cáusticos que podem danificar algumas peças. Em vez deles, use uma mangueira de desentupir. Para usá-la, retire a tampa do ralo e insira a mangueira dentro da abertura. Conforme você coloca a mangueira dentro do encanamento, gire a alça um pouco, soltando e apertando o botão dela enquanto aprofunda a mangueira. Caso a mangueira esbarre em algo, puxe e empurre-a um pouco conforme gira a alça. Depois continue a girar a alça enquanto puxa a mangueira de volta vagarosamente.

Insira a mangueira na extensão do encanamento que entra na parede e vá empurrando a mangueira para dentro do encanamento.
2006 Publications International, Ltd.
Se o entupimento não estiver no sifão, insira a mangueira na
extensão do encanamento que entra na parede e vá empurrando a mangueira para dentro do encanamento

4ª etapa. Se a mangueira não desentupir o encanamento, remova uma parte dos canos debaixo da pia, deixando a água do sifão cair em um balde. Use um arame de cabide em forma de gancho para tentar alcançar o entupimento. Se isso não funcionar, use a mangueira de desentupir. Vá enfiando a mangueira em direção à pia e ao cano de escoamento para remover o que está bloqueando a passagem de água.

5ª etapa. Se o sifão não tiver uma tampa de saída, remova-o inteiro. A próxima seção fornece instruções completas sobre como retirar e colocar um sifão. Após ter retirado o sifão, limpe-o com arame de cabide e depois use uma escova dura com água quente e sabão. Coloque o sifão de volta. Se o entupimento não estava no sifão, insira uma mangueira na extensão do encanamento que entra na parede e continue a empurrá-la até que você atinja o bloqueio (você talvez não consiga, se o entupimento estiver na área do encanamento principal).

Um entupimento perto do ralo da banheira pode ser desobstruído de várias maneiras.
2006 Publications International, Ltd.
Um entupimento perto do ralo da banheira pode ser desobstruído de várias maneiras: a abertura de
excesso de água (olhe na figura), o ralo da banheira ou sifão. Comece pelo ralo. Se não for possível remover a obstrução por aí, vá para a abertura de excesso e depois para o sifão.

6ª etapa. Se o encanamento da banheira estiver entupido e o desentupidor não resolver o problema, use a mangueira no ralo. Se isso também não funcionar, retire a tampa da abertura de excesso de água e insira a mangueira lá.

Desentupindo ralos no chão e bloqueios no encanamento principal

Quando um ralo no chão, como os que temos em porões e chuveiros, estiver entupido, uma mangueira de jardim deve ajudar bastante, especialmente se o entupimento não estiver próximo à sua abertura. Ligue a mangueira em uma torneira, enfie a mangueira no ralo o máximo que puder e coloque panos molhados ao redor da mangueira na abertura do ralo. Depois, abra bastante a torneira e deixe a água fluir por um tempo.

Como impedir que o encanamento entupa
Dá para deixar seu encanamento desentupido e sem odores usando os preparados caseiros uma vez por semana. Combine uma xícara de soda cáustica, uma xícara de sal e 1/4 de uma xícara de molho tártaro. Misture os ingredientes e coloque tudo em uma jarra limpa e coberta. Coloque 1/4 de uma xícara da mistura dentro do ralo e adicione uma xícara de água fervente imediatamente. Aguarde dez segundos e então jogue água fria por cima ou dê descarga. Jogar uma grande quantidade de água fervente uma vez por semana também funciona muito bem.

Se achar que o entupimento está no encanamento principal, localize a saída dele. Ela costuma ter o formato de Y e fica perto do cano principal ou no local em que o encanamento sai do prédio. Coloque um recipiente grande embaixo da saída e coloque vários panos e papéis ao redor do local para absorver o excesso de água.

Com o uso de uma chave de tubos, desaperte lentamente a tampa da saída na direção anti-horária, tentando controlar o fluxo de água que sai. Assim que o fluxo tiver parado e que você tenha limpado todo o excesso de água do chão, insira a mangueira para remover fragmentos que estiverem lá, dentro do encanamento.

Se você ainda não tiver conseguido localizar o entupimento, procure no sifão da casa. Trata-se de um cano em forma de U instalado embaixo da casa. Para localizá-lo, encontre duas tampas de saída adjacentes no chão, caso o encanamento principal passe por baixo do assoalho. Mais uma vez, coloque papéis e pedaços de pano ao redor do local antes de abrir a saída mais próxima do esgoto.

Se o entupimento estiver neste sifão ou entre o sifão e a saída do encanamento principal, você vai conseguir resolver o problema. Mas se a água começar a sair do sifão enquanto você o solta, verifique rapidamente todo o sifão com uma mangueira. Se conseguir desentupir de forma rápida, vá em frente. Caso não consiga, coloque a tampa do sifão de volta e chame um profissional para fazer o serviço.

Um entupimento no encanamento principal pode ser desentupido pela saída principal.
2006 Publications International, Ltd.
Um entupimento no encanamento principal pode ser desentupido pela saída principal,
que é um cano em forma de Y próximo ao encanamento principal
ou no local em que o encanamento sai do prédio

Há um tipo de entupimento que não pode ser resolvido com um desentupidor ou com uma mangueira: quando o encanamento principal está fora da casa ou quando um encanamento no solo foi bloqueado por raízes de árvore que se infiltraram nas junções de canos. A melhor solução neste caso é uma mangueira elétrica ou um esquadrinhador elétrico, que é inserido no cano e corta as raízes enquanto se move. É possível alugar uma mangueira elétrica em uma loja de ferramentas. Enfie a mangueira na saída mais próxima ao entupimento e, quando a ponta do equipamento bater nas raízes, vai sentir um puxão no cabo. Continue enfiando a mangueira lentamente até sentir que ela consegue passar e repita o processo.

O sifão principal tem o formato de U e fica embaixo da casa.
2006 Publications International, Ltd.
O sifão principal tem o formato de U e fica embaixo da casa. Para localizá-lo, encontre
duas saídas adjacentes no chão do porão. Para alcançar um entupimento entre o sifão e
a saída principal, remova a tampa mais próxima à saída principal.

Remova o cabo lentamente e deixe a água correr de uma mangueira, pelo cano, para limpar os restos das raízes. Antes de devolver a mangueira elétrica, coloque a tampa da saída de volta e dê descarga em algum banheiro várias vezes. Quando tiver certeza de que o encanamento não tem mais raízes, limpe a mangueira.

Como mencionamos, o sifão é uma parte integrante do seu encanamento. Por isso, na próxima seção, vamos mostrar como trocar um sifão.

Princípios básicos de encanamento
Consertar encanamentos pode ser mais fácil se você entender todo o sistema hidráulico da sua casa. O encanamento segue as leis básicas da natureza: gravidade, pressão, água procurando seu próprio nível. Se você aprender sobre esses "mistérios", pode economizar tempo e dinheiro e evitar problemas quando precisa fazer consertos. Clique aqui (em inglês) para ver todos os princípios básicos de um sistema hidráulico.