Como consertar uma batedeira

Autor: 
Fix-It Club

Quase toda cozinha tem uma batedeira. Ela mistura ingredientes para fazer biscoitos, bolos, pudins, pães, sobremesas e outros pratos. Por causa de sua versatilidade, as batedeiras se tornaram um presente bem cotado para aqueles que estão começando um novo lar.

Como funcionam as batedeiras

As batedeiras são eletrodomésticos com motor. Ou seja, em vez de aquecerem alguma coisa, elas geram movimento. Nesse caso, elas movem ou misturam alimentos. Obviamente, o motor é o componente principal de uma batedeira. Além das engrenagens, é claro. As engrenagens traduzem a rotação do motor para a rotação oposta das pás. Um controle de velocidade varia a corrente elétrica que chega ao motor, permitindo assim que a velocidade das pás seja controlada.

Cross section of a stand mixer
2006 Publications International, Ltd.
Seção transversal de uma batedeira

Há dois tipos de batedeiras: portáteis (ou manuais) e fixas (ou verticais). As batedeiras portáteis são leves, com motores pequenos para tarefas mais simples. As batedeiras fixas usam motores e componentes maiores para desempenhar tarefas mais elaboradas, como fazer massa ou misturar grandes quantidades de ingredientes.

Como consertar uma batedeira

Resolução de problemas para
batedeiras
Batedeiras podem parar de funcionar por muitos motivos, entre os quais engrenagens danificadas ou um motor quebrado. Clique aqui (em inglês) e veja o quadro de soluções de problemas pronto para ajudá-lo a entender exatamente o que está errado.

Entre os consertos simples em batedeiras estão a manutenção da chave, o conserto de controles de velocidade e a manutenção das engrenagens.

Manutenção de uma chave:

chaves são componentes simples que podem facilmente impedir o funcionamento de um eletrodoméstico. Se sua batedeira não estiver funcionando e você já verificou o plug e o cabo, então teste a chave.

1) Remova, com cuidado, o encaixe em torno da chave para ter acesso à sua parte posterior.

2) Verifique os terminais na chave para ver se os fios do aparelho estão totalmente ligados à chave.

3) Marque a posição dos fios dos terminais e desligue-os.

4) Use um multímetro para verificar se a chave está defeituosa. Em caso afirmativo, troque-a e volte a conectar os fios dos terminais.

Manutenção de controles de velocidade:

/>

a velocidade da batedeira é controlada pela variação da corrente que chega ao motor. Batedeiras manuais menores usam uma chave de velocidade com vários contatos elétricos, sendo que cada um deles aumenta a corrente que chega ao motor. Unidades maiores usam um resistor variável para controlar a corrente. Os multímetros são úteis para verificar o funcionamento de cada tipo de controle de velocidade. Em alguns casos, pode-se limpar os contatos para melhorar seu funcionamento. Contudo, em muitas outras situações, os problemas causados pelos controles de velocidade apenas podem ser resolvidos com a substituição do controle./>

/>

Manutenção de engrenagens:

/>

as batedeiras funcionam bem porque elas giram as pás em direções opostas para misturar os ingredientes. Essa rotação oposta é produzida pelas engrenagens. Na maioria das batedeiras, uma engrenagem sem-fim presa ao eixo do motor gira duas ou mais engrenagens do pinhão. Essas, por sua vez, giram as pás. Visto que as engrenagens são um componente físico, e não elétrico, sua manutenção é diferente.

1) Certifique-se de que o aparelho está desligado da tomada.

2) Remova a tampa superior para ter acesso às engrenagens. Na maioria dos casos, é possível verificar se engrenagens danificadas estão causando problemas e, depois, lubrificá-las.

3) Inspecione e lubrifique a engrenagem do sem-fim e as engrenagens do pinhão, e tome cuidado para que o excesso de lubrificante não chegue ao motor nem a qualquer componente elétrico.

Inspect and lubricate the gears; make sure excess lubricant does not touch the motor or electrical components.
2006 Publications International, Ltd.
Inspecione e lubrifique as engrenagens; tome cuidado para que o excesso de
lubrificante não chegue ao motor nem a qualquer componente elétrico

4) Remova quaisquer rebarbas ou peças soltas na tampa antes de colocar as peças no lugar.

Trocar um fusível:

/>

/>

se o motor da batedeira não funciona, é provável que o fusível do motor tenha queimado. />

/>

1) Remova a tampa superior para ter acesso ao motor.

2) Localize o fusível e desligue-o do motor.

3) Coloque o multímetro em cada extremidade para verificar a continuidade. Se ela for inexistente, o fusível está queimado e precisa ser substituído por outro de mesma amperagem.

4) Visto que o objetivo do fusível é proteger o motor de dano elétrico, verifique o controle de velocidade e outros componentes elétricos no aparelho para determinar a causa do fusível queimado. Caso contrário, o novo fusível vai queimar assim que o motor ligar.

Trocar o motor:

/>

se o eletrodoméstico for adequadamente projetado, o motor deverá ser um dos últimos componentes a falhar. Além disso, é um dos últimos componentes que verificamos. A menos que você tenha as ferramentas apropriadas, é melhor trocar o motor do que tentar consertá-lo. Ou você pode levá-lo a um profissional especializado. Abaixo, dicas de como testar e trocar um motor./>

/>

1) Teste a continuidade do motor como em qualquer outro componente elétrico.

2) Se o motor não passar no teste, marque e remova os fios presos a ele e desligue-o da tampa.

Disassemble a hand mixer to access the motor.
2006 Publications International, Ltd.
Desmonte uma batedeira manual para ter acesso ao motor

3) Verifique se o novo motor é um substituto exato no tamanho e na potência para que se encaixe perfeitamente na base e no desempenho de sua tarefa.

O liquidificador é outro eletrodoméstico com motor. Na próxima seção, veja o que fazer quando o liquidificador pára de funcionar.