Como consertar a porta de uma garagem

Autor: 
Fix-It-Club

Existem dois componentes principais na porta de uma garagem: a própria porta e o comando de abertura. Neste artigo, discutiremos como consertar ambos. Começaremos pela porta.

Consertando a porta de uma garagem

Tanto as portas de garagem suspensas, que se dobram para subir, quanto as que sobem de uma vez, funcionam sob tensão de molas. A porta se movimenta nos trilhos metálicos das paredes das garagens e uma ou algumas molas dão o impulso. Na maior parte dos casos é simples consertar a porta. Siga esse roteiro.

1ª etapa. Verifique os trilhos metálicos de dentro da garagem. Olhe os suportes de montagem que mantêm os trilhos nas paredes e, se eles estiverem frouxos, aperte seus parafusos. Se você estiver trabalhando dentro da garagem com a porta fechada, verifique se os trilhos têm algum amassado, friso ou partes planas. Se alguma parte estiver danificada, bata com um macete de borracha ou com um martelo e um pedaço de madeira. Se os trilhos estiverem muito danificados, eles precisam ser trocados.

2ª etapa.
Verifique o nível dos trilhos para garantir que eles estejam adequadamente alinhados. Os trilhos horizontais devem se inclinar levemente para baixo, na direção do fundo da garagem. Já nas portas que se dobram, as seções verticais dos trilhos devem estar perfeitamente aprumadas. Ambos os trilhos precisam estar na mesma altura nas paredes da garagem. Se eles não estiverem adequadamente alinhados, afrouxe mas não retire os parafusos que sustentam os suportes de montagem, e coloque cuidadosamente os trilhos em seus lugares. Verifique novamente os níveis dos trilhos para garantir que eles estão na posição correta e então aperte os parafusos dos suportes de montagem.


As portas de garagem, que se dobram, têm trilhos que curvam da posição vertical para a horizontal, portanto ambos precisam ser alinhados.
 Publications International, Ltd.2006
As portas de garagem que se dobram têm trilhos que curvam da posição vertical para a horizontal; ambos precisam estar alinhados. Certifique-se de que as seções da porta estejam adequadas e seguramente engrenadas.

3ª etapa. Limpe os trilhos com um produto de limpeza concentrado para remover a sujeira e a graxa endurecida. Limpe completamente os cilindros e seque tanto os trilhos quanto os cilindros.

4ª etapa. Lubrifique os trilhos e cilindros com um spray lubrificante de portas de garagem, ou grafita em pó nos trilhos e óleo de cozinha ou spray de silicone nos cilindros. Se houver polias, lubrifique-as com o mesmo lubrificante usado nos cilindros.

5ª etapa. Verifique se algum equipamento está frouxo e aperte-o se for necessário. Nas portas que sobem de uma vez, verifique as placas nas quais a mola está montada para garantir que os parafusos estejam apertados e para apertar os que estiverem frouxos. Verifique as dobradiças que sustentam as seções da porta, aperte quaisquer parafusos frouxos e troque as dobradiças danificadas. Se um lado da porta ficar caído, isto pode ser corrigido consertando-se as dobradiças. Se o buraco de um parafuso estiver grande, troque o parafuso por um mais longo e de mesmo diâmetro e use um tampão de fibras, mergulhado em cola de carpinteiro, com o parafuso novo. Se a madeira ao redor da dobradiça estiver rachada, retire a dobradiça e coloque massa de preenchimento de madeira nas rachaduras e nos buracos dos parafusos. Deixe a massa secar e troque a dobradiça. Se for possível, coloque-a em madeira sólida.


As portas de garagem que sobem de uma vez se movimentam em trilhos horizontais. T
 Publications International, Ltd.2006
As portas de garagem que sobem de uma vez se movimentam em trilhos horizontais.
A mola impulsionadora é montada na armação da porta e enganchada nela.

6ª etapa. Verifique as molas. Nas portas que abrem de uma vez, a mola de cada lado é enganchada em buracos ou fendas. Para ajustar a tensão, coloque o gancho da mola no próximo buraco ou fenda. Neste tipo de portas, a mola de cada lado é controlada pelo cabo da mola, numa polia. Para ajustar a tensão deste tipo de mola, puxe mais o cabo pela placa que está acima da porta e regule sua extremidade, de forma a manter a tensão. Cuidado: se a porta que abre de uma vez tiver só uma mola de torque em sua parte central, não tente consertá-la, pois sua tensão é muito grande e pode machucá-lo. No caso de portas com este tipo de mola, chame um profissional para fazer o conserto.

Nas portas que abrem de uma vez, a tensão da mola é controlada por um cabo, numa polia.
 Publications International, Ltd. 2006
Nas portas que abrem de uma vez, a tensão da mola é controlada por um cabo numa polia.
Para ajustar a tensão, puxe o cabo e regule sua extremidade.

Às vezes, o problema com a porta da sua garagem pode estar no comando de abertura. Ne seção seguinte, mostraremos como trocar um comando de abertura de porta de garagem.