Como funcionam os cães-guia

Autor: 
Tom Harris
cães-guia

Para a maioria dos donos de cachorros, a expressão "trabalhar como um cão" não faz muito sentido. Enquanto a companhia de um cão dá a seu dono uma felicidade incomensurável, é óbvio que ele vive uma vida de lazer notável. Nossos animais de estimação vão dos dias despreocupados de filhotes direto para o descanso e tranqüilidade da aposentadoria, escapando da parte de trabalho de uma vida inteira.

Mas alguns cães felizmente realizam trabalhos muito exigentes a maior parte de suas vidas, fazendo um trabalho duro o dia todo como a maioria de nós. Os cães-guia, um dos tipos mais familiares de trabalho canino, oferecem um serviço inestimável ao ser humano. Todos os dias, ajudam seus donos a chegar a vários lugares de maneira mais segura.


Foto cedida Olhos-Guia para Cegos

Neste artigo, vamos saber como é a vida de um cão-guia: vamos ver como é seu trabalho, como são treinados e o que acontece com eles quando se aposentam. Vamos também aprender tudo o que podemos fazer para ajudar cães-guia em trabalho corretamente e descobrir algumas maneiras de como pessoas interessadas podem se envolver em sua criação.

Agradecimentos especiais a Jane Russenberger, Louise Schofield e Lee Nordin em Olhos-Guia para Cegos (site em inglês) por toda a sua ajuda com este artigo. Obrigado também a Mary Cantando, por compartilhar suas experiências na criação de Sonar, um futuro cão-guia do programa Olhos-Guia de criação de filhotes.