Como os cães percebem o tempo?

Autor: 
Jane McGrath
  como os cães percebem o tempo  

A maioria dos cães não se atrasa para a refeição. Eles sabem exatamente onde devem estar, na mesma hora, todos os dias. E também sabem quando esperar a volta de seus donos e, com a precisão de um relógio, aguardam pacientemente em frente à porta por eles. Quando se observa esse comportamento, é possível supor que os cachorros têm uma sofisticada compreensão do tempo. Mas como realmente é isso funciona para um cão?

Dizem que um ano para os humanos equivale a sete para os cachorros. No entanto, o que essa teoria nos diz sobre a percepção do tempo para esses animais? Na verdade, muito pouco. A idéia de "anos caninos" vem da expectativa de vida deles comparada com a dos humanos. Então, não seria correto aplicar essa idéia ao conceito de percepção do tempo.

Os cães percebem o passar do tempo da mesma maneira que um humano?
©iStockphoto.com/Julie Vader
Os cães percebem o passar do tempo da mesma maneira que um humano?

Para entender como percebem o tempo, primeiro precisamos compreender como os humanos notam o tempo. De acordo com estudos, cada pessoa percebe o passar dos anos de maneiras diferentes em situações distintas. Albert Einstein já explicou o princípio da relatividade dizendo que "quando um homem se senta ao lado de uma mulher bonita por uma hora, sente como se tivesse passado um minuto. No entanto, se ele se sentar sobre um fogão quente por um minuto, com certeza esse tempo parecerá uma eternidade. Essa é a relatividade" [fonte: Shapiro].

Feinhos e queridos

Os cães exóticos podem parecer lindos aos olhos de seus donos, mas muitos deles resultam de cruzamentos inadequados e podem ter problemas de saúde.

Leia mais em VEJA.com

Mesmo que a percepção do tempo seja relativa para cada indivíduo, todos os humanos pensam nela de maneira parecida. Por exemplo, nossas memórias estão intrinsecamente ligadas à forma como percebemos o passar do tempo. Nossa capacidade de relembrar acontecimentos em uma ordem específica é muito importante para essa percepção. Também somos capazes de prever coisas. Embora nem todos se considerem videntes, cada um de nós conta com determinados acontecimentos no futuro, mesmo que seja apenas supor que o sol irá aparecer no dia seguinte. Essas capacidades têm significados importantes. Por exemplo, a memória e a previsão nos permitem ter uma sensação de continuidade, história pessoal e autoconhecimento.

Os cães e outros animais têm essas mesmas capacidades? Se você entrasse na mente de um cachorro, será que encontraria uma lembrança dele roendo um osso hoje pela manhã? Leia a próxima página para descobrir como você se sentiria se fosse um cão.