O meu aspirador de pó é uma boa arma no combate às alergias?

Autor: 
Tom Scheve

Pessoas alérgicas sofrem com o pó, pólen e pêlos
© iStockphoto.com /WillSelarep
Pessoas alérgicas sofrem com o pó, pólen e pêlos

Para muitas pessoas a primavera significa amor e piquenique, mas para outros ela marca o início de outra temporada de alergias e de muitos espirros, coceiras e nariz escorrendo. Embora essas pessoas adorariam fazer um lanche no parque, elas passam grande parte do tempo esfregando os olhos, com a pele vermelha ou cheia de manchas, nariz trancado e bolsas em torno dos olhos.

Alergia ao pólen pode ser sazonal, mas as pessoas que são alérgicas ao ácaro ou a pêlos de animais podem sofrer com esses sintomas o ano inteiro. Um recente estudo mostrou que a alergia a pêlos de animais domésticos ou a ácaros pode até mesmo agravar os sintomas de quem têm alergia ao pólen [fonte: Queen's University]. E essas alergias sazonais estão começando cada vez mais cedo e durando mais tempo, possivelmente devido ao aumento da temperatura global [fonte: Landau].

Se você tem alergia ao pêlo de animais de estimação, provavelmente percebe quão rapidamente a presença de um cachorro ou gato te afeta, e você pode precisar tomar remédios para reduzir ou suprimir os sintomas se você é dono de algum animal. Esses medicamentos vêm mesmo a calhar – não importa quão cuidado você seja ao manter os animais e seus pêlos fora de sua casa. Os sapatos dos outros podem trazer esses resíduos de fora, enquanto que as roupas distribuem os pêlos de ambiente em ambiente.

Se você quiser ter alguma esperança de alívio para suas alergias, é preciso trabalhar para eliminar as fontes de alérgenos ao mesmo tempo em que trabalha para expulsar esses alérgenos já existentes de sua casa. Quer se trate de ácaros ou partículas de pólen que te desencadeiam os sintomas, carpetes e tapetes são bastante convidativos para os alérgenos.

Assim como muitas pessoas, você provavelmente tem o mesmo aspirador de pó há bastante tempo, assim como um monte de sacos descartáveis que esses aspiradores requerem. É importante livrar sua casa da sujeira, ácaros, pólen e qualquer outra coisa que te faça espirrar – por isso, aspirar frequentemente a casa é parte importante de sua estratégia de combate à alergia. No entanto, aspiradores antigos podem não fazer bem esse trabalho. Por uma razão – os sacos ficam cheios, a potência diminui e isso significa que os alérgenos permanecem no carpete mesmo após você passar o aspirador por cima deles.

Então, como aspirar pode te ajudar a combater alergias? Leia mais para descobrir.